Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 1, 2018

REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

Questão controversa diz respeito à redução da maioridade penal. Como é cediço, a imputabilidade penal tem início aos 18 anos, idade em que uma pessoa se torna penalmente responsável quando do cometimento de um crime. Os menores de 18 anos são penalmente inimputáveis, ficando sujeitos ao Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, que prevê a aplicação de medidas socioeducativas no caso de cometimento de atos infracionais. Desde a entrada em vigor do ECA, temos acompanhado o aumento do número de adolescentes que cometem atos infracionais, que vão de furto a latrocínio, estupro a homicídio, tráfico de drogas, etc. Atualmente, vem ganhando forma a proposta de redução da maioridade penal, da idade de 18 para 16 anos, objeto da PEC 171/93. A nosso ver, a redução da maioridade penal nada mais fará que transferir uma incontável quantidade de jovens para os presídios já superlotados, incapazes de qualquer tentativa de ressocialização, notadamente ao se levar em conta que os presídios, hoje, …

Uma maneira eficaz de enfrentar seus medos

A coragem é uma virtude e, como todas as virtudes, você precisa começar devagar e praticar todos os dias Nunca esquecerei a primeira vez que tentei quebrar uma tábua de madeira. Foi para o meu primeiro exame de faixa, e eu estava tentando o golpe mais fácil no taekwondo – o ataque de cotovelo, que requer que você use a força do seu cotovelo para quebrar a madeira. Meus instrutores tinham tábuas de vários tamanhos e espessuras, e escolhiam as tábuas mais finas e maleáveis ​​para nós, faixas brancas. Eles tinham nos ensinado repetidamente que, para atravessar a tábua, tínhamos de mirar além dela e, acima de tudo, não parar no impacto – mas a maioria dos faixas brancas fazia exatamente isso. Nós batemos na tábua e paramos, e ela não quebra. Depois do primeiro teste, as nossas pranchas de treino ficaram mais duras e mais grossas, assim como as nossas pranchas de exame. Nós praticamos quebrá-las quase todos os dias e, no processo, condicionamos nossos ossos a se tornarem mais espessos e f…

Hoje é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, rezemos por todos os que sofrem com a doença

(ACI).- Neste dia 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, uma doença que continua matando muitas pessoas. A Igreja Católica é a instituição que mais se preocupa pelas vítimas, atendendo um de cada quatro doentes no mundo inteiro. Segundo os dados mais recentes do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/Aids (UNAIDS, em inglês), 36.7 milhões de pessoas viviam com o HIV em 2016 em todo o mundo. Ou seja, pessoas que têm o vírus, mas que ainda não desenvolveram a doenças e para os quais é importante o uso dos antirretrovirais. Nesse mesmo ano, 1,8 milhão de pessoas contraíram a infecção do HIV. Por outro lado, 1 milhão faleceram por causa de doenças relacionadas com a Aids, frente aos 1,9 milhão de 2005 e os 1,5 milhão de 2010. Desde que começou a epidemia, 76,1 milhões de pessoas contraíram a infecção do HIV e 35 milhões faleceram. Em junho de 2017, 20,9 milhões de pessoas tinham acesso à terapia retroviral, um aumento com relação aos 17,1 milhões de 2015…

Uma vida que se torna festa

Pe. Geovane: 15 anos de missão na Parquelândia Ricardo Alves de Araújo*

Um belo cântico vocacional nos diz: “Uma vida que se torna festa, faz cantar de alegre exaltação. Tantos anos, tantos meses, tantos dias para ser fiel na vocação...” Com este trecho inicio estas breves palavras para recordar este período de atividade pastoral, que nosso pastor Pe. Geovane Saraiva exerce na Parquelândia, aqui em Fortaleza. É uma grande alegria celebrar a vida, e celebrar a vida que se faz história. Neste sentido, a vida de Pe. Geovane se configura com sua comunidade paroquial, que há quinze anos lhe foi confiada. Nestes anos, gerou na fé muitos irmãos, assistiu em matrimônio outros, preparou para a confirmação, confessou tantos, deu a unção a alguns e por fim, tem dando Jesus através da Eucaristia que celebra nesta Igreja neste período. O que dizer diante de um fecundo apostolado como o seu? 
Destes quinze anos, eu me alegro de ter participado dos últimos quatro anos, desde que o ajudei pastoralmen…