Postagens

Mostrando postagens de Abril 14, 2016

Crise sem túnel

Imagem
Julio Jorge Lossio*

O Brasil vive atualmente, talvez, a maior crise de sua história republicana. O país está dividido entre os gritos de Fora Dilma, Fora PT e É Golpe, daqueles contra ou a favor ao governo. Este racha nacional envolveu o parlamento e os líderes travam uma batalha, onde vale tudo, para conseguir votos. Os meios de comunicação e as redes sociais denunciam a compra de votos e promessas de cargos. Os governistas afirmam, que o impeachment é golpe, pois a presidente, não infringiu a Constituição. Já os contrários apoiados pela maioria da população, acredita que há indícios de crime da nossa governante. Atualmente, a Câmara dos Deputados, como a maioria da população brasileira, acredita que há INDÍCIOS da presidente da república ter violado a Constituição, por tal, quer que o Senado Federal, abra um processo contra ela e JULGUE, se é inocente ou culpada. Em outras palavras, a Câmara dos Deputados, não está condenado ou decretando o impeachment, apenas quer encaminhar seu re…

FORTALEZA COMPLETA 290 ANOS

Imagem
Padre Geovane Saraiva*
Jamais se pode pensar em construir ou sonhar com um povo grande e civilizado sem Deus, como nos assegura o Salmo 127, 1s: “Se Deus não constrói a casa, em vão trabalham os seus construtores; se Deus não cuida da cidade, em vão vigiam as sentinelas”.
O aniversário da nossa querida Fortaleza, aos 13 abril, faz-nos pensar em uma civilização sólida, baseada nos princípios cristãos, ao contrário da história da Torre de Babel, para deixar bem claro a pretensão dos homens daquele tempo, que queriam construir uma cidade e uma torre cujo ápice penetrasse nos céus. Os homens queriam mostrar que eles eram capazes de conseguir tudo sem Deus. Queriam mostrar que eles eram poderosos. O que aconteceu? Não deu em nada (cf. Gn 11, 1-9).

A criatura humana deve estar no centro de todo e qualquer planejamento de melhoria social, econômica, política e cultural de um povo, de uma cidade. De acordo com o projeto de Deus-Pai. Percebemos, neste sentido, a urgência de uma grande atenção, no…

A ALEGRIA DO AMOR CONJUGAL

Imagem
Padre Geovane Saraiva* “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo” (Jo 21, 17). Diante dessa bela, divina e maravilhosa resposta de Pedro, vemos um amor verdadeiro, autêntico e sincero, encorajando-nos na lealdade e na caridade, a quem o Senhor confiou a missão de apascentar o rebanho. Que nossa resposta seja interiormente generosa, em uma atitude de escuta e acolhida, dizendo sim às propostas da Mãe-Igreja.

A alegria do amor – Amoris laetitia – é o título em português da Exortação Apostólica Pós-Sinodal do Papa Francisco, ao entregar ao mundo católico as conclusões do Sínodo da Família de 2015. O Santo Padre chamou a atenção e propôs algo relevante: a “dimensão erótica” do amor conjugal, exortando não ser mais possível entender a dimensão erótica do amor como um mal permitido ou como um peso tolerável para o bem da família.

Francisco deixa nítido o amor conjugal como sendo dom de Deus que embeleza o convívio dos esposos; a “união sexual” no matrimônio tem que ser talhado como “c…

AMORIS LAETITIA E A CRISE POLÍTICA BRASILEIRA REPERCUTEM NA 54ª ASSEMBLEIA DA CNBB

Imagem
NOTÍCIAS 14 DE ABRIL DE 2016 O historiador Sérgio Coutinho comenta a Exortação Apostólica Amoris laetitia e a "estranha 'neutralidade'' dos bispos no atual momento político do país, ao acompanhar as discussões da 54ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, que está sendo realizada em Aparecida, SP. Por Patrícia Fachin A Exortação Apostólica Amoris laetitia, como todas as “grandes Assembleias conciliares e sinodais, destinadas a marcar em profundidade a vida da Igreja”, deve ser analisada a partir de três elementos: “o evento em si, os documentos nele aprovados e a sua recepção”, diz Sérgio Coutinho à IHU On-Line, ao comentar o documento do Papa Francisco. Na avaliação dele, o “núcleo duro, inovador e desafiador” do documento publicado pelo Papa Francisco na última sexta-feira (08-04-2016) é o capítulo VIII, intitulado “Acompanhar, discernir e integrar a fragilidade”, que, se for bem recebido, significará “a maior revolução experimentada pe…

Dom Erwin Kraütler: Laudato Sí e as consequências pastorais

Imagem


Articulação nos regionais da CNBB difundirá conteúdo e reflexões da encíclica Laudato Si’ O bispo emérito do Xingu (PA) e presidente do Comitê Brasileiro da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), dom Erwin Kräutler, apresentou aos bispos, durante a 54ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a metodologia de trabalho do grupo que, entre outras ações, fará a divulgação do conteúdo da encíclica do papa Francisco Laudato Si’ – Sobre o cuidado da casa comum.
Em seu discurso, dom Erwin alertou sobre a necessidade de que a encíclica tenha “consequências pastorais na ação das Igrejas”. Para ele, “é dever das dioceses encontrar os meios de torná-la acessível junto ao povo”. A preocupação com a Amazônia, considerada pelo papa Francisco como um “banco de provas” para a Igreja no Brasil e na América Latina, motivou a criação da Repam. Agora, acontece uma mobilização nos regionais da CNBB para que as ações da Rede e as reflexões do texto do pontífice ganhem força n…

Boas práticas na pecuária podem reduzir CO2

Imagem
domtotal.com A produção de carne tem um impacto ambiental muito alto. Hoje o Brasil produz mais de 10 milhões de toneladas de carne por ano. Superar as ineficiências na cadeia da carne bovina do Brasil poderia economizar centenas de bilhões de dólares em custos de energia e evitar bilhões de toneladas de emissões de GEE. Um novo relatório, lançado oficialmente nesta terça-feira, 12 de abril, descreve como um programa para implementar boas práticas em uma amostra de atores em cada subsetor da cadeia de fornecimento de carne bovina, da pecuária ao varejo, poderia economizar US$ 1 bilhão em custos de energia e reduzir as emissões de GEE em pelo menos 16 milhões de toneladas de CO₂, uma quantidade similar ao total de emissões anuais da Bolívia. O programa foi concebido por especialistas internacionais do Carbon Trust, consultoria de estímulo à economia de baixo carbono, e financiado pela Embaixada Britânica em Brasília (DF). A iniciativa teve o apoio do Ministério da Agricultura (Mapa), Min…

Pinguins famintos à caça do escasso krill

Imagem
domtotal.com A península antártica ocidental aqueceu três graus Celsius no último meio século. 'O krill é a planta de energia da Antártica. É uma espécie chave para todos', diz Ron Naveen. Caminhando entre as rochas, legiões de pinguins se lançam nas águas geladas da Antártica em busca de comida para alimentar suas crias. Assim como as focas e baleias, também comem krill, um crustáceo de 3 cm parecido com um camarão que está na base da cadeia alimentar do oceano austral. Mas os observadores dos pinguins asseguram que o krill é cada vez mais escasso na península antártica, ameaçado pelas mudanças climáticas e a pesca excessiva. "O krill é a planta de energia da Antártica. É uma espécie chave para todos", diz Ron Naveen, líder do grupo de pesquisa antártica Oceanites, enquanto um grupo de pinguins grasnam nas rochas atrás dele. A península antártica ocidental aqueceu três graus Celsius no último meio século, segundo grupos ambientalistas como o World Wildlife Fund (WWF). …

Em rota de fuga para a Colômbia

Imagem
domtotal.com A Colômbia é um país em guerra por mais que disfarcem o fato e o assunto seja delicado. Por isso chego a crer que a Colômbia ainda tem um astral coletivo melhor do que o nosso. Por Ricardo Soares* Estou fugindo para a Colômbia. Não, nada devo aqui e nada temo. Fujo textualmente saudoso de um país que me encantou por longos seis anos quando me envolvi com sua história política feita de sangue, suor e muita música. A experiência rendeu um documentário disponível no Vimeo ( só clicar "Colombianos" na busca)  produzido pela Tv  Cultura e lançado de maneira açodada e irresponsável por um ex-presidente da emissora ávido por mostrar serviço. Posteriormente esse "presidente" acabou por sabotar completamente a produção impedindo que ela fosse lançada no mercado francês de documentários e cinema. Mas essa é uma triste história que não vou contar. Fujo para a Colômbia, onde deixei queridas amigas produtoras,  por crer, cada vez mais , que o país de Botero tem mais s…

AGU impetra mandado de segurança no STF para anular processo de impeachment

Imagem
domtotal.com
Nos últimos dias, o Planalto e Cardozo questionaram a fragilidade e a legalidade do relatório. Atualizada às 14h37 A Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou no começo da tarde desta quinta-feira (14) um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para que a Corte anule o pedido de impeachment de Dilma Rousseff, que tramita na Câmara dos Deputados. Neste domingo (17), os deputados federais irão votar sobre o parecer a favor da abertura do processo contra a presidenta.  Segundo a AGU, há vícios que violam os princípios do devido processo legal, do contraditório e da ampla defesa. Para a AGU, o direito de defesa da presidenta Dilma Rousseff foi violado durante o processo. A advocacia argumenta que o relatório do deputado Jovair Arantes (PTB-GO) levou em consideração acusações que não foram aceitas pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). "A comissão não intimou a defesa da presidenta e não permitiu a participação do advogado-geral da União substi…

Mais Visitadas

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

VIVENDO E APRENDENDO