Postagens

Mostrando postagens de Agosto 9, 2017

Karl Ove Knausgard detalha a batalha para ser escritor no quinto volume da série "Minha Luta"

Imagem
Uma das mais ousadas experiências narrativas recentes, a série Minha Luta, do escritor Karl Ove Knausgård, é uma verdadeira epopeia da banalidade, um romance que parte da matéria biográfica do próprio escritor e espalha sua narrativa por 3,5 mil páginas em que nada de muito maior acontece a não ser as fraquezas e incertezas de um homem comum e brutalmente honesto no striptease de seus defeitos. São características que continuam à toda em A Descoberta da Escrita (Tradução de Guilherme da Silva Braga. Companhia. das Letras, 624 páginas, R$ 69,90 impresso e R$ 39, 90 em e-book), quinto volume da série – de um total de seis, todos já publicados no Exterior – que está sendo editado este mês no Brasil. A série começou a ser publicada na Noruega em 2009, quando Knausgård recém havia passado dos 40 anos e já tinha publicado um par de romances de boa recepção crítica, mas parco sucesso de vendas. O primeiro volume, A Morte do Pai, transformou o autor em best-seller internacional, em uma espéc…

Erotismo feminino na maturidade é tema de oficina no CCBNB

Em julho de 2013, Betty Faria foi fotografada de biquíni, tomando banho de mar na Praia do Leblon. Configurou-se um escândalo. A atriz, então com 72 anos, foi recriminada em várias instâncias. O principal comentário era que Betty estaria “velha” para usar traje de banho. A atriz revidou, dizendo que continuaria tranquila com seu biquíni. Esse foi o gancho para a artista Letícia Nabuco, carioca radicada em Minas Gerais, desenvolver um trabalho de percepção do corpo. Batizado Hedonês - fazendo referência a linhagem dos deuses Eros e Psiquê -o projeto contempla uma oficina destinada a mulheres com idade a partir de 50 anos e a exibição de vídeo-performance homônimo. “Qual é esse lugar e qual é esse status da sociedade pós-pílula e libertária, na qual uma mulher de 60 anos não pode ir a praia de biquíni, que ela acaba sendo julgada?”, indaga Letícia. O projeto de exploração do erotismo feminino na maturidade - que já passou pelos estados da Bahia e da Paraíba - conta também com a partici…

Começa em Salvador a Festa Literária Internacional do Pelourinho

Imagem
Jorge Amadoele será o homenageado desta primeira edição, assim como mais duas mulheres: Zélia Gattai – esposa de Amado e também escritora – e Myriam Fraga. Programação estará aberta ao público, gratuitamente, até domingo (13). (Max Haack/ Agecom)
A partir desta quarta-feira, Salvador sedia a Festa Literária Internacional do Pelourinho, a Flipelô. Na véspera do aniversário de nascimento do escritor baiano Jorge Amado, que faria 105 anos, ele será o homenageado desta primeira edição, assim como mais duas mulheres: Zélia Gattai – esposa de Amado e também escritora – e Myriam Fraga, jornalista, poeta e escritora baiana, amiga do casal, sobre o qual escreveu em suas obras. Ambas são consideradas relevantes personalidades culturais diretamente ligadas à trajetória de vida de Jorge Amado.
A abertura oficial da festa ocorreu na noite de ontem ( 8), somente para artistas e convidados. A partir de hoje, no entanto, a programação estará aberta ao público, gratuitamente, até domingo (13). O event…

Um emoji para as mães que amamentam

Imagem
Após demanda popular, a Apple lançou um emoji de uma mulher amamentando seu bebê no peito A espera acabou! O CEO da Apple, Tim Cook, anunciou no Tweeter olançamento de novos emojis para 2017 e, graças à demanda popular, o novo lote agora inclui um emoji de amamentação materna. De tuítes a uma petição no Change.org, este próximo emoji foi altamente solicitado. Até agora, mamães de todo o mundo tinham que usar o emoji da mamadeira como uma forma rápida de dizer que elas estavam amamentando seus filhos. Muitas esperam que ter este emoji disponível para todos as usuárias será o próximo passo do movimento “Normalize Breastfeeding“, que foi fundado pela fotógrafa Vanessa A. Simmons para criar e espalhar imagens que mostram a beleza da amamentação e incentivá-la para a sociedade americana. Mas não se trata apenas de empoderamento. O Centro de Controle e Prevenção a Doenças dos Estados Unidos afirmou que o “objetivo é aumentar as taxas de amamentação no país e promover melhores práticas de a…

Mais Visitadas

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Biblioteca Itinerante visita escolas e CMEIs com “Literatura e Cinema”