Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 29, 2019

Inédita: Foto mostra Raquel de Queiroz passeando em uma canoa no sítio Pici

Raquel de Queiroz passeando em uma canoa no sítio Pici. (Atual Henrique Jorge). Década de 30.
Fonte: Instituto Moreira Salles.

Projeto sorteia livros entre quem fizer doações de exemplares para serem compartilhados

Ação marca o 3º aniversário do Projeto Livros Livres, da UFC. O anúncio do ganhador ocorrerá no Auditório da Biblioteca Central do Campus do Pici

Comemorando três anos de atividades, o Projeto Livros Livres sorteia uma cesta com três livros do Clube Literário TAG na próxima sexta-feira (31), às 12h. O vencedor também ganhará um quebra-cabeça literário surpresa, uma vela aromática e um case para tablet ou kindle. Para participar, basta doar livros para o projeto na Biblioteca Central do Campus do Pici (BCCP) até a data do sorteio. Cada título doado equivale a um número na lista de doadores. Serão aceitos todos os gêneros literários, exceto livros didáticos e acadêmicos. O anúncio do ganhador ocorrerá no auditório da biblioteca. Ao longo de toda a semana, também devem ocorrer palestras, apresentações culturais e oficinas. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.  A ação marca o 3º aniversário do projeto, que já está presente em 15 pontos na UFC e em um ponto externo, na Academ…

Escritor e poeta da Galícia recebe Medalha Alberto Nepomuceno da Uece

Em manhã de Arte e Cultura, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) entregou a Medalha “Alberto Nepomuceno”, na Categoria Mérito Artístico, ao escritor poeta galego, Cesáreo Sánchez Iglesias. A sessão solene da homenagem ocorreu na manhã da última sexta-feira, 24 de maio, no Salão Nobre dos Órgãos de Deliberação Coletiva (SODC), Campus Itaperi, presidida pelo reitor Jackson Sampaio. A honraria ao ilustre poeta foi aprovada por unanimidade pelos membros do Conselho Universitário (CONSU) da Uece, em sessão realizada no dia 06 de maio de 2019. A mesa de trabalhos do evento foi composta, além do reitor, Jackson Sampaio, pelo vice-reitor, Hidelbrando Soares e pelo ex-reitor e membro nato do CONSU, Assis Araripe. Conduziram o homenageado ao salão nobre do SODC, o vice-reitor, Hidelbrando Soares e o conselheiro Assis Araripe. Em seu discurso, Cesáreo destacou, “Sinto-me honrado e especialmente comovido pela distinção que a Uece me concede. Celebro com ela, os meus 40 anos de publicação do me…

Prêmio Literário Choix Goncourt du Brésil elege o primeiro vencedor: David Diop

Braço do mais prestigioso prêmio literário francês, o Goncourt, ele envolveu estudantes universitários brasileiros que escolheram 'Frère d’âme', livro de David Diop que mostra a Primeira Guerra pelo olhar de um combatente senegalês Maria Fernanda Rodrigues, O Estado de S. Paulo
Frère d’âme (Irmãos de Alma), um livro sobre a Primeira Guerra que mostra o conflito pelo olhar de um combatente senegalês no exército francês – que vê seu melhor amigo ser morto e vai sofrer as consequências psiquicamente, e vai fazer sofrer – foi o livro escolhido por um júri de estudantes universitários brasileiros para a primeira edição do Prêmio Literário Choix Goncourt du Brésil.  Braço do Prêmio Goncourt, o mais prestigioso e antigo da literatura francesa, e realizada em alguns países árabes e europeus, a premiação chega agora ao continente americano. Criado para promover a francofonia, o prêmio prevê apoio do Instituto Francês para a publicação/tradução do livro no Brasil e a ideia é que o autor…

Dia do Desafio estimula hábitos saudáveis em mais de 3 mil cidades

Mais de 3 mil cidades do continente americano participam hoje (29) do Dia do Desafio, uma campanha de incentivo à prática de atividade física e esporte. Esta é a 25ª edição do evento criado no Canadá. No Brasil, as atividades são encabeçadas pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), de São Paulo. A proposta é estimular a adoção de hábitos mais saudáveis por meio de competição entre cidades de diversas partes do planeta. O município que conseguir mobilizar o maior número de participantes em relação a sua população vence o desafio. “Nesta data, forma-se uma rede de pessoas que abraçam o desafio de oferecer oportunidades de tornar a vida de todos mais ativa. Cria-se um cenário que favorece a motivação para a adoção de hábitos saudáveis na rotina, essenciais na promoção do bem-estar social e a melhora da qualidade de vida da população”, disse, em nota, o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda. As duplas de cidades, de tamanho equivalente, foram definidas por sorteio na edição …