Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 7, 2016

Brasileiro derruba estátua em museu em Lisboa ao tentar tirar selfie

G1 Um turista brasileiro que visitava o Museu Nacional de Arte Antiga em Lisboaderrubou, sem querer, uma escultura em madeira do século XVIII, “São Miguel”, ao tentar tirar uma selfie. O visitante se aproximava da estátua para tirar a foto, andando para trás, e tropeçou acidentalmente, acabando por derrubar a obra. De acordo com o museu, “felizmente” não houve danos pessoais.
Ainda segundo o museu, a galeria de Pintura e Escultura Portuguesas, onde fica a peça, foi fechada para o público após o acidente, e a equipe de conservação e restauro do museu foi chamada “para avaliação dos prejuízos e da consequente intervenção”. A equipe deverá divulgar um relatório técnico.
Neste domingo, por ser o primeiro do mês, a entrada do museu era gratuita.
O jornal português "Diário de Notícias" diz que a assessora do Ministério da Cultura disse à agência Lusa que os danos à obra são reversíveis.
Estátua São Miguel, no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa (Foto: Reprodução/ Facebook/ Museu N…

Associação Casa de Afonso e Maria oferece atividades e serviços de saúde

Voluntários e comunidade trabalharam na reforma e inauguração da sede, que fica no bairro Vicente Pízon em Fortaleza e disponibiliza serviços e lazer para crianças e adolescentes do bairroFoto: Divulgação / AcamEquipe de colaboradores da Associação Casa Afonso e Maria - Mandacaru comemorando o novo espaço
Voluntários e comunidade trabalharam na reforma e inauguração da sede, que fica no bairro Vicente Pízon, em Fortaleza. No local funcionava a  Fundação Mandacaru, que foi extinta e teve seu acervo e espaço cedidos para a Associação Casa João e Maria.
O ambiente foi restaurado, tornou-se mais aconchegante e colorido, sob a orientação e sensibilidade da arteira Jeannet Mesquita e da arquiteta Marcela Brasileiro.
A festa de inauguração do espaço aconteceu no dia 22 de outubro pela manhã e contou com a presença de amigos e colaboradores, representantes de chefes do Estado e do Município, de academias e grupos sociais, além dos descendentes da grande árvore de Afonso e Maria que vieram de o…

Universidades portuguesas apostam na internacionalização e aceitam nota do Enem

Marieta Cazarré - Correspondente da Agência Brasil Já são 18 as universidades portuguesas que aceitam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de seleção de estudantes brasileiros para graduação. A Universidade do Minho (UMinho), com 19 mil alunos nas cidades de Braga e Guimarães, é uma das principais instituições de ensino superior de Portugal e recebe atualmente cerca de 500 estudantes brasileiros. De acordo com Carla Martins, pró-reitora de Internacionalização da UMinho, o intercâmbio é importante e beneficia alunos, docentes, pesquisadores e até os moradores das cidades de Braga e Guimarães. “Os estudantes brasileiros, ao vir para a Universidade do Minho, têm a oportunidade de estudar em um país que não é o seu de origem, e isso traz todas as vantagens de eles terem uma experiência de internacionalização no currículo. Há vários anos que apostamos na internacionalização, porque achamos que é muito importante para uma universidade ter no seu campi alunos de várias n…

BONS FILMES: Juventudes Roubadas (Testament of Youth, 2015, Reino Unido)

Vera Brittain (Alicia Vikander) relembra sua dura juventude durante a Primeira Guerra Mundial, quando, aos 17 anos, vivenciou a perda e o luto de seus amigos em seu ofício voluntário de enfermeira. Baseado na autobiografia de Vera Brittain.
Ficha Técnica: Diretor:James Kent Elenco:Alicia Vikander, Kit Harington Duração:2h 10min

Boa Noticia

SBP lança cartilha sobre como crianças devem lidar com internet

Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) redigiu um documento com 50 normas para pais, pediatras, educadores, crianças e adolescentes sobre como lidar com a internet. Voltado para pais, pediatras e educadores, o documento traz regras práticas como, por exemplo, deixar que crianças de 2 a 5 anos fiquem só uma hora por dia no computador ou similares e não permitir que crianças de 0 a 10 anos usem computador ou televisão em seus próprios quartos. É a primeira vez que normas desse tipo são editadas no Brasil e especialmente adaptadas para a realidade do nosso país.

G1

Mayaro: mais um vírus transmitido pelo Aedes aegypti que pode se espalhar

Os microrganismos também lutam pela sobrevivência de suas respectivas espécies. Procuram se adaptar das maneiras mais incríveis possíveis para não desaparecer. É o que está acontecendo atualmente com um vírus chamado Mayaro. Não é um vírus novo. Foi identificado pela primeira vez em 1954 e existe em regiões silvestres aos redores da  região Amazônica.
Nas últimas semanas, pesquisadores da Flórida o identificaram no Haiti, em um menino de 8 anos, com febre e dores abdominais. Concluiu-se, portanto, que este vírus pode estar se espalhando pelo continente. O grande problema é que este vírus  possivelmente tenha se adaptado. Antes era transmitido apenas por mosquitos vetores silvestres e agora aparentemente pode ser transmitido por mosquitos vetores urbanos que já estão espalhados pelo mundo: Aedes aegyptiprincipalmente, e o Aedes albopictus. Se isso se confirmar, há muitas razões para nos preocuparmos, uma vez que o Aedes está fortemente presente em todo o território nacional. Este vírus…

Mary del Priore, em debate na Feira do Livro de Porto Alegre: "Existe mobilidade na sociedade brasileira desde o final do século 18"

O cheiro de uma panela, os objetos escondidos em um baú e as coisas ditas em segredo sobre uma cama também podem marcar a história de um país. É a partir desses detalhes cotidianos que a historiadora Mary del Priore escreveu uma nova coleção de livros para melhor compreender o passado do Brasil. Histórias da gente brasileira é uma série composta por quatro volumes, cujo o primeiro, sobre o período colonial, já está nas livrarias. Ex-professora da Usp e da Puc-RJ, Mary esteve na Feira do Livro neste domingo para um bate-papo e uma sessão de autógrafos. A autora conversou com ZH sobre o novo trabalho, que questiona mitos como a suposta falta de mobilidade social no Brasil do século 18. Histórias da gente brasileira é mais uma coleção sobre história do Brasil, porém preocupada em falar do passado incluindo a vida de personagens anônimos, que não costumam figurar em outras publicações. Esse é o diferencial do seu novo trabalho?
Um das novidades da tetralogia é sublinhar a importância dos m…

ACERVO: Aniversário de Cecília Meireles

Seu primeiro livro "Espectros" foi lançado em 1919

A poetisa Cecília Meireles completaria 115 anos hoje se estivesse viva.


O Povo

Lázaro Ramos recusa comenda em virtude da situação do País

O ator Lázaro Ramos recusou uma homenagem que lhe seria prestada pelo Senado Federal, “em virtude da situação do País”. O posicionamento dele foi oficializado na última sexta-feira, em documento encaminhado à Comissão da Comenda Abdias do Nascimento, um histórico líder do movimento negro nacional.
A decisão de não aceitar a homenagem já havia sido informalmente transmitida ao senador Paulo Paim (PT-RS), que sugerira o nome de Lázaro Ramos para receber a comenda. No texto encaminhado ao Senado, o ator ressaltou o respeito por Abias do Nascimento e por Paim, mas alegou que no momento não se sente “confortável e nem desejoso de qualquer homenagem”, por considerar que o momento é de tentar entender o “momento histórico”. O Povo

Capital da Índia fecha escolas por três dias por poluição do ar

As escolas de Nova Déli permanecerão fechadas durante três dias a partir de segunda-feira devido ao pior episódio de poluição do ar nos últimos anos, anunciou neste domingo o governador do Estado de Déli. "São necessárias medidas urgentes para resolver este problema", declarou Arvind Kejriwal, o chefe do governo de Déli, Estado que inclui a capital Nova Déli. "Todas as obras de construção e demolição ficarão proibidas durante cinco dias e todas as escolas permanecerão fechadas estes três próximos dias", declarou Kejriwal. Há vários dias, uma espessa camada de névoa cobre o céu da capital, um episódio de poluição que começou há sete dias devido à celebração da festa hindu de Diwali. Kejriwal pediu aos habitantes da capital que permaneçam em seus lares e, na medida do possível, trabalhem em domicílio. O governo do Estado decidiu também fechar uma central elétrica, reforçar a luta contra a queima de lixo ao ar livre e regar as estradas para impedir que o vento espalhe o pó…

Justiça do Rio ordena bloqueio de celulares roubados de loja

Uma investigação sobre o roubo de 130 celulares na Tijuca, na zona norte do Rio, resultou em uma decisão judicial, a pedido da Polícia Civil, que permite o bloqueio de todos os aparelhos levados pelos ladrões no caso e o envio de advertência, via mensagem, a seus receptadores. A ideia é inutilizar os telefones e alertar seus eventuais compradores. A extensão da medida a outros casos ainda depende de nova decisão da Justiça.
Só em setembro, foram registrados 1.805 casos de celulares furtados ou roubados no estado. Foi o maior número mensal do ano 51% a mais que os 1.195 no mesmo mês em 2015.
Pela decisão judicial, caso descumpram a determinação, as telefônicas estão sujeitas a multa diária de dez salários mínimos, paga à Polícia Civil. Já o comprador do telefone celular roubado ou furtado será avisado de que deverá entregá-lo na 19ª Delegacia de Polícia (Tijuca), em cinco dias. Se não o fizer, passará a responder pelo crime de receptação dolosa (criminosa), punido com pena de um a quat…