Pular para o conteúdo principal

Em rota de fuga para a Colômbia

A Colômbia é um país em guerra por mais que disfarcem o fato e o assunto seja delicado.
Por isso chego a crer que a Colômbia ainda tem um astral coletivo melhor do que o nosso.
Por isso chego a crer que a Colômbia ainda tem um astral coletivo melhor do que o nosso.
Por Ricardo Soares*
Estou fugindo para a Colômbia. Não, nada devo aqui e nada temo. Fujo textualmente saudoso de um país que me encantou por longos seis anos quando me envolvi com sua história política feita de sangue, suor e muita música. A experiência rendeu um documentário disponível no Vimeo ( só clicar "Colombianos" na busca)  produzido pela Tv  Cultura e lançado de maneira açodada e irresponsável por um ex-presidente da emissora ávido por mostrar serviço. Posteriormente esse "presidente" acabou por sabotar completamente a produção impedindo que ela fosse lançada no mercado francês de documentários e cinema. Mas essa é uma triste história que não vou contar.
Fujo para a Colômbia, onde deixei queridas amigas produtoras,  por crer, cada vez mais , que o país de Botero tem mais similaridades com o nosso do que imagina nossa vã filosofia cabocla. Ontem mesmo li e compartilhei uma triste notícia que dava conta da degradação ambiental que vai acontecer por lá com a autorização concedida pelo governo para exploração de petróleo bem perto das nascentes dos rios  Guayabero, Duda y Lozada dentro da Serrania de La Macarena um dos mais importantes paraísos naturais da Colômbia. Lá como cá, seja em que governo for, o apreço ao meio ambiente é zero.
A Colômbia é um país em guerra por mais que disfarcem o fato e o assunto seja delicado. Territórios imensos são disputados a tiro por paramilitares, governo e guerrilhas de esquerda, sobretudo as Farc . A guerra parece estar no DNA de muitos colombianos como atestaram em entrevistas a mim concedidas diversos políticos e intelectuais. No entanto eles riem, dançam , tudo é motivo pra festa. Não vou me ater ao simplismo de minha afirmalão e nem  falar sobre mecanismos básicos de compensação e fuga pois não sou bom em teorias psicanaliticas. Mas me agrada que apesar dos pesares os colombianos "bailem" sempre apesar de suas tragédias. Por pior que esteja , por mais que os tons da disputa sejam belicosos eles parecem não perder um certo senso de humor que sempre termina em música alta e muitas risadas.
Agora faço um (inadequado ?) paralelo com nosotros.  A temperatura da disputa política brasileira está tão elevada , o respeito a opinião contrária foi tão vilipendiado que começo a crer que a velha máxima de que aqui tudo termina em samba ( ou em pizza ?) parece não valer mais. Não vale mais o mito do homem cordial , do "salve, salve simpatia" , do "alô doçura". Não temos mais argumentos , temos um enorme repertório de xingamentos e descortesias. Por isso chego a crer que apesar da Colômbia ser um país em guerra ainda tem , hoje, um astral coletivo melhor do que o nosso. Por isso vou fugir para lá. Só um pouquinho.
*Ricardo Soares é escritor e documentarista. Publicou 7 livros, dirigiu 12 documentários. Escreve às segundas e quintas para o DOM TOTAL

Comentários