Postagens

Mostrando postagens de Março 5, 2016

O PAPA RECORDOU QUE A CONFISSÃO É O LUGAR PRIVILEGIADO DA MISERICÓRDIA DE DEUS

Imagem
Aos participantes do curso sobre o foro interno, o Santo Padre explicou que a possibilidade do perdão é realmente aberta a todos 4 MARÇO 2016 PAPA FRANCISCO A misericórdia, mais do que uma atitude ou uma virtude humana, é a escolha que Deus faz em favor de cada ser humano destinado à sua eterna salvação; escolha marcada com o sangue do Filho de Deus. Assim indicou o Papa Francisco no seu discurso na manhã de hoje aos participantes do curso anual sobre o Foro interno, promovido pela Penitenciaria Apostólica. Assim, disse que a misericórdia divina pode chegar gratuitamente a todos os que a invocam, porque “a possibilidade do perdão está realmente aberta a todos, e mais, está escancarada, como a maior das ‘portas santas’, porque coincide com o próprio coração do Pai, que ama e espera todos os seus filhos, de forma especial aqueles que erraram mais e estão distantes”. Além disso, o Pontífice disse que a misericórdia do Pai pode chegar a cada pessoa de muitas maneiras: atra…

CURSO ROTA 300 COM DOM VILSON E PE. TONINHO

Imagem
Novo curso online da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude em preparação para a Romaria Nacional da Juventude 4 MARÇO 2016 IGREJA E RELIGIÃO Foto: RS21 O curso online e gratuito “Rota 300” apresenta diretrizes para a Igreja na ação evangelizadora da Juventude do Brasil e destaca três principais eixos: Missão; Assessoria/Capacitação e Estruturas de acompanhamento. O curso foi preparado e também é ministrado por Dom Vilson Basso e Pe. Antônio Ramos do Prado, da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB. O projeto foi desenvolvido junto aos jovens desde 2013, nos encontros de Revitalização da Pastoral Juvenil no Brasil, e teve grande impulso com a realização da Jornada Mundial da Juventude no Brasil. O curso é online e pode ser realizado por jovens e adultos interessados na missão e evangelização da juventude. Esse curso é resultado de uma parceria do já conceituado site de Educação a Distância da Rede Século 21 (EAD Século 21), em parceria com a Conferência Naci…

PAPA FRANCISCO REVELA TRAVESSURAS DE QUANDO ERA COROINHA

Imagem
Esquerda: Querido Papa Francisco, Loyola / Direita: Jorge Bergoglio Vaticano, 05 Mar. 16 / 07:30 am (ACI).- Em uma das páginas do novo livro “Querido Papa Francisco”, o Pontífice revelou uma travessura de sua infância, quando servia como coroinha em uma Missa celebrada em latim.
O Santo Padre contou a anedota ao responder a Alessio, um menino italiano de 9 anos de idade, que lhe perguntou: “alguma vez esteve perto do sacerdote como coroinha?”.
Esta foi a resposta do Papa:
“Querido Alessio, sim, fui coroinha. E você? Que tarefa você tem entre os coroinhas? Sabia que agora é mais fácil do que antes? Você deve saber que, quando eu era criança, a Missa era celebrada de forma diferente que é celebrada agora. Então, o sacerdote olhava para o altar, que estava junto da parede, e não para as pessoas. O livro que lia durante a Missa (o missal) ficava ao lado direito do altar. Mas, antes da leitura do Evangelho, sempre tinha que ser colocado do lado esquerdo. Essa era a minha missão: levar o l…

AQUECIMENTO PODE CAUSAR 500 MIL MORTES

Imagem
domtotal.com A pesquisa é a 1ª a avaliar o impacto do aquecimento global no regime alimentar e o peso das pessoas. O aquecimento global se traduz sobretudo por fenômenos meteorológicos extremos. O aquecimento climático pode causar mais de meio milhão de mortos suplementares no mundo em 2050 como consequência das mudanças na alimentação e do peso das populações, pela redução da produtividade agrícola - aponta um estudo publicado nesta quinta-feira. Segundo a revista The Lancet, a pesquisa é a primeira a avaliar o impacto do aquecimento global no regime alimentar e o peso das pessoas, e que estima o número de mortes geradas em 2050 em 155 países. Até agora, "várias pesquisas foram centradas na segurança alimentar, mas poucas tiveram como foco os efeitos mais amplos da produção agrícola em matéria de saúde", apontou Marco Springmann, da Universidade de Oxford (Reino Unido), que dirigiu o estudo, em comunicado. O aquecimento global se traduz sobretudo por fenômenos meteorológicos…

SOFISTICAÇÃO E BOM GOSTO

Imagem
domtotal.com Na briga entre Sócrates e os sofistas, a história deu vitória àquele, propagando uma imagem negativa destes. O principal motivo foi a cobrança por seus ensinamentos, o que na visão socrática não passava de um falseamento na busca da verdade. Se Sócrates dizia se importar unicamente com a sabedoria, para ele, os sofistas se importavam em ter discípulos e com isso se manterem. De fato, há sempre o risco de instrumentalização do conhecimento com fins lucrativos. Aliás, dependendo de quem financia a pesquisa, muda-se a pergunta e obtêm-se outros resultados.
Todo mundo já viu pesquisas contraditórias sobre o que faz bem e o que faz mal. “Saiu num estudo de Harvard” – diz alguém categórico. “Numa pesquisa recente do MIT se descobriu que...” – afirma outro. E quando uma matéria jornalística quer parecer crível, termina o título com “afirma estudo”, independente do método utilizado. Ora, se se quer saber, por exemplo, se o café faz bem ou faz mal, a pergunta inicial deve ser “Qua…

AMBIGUIDADE EM TENSO TERROR PSICOLÓGICO

Imagem
domtotal.com O desfecho carece de envergadura frente ao que se estabeleceu como diálogo com o espectador. O fervor religioso da família, colocada à prova, torna o filme um suspense em que a bruxa em si é mero símbolo. Por Rodrigo Zavala Nada menos do que surpreendente pode ser dito do primeiro longa do diretor e roteirista americano Robert Eggers, “A Bruxa”. Com baixo orçamento, mas um imenso rigor e capacidade de criar tensão, realiza-se aqui um terror ambíguo entre paranoia e o sobrenatural, nos confins de uma Nova Inglaterra (EUA) do início do século 17. De uma forma bastante direta, Eggers constrói seu cenário com a segurança de quem já passou por uma série de curtas no desenho de produção e figurino. Uma família protestante inglesa, em meio ao caos do novo continente americano, é banida por motivações religiosas aos limites do que é conhecido até então. Uma terra em que nada prospera, costeada por um bosque em que tudo pode dar errado. Já de início, diante dos olhos da adolescente …

MAIOR LUA DE PLUTÃO TERIA TIDO OCEANO

Imagem
domtotal.com Sua camada exterior é composta principalmente de gelo de água. A lua de Plutão, Caronte, em imagem da New Horizons. Imagens da sonda norte-americana New Horizons sugerem que Caronte, a maior lua de Plutão, teria tido um oceano de água líquida sob uma camada de gelo que, se alongando, teria deformado sua superfície - informou a Nasa. A face de Caronte observada e fotografada pela câmera Lorri (Long-Range Reconnaissance Imager) à bordo da New Horizons a 78.700 quilômetros da lua em 14 de julho de 2015, é característica de um sistema de fraturas tectônicas mostrando cumes, escapes e vales muito profundos. Na verdade, este conjunto de cânions do equador é um dos mais longos já vistos no sistema solar. Ele se estende por 1800 quilômetros, pelo menos, em lugares com uma profundidade de 7,5 km. Em comparação, o Grand Canyon do Colorado tem 446 quilômetros de comprimento com uma profundidade máxima de 1,6 quilômetro. A paisagem tectônica de Caronte mostra que esta lua se espalhou …

MISERICÓRDIA E AMOR

Imagem
domtotal.com Quando a misericórdia invade nosso coração, podemos perceber a presença e o amor de Deus. Deus Pai nos ama como filhos e filhas e nos espera na sua casa com o abraço da misericórdia. Por Dom José Gislon* Estimados Diocesanos! O tempo da Quaresma nos convida a refletirmos sobre a nossa vida de comunhão com o Senhor. Recordamos do amor de Deus Pai, manifestado por cada um de nós, na paixão de seu Filho Jesus. Mas esse amor tem algo de diferente, não se extingue no tempo e na história, não cai no vazio e na indiferença, não faz promessas que caem no esquecimento. Esse amor que está ao alcance do coração humano é divino, pois através dele podemos perceber a presença de Deus agindo no mundo, nos reconciliando com a sua misericórdia. Quando deixamos a misericórdia invadir o nosso coração, podemos perceber a presença e o amor de Deus na nossa vida. É o momento em que a graça de Deus nos ajuda a olhar o caminho percorrido e nos faz perceber que talvez tenhamos vivido longe do Criad…

FIRMES NA FÉ E NA ESPERANÇA

Imagem
domtotal.com Não basta ter começado bem; é preciso perseverar, continuar, ter paciência. A Quaresma nos recorda que esse é um ponto crucial no caminho da nossa fé. Por Cardeal Odilo P. Scherer* O tempo litúrgico da Quaresma está voltado para a Páscoa. Durante 40 dias, a Igreja nos convida a fazermos uma grande avaliação de nossa vida cristã, como discípulos de Jesus Cristo e, na Páscoa, renovamos nossas promessas batismais e a profissão da fé eclesial. Neste “tempo favorável”, a Igreja, mãe e mestra, nos coloca diante das escolhas fundamentais e também diante dos grandes valores e referências da vida cristã. É tempo de aprofundar nossa fé, de corrigir e reorientar, se for preciso, de reencontrar as grandes motivações da nossa fé cristã. O convite da Quarta Feira de Cinzas – “convertei-vos e crede no Evangelho” - nos acompanha durante a Quaresma inteira e nos recorda que a Boa Nova do reino de Deus, anunciado e trazido ao meio dos homens por Jesus, deve ser a grande referência de nossa v…

MOSTRA AMERICAN FILM SHOWCASE

Imagem
domtotal.com A programação é composta por sete documentários de artistas americanos independentes. Obras evidenciam olhares diferentes sobre a organização social americana. Em parceria com o Escritório Diplomático dos Estados Unidos em Minas Gerais, a Fundação Clóvis Salgado realiza, por meio do Cine Humberto Mauro, a primeira edição do American Film Showcase (AFS) em Belo Horizonte. A programação da mostra é composta por sete documentários de artistas americanos independentes, com extensa carreira em festivais de cinema. Os títulos são perpassados por uma forte temática social, geralmente ligados à história e sociedade estadounidense. "A mostra traz uma nova perspectiva sobre a organização social dos Estados Unidos para outros países, sempre trazendo filmes com uma forte relevância social", explica Philipe Ratton, que selecionou as obras que vão ser exibidas no Cine Humberto Mauro. Entre os destaque estão os premiados Little White Lie, da cineasta Lacey Schwartz, um document…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

VIVENDO E APRENDENDO

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil