Postagens

Mostrando postagens de Março 17, 2017

Filho de trabalhador rural e professora, campeão de matemática é aceito no MIT

Imagem
Quando pegou gosto pela matemática, João César Campos Vargas morava em Passa Tempo (MG) e estudava em uma escola estadual onde a mãe é professora. A paixão pelos números o levou para escolas em Belo Horizonte e, depois, em São Paulo. Agora, aos 18 anos, se prepara para ficar ainda mais distante da cidadezinha mineira de 8 mil habitantes: João César é um dos quatro brasileiros aceitos em 2017 pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Os nomes dos novos aprovados foram divulgados na noite de terça-feira (14), o Dia do Pi. O MIT fica em Cambridge, nos Estados Unidos, e é uma das universidades mais importantes do mundo, reconhecida no campo da tecnologia e das ciências exatas, mas com destaque também nas áreas de humanidades como economia e negócios. Colégio federal e bolsa particular João César gosta de Minas Gerais, pensa em voltar em morar em Belo Horizonte, mas acredita que se tivesse ficado por lá, onde se mudou para estudar em um colégio técnico ligado à Universidade Feder…

Aos 78 anos, eletricista realiza sonho de se formar em direito: 'Feliz demais'

Imagem
Do G1 O eletricista aposentado Brasil Sales, de 78 anos, comemora a conquista do diploma de bacharel em direito. A colação de grau ocorreu na quinta-feira (16), em Goiânia. Ele é o único dos seis irmãos a finalizar curso superior, realizando um sonho que tinha desde criança. “Foram os melhores 5 anos da minha vida porque vivi para mim. Estou feliz demais, colar grau para mim, que sou ‘do mato’, é uma emoção muito grande”, disse ao G1. O formando conta que também foi eleito aluno destaque da sua turma, o que também lhe deu muito orgulho. Sales relata que se dedicou muito e ficou feliz por ser reconhecido pela universidade. “Para mim, esse fato, estou achando mais importante que o certificado, porque é a da faculdade inteira e eu fui escolhido aluno destaque pelas notas e pelo comportamento em geral. Graças a Deus, fiz muito bem”, afirmou em tom alegre.
Mesmo sendo um grande passo, Sales relata que a formatura ainda é só o começo. Segundo ele, a ideia é prestar o exame da Ordem dos Adv…

Da infância à Jovem Guarda, Roberto Carlos começa a virar filme

Imagem
O acidente do trem na infância, que o fez perder parte da perna direita, é um dos mais sensíveis. Narrativa do longa de Breno Silveira vai contar com a voz do próprio músico cantando a capela. (Divulgação)
O filme sobre Roberto Carlos começou a ser produzido. Aos 75 anos, o artista faz encontros em sua casa com o diretor Breno Silveira e equipe para contar passagens de sua vida que poucos conhecem. O longa, ainda sem previsão de estreia, vai começar nos anos de infância de Roberto e seguir até a saída do artista do programa Jovem Guarda, em 1968, quando segue para o Festival de San Remo, na Itália, e volta pronto para estrear sua carreira mais alinhada com a soul music e as canções românticas.

Breno conta com a ajuda de Nelson Motta para criar o roteiro. Um recurso a ser usado será a voz do próprio Roberto cantando a capela para narrar alguns episódios. "A sensação nesses encontros que estamos é de que ele vai abrir o coração mesmo", diz Breno Silveira.

Ele não confirma a info…

Cuba oferece mil bolsas à Colômbia e às Farc para apoiar a paz

Imagem
Ilha vai oferecer 500 bolsas para o governo colombiano e 500 para a guerrilha nos próximos cinco anos. Cuba priorizou abertura de faculdades de saúde em todo o país. (E)
Cuba concedeu ao governo colombiano e à guerrilha das Farc mil bolsas de estudos para o curso de Medicina, como contribuição à implementação do acordo que visa a superar meio século de conflito armado, informou o embaixador da ilha em Bogotá, José Luis Ponce.
Cuba foi sede dos diálogos entre o governo de Juan Manuel Santos e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) desde 2012, a principal e mais antiga guerrilha do país, e que em novembro firmou um acordo histórico de paz no país.
No documento, assinado no dia 14 de março, porém divulgado nesta quinta-feira (16), Ponce oferece pelos próximos 5 anos 500 bolsas de estudo para o governo e outras 500 para a guerrilha, cujas aulas terão início em setembro.
Os cerca de 6.900 combatentes das Farc, que iniciaram seu combate armado contra o Estado em 1964, agrupam-…

No Cristo Redentor, crianças refugiadas pedem paz na Síria

Imagem
O ato pela paz no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, marcou os seis anos de guerra na Síria. Atualmente, o Brasil é o lar de 2,5 mil sírios oficializadosDa redação, com ONU Brasil Cerca de 50 crianças refugiadas uniram suas vozes a de cantores e mais de 20 artistas brasileiros para pedir o fim da guerra na Síria, que completou seis anos nesta quarta-feira 15. Em apresentação no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, um coral de meninos e meninas de 12 países encantou o público do ponto turístico, ao lado dos cantores Tiago Iorc, Maria Gadu e Elba Ramalho. O ato pela paz foi organizado pelo movimento “Amor Sem Fronteiras”. Crianças refugiadas e artistas brasileiros participaram de ato pela paz no Cristo Redentor / Foto: UNIC Rio “Devemos nos lembrar daqueles que mais sofrem por causa desta calamidade: os 4,9 milhões de refugiados, os 6,3 milhões de deslocados internos e outras milhões de pessoas dentro da Síria que vivem um medo diário por causa desta guerra e da desumanidade que ela tem…

Museu do Amanhã ganha na França prêmio de Construção Verde mais Inovadora

Imagem
Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil O Museu do Amanhã foi estruturado dentro dos conceitos de sustentabilidadeCristina Índio do BrasilO Museu do Amanhã, do Rio de Janeiro, ganhou hoje (16) o prêmio internacional Mipim (Mercado Internacional dos Profissionais Imobiliários), na categoria Construção Verde mais Inovadora, superando concorrentes do Reino Unido, da Suécia e da Alemanha. O resultado foi divulgado em Cannes, na França.
Para o diretor-geral do museu, Ricardo Piquet, o prêmio é um reconhecimento da conexão entre o conteúdo do Museu do Amanhã, que “trata da sustentabilidade do planeta”, e o fato “de ser um prédio sustentável”.
Piquet acentuou que, com o prêmio, a responsabilidade aumenta, na medida em que se tem que preservar os sistemas que foram pensados e projetados para o museu, para dar o caráter sustentável ao prédio. Entre esses sistemas, ele destacou o de captação de água da Baía de Guanabara, as placas de energia solar na cobertura, e o espelho d'água que reduz…

Termina prazo para estudantes na lista de espera do Fies concluirem inscrição

Imagem
Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil Os estudantes na lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm até hoje (17) para verificar se foram pré-selecionados. A informação fica na página do Fies, no boletim de acompanhamento de cada candidato. Caso seja pré-selecionado, o estudante deve acessar o Sistema Informatizado do Fies (SisFies) e fazer a inscrição.  Pelas regras do programa, o aluno deve ficar atento ao boletim, pois terá cinco dias úteis após ser pré-selecionado para informar os dados solicitados no sistema. A pré-seleção ocorre desde o dia 14 de fevereiro. O prazo se encerraria no último dia 3, mas foi estendido pelo Ministério da Educação. No ato da inscrição, o candidato deve escolher a instituição bancária e a agência de sua preferência. Depois de inscrito no sistema, o estudante deve validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de educação superior em até dez dias. Por mais dez dias, o candidat…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

VIVENDO E APRENDENDO

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil