Postagens

Mostrando postagens de Maio 27, 2016

DR. VICENTE TEIXEIRA LANÇA LIVRO: CULTO ÀS IMAGENS E RELIGIOSIDADE POPULAR

Imagem
Vicente Teixeira, das Academias de Letras dos Municípios e Lavrense de Letras, convida você para o lançamento do seu livro “Culto às Imagens e religiosidade Popular”.
No sábado, dia 4 de junho, às 20 horas no Salão Paroquial da Igreja de Santo Afonso (Av. Jovita Feitosa, 2733 – Parquelândia).
APRESENTAÇÃO

Padre Geovane Saraiva *
É-nos por demais grato, e com razões até de sobra, apresentar, e com grande alegria no coração, a todos quantos possam acolher a mensagem do autor. Quantos benefícios Deus tem concedido à Igreja através da garra e da bondosa disponibilidade do escritor e acadêmico, integrante da Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará, representando o município de Barreira, Dr. Vicente Alves Teixeira. É por demais oportuna e, ao mesmo tempo, louvável e edificante a reflexão sobre acontecimentos e fatos surpreendentes, especialmente no mundo da religiosidade popular, sem esquecer, evidentemente, da importância incomensurável para os cristãos católicos, da imersão n…

CORPO DE DEUS: NO SÉCULO 12 A FÉ SE TRONA PÚBLICO

Imagem

FRANCISCO: A ORAÇÃO QUE CONSERVA A FÉ, SEM ELA A FÉ VACILA

Imagem

O IMPÉRIO CONTRA-ATACA: A ORDEM É DESTRUIR RENAN, O ÚLTIMO FREIO A CUNHA E TEMER

Imagem
POR  · 26/05/2016 Hoje cedo postei – o primeiro texto do dia, ainda de madrugada – que a casta jurídico policial ainda não terminou a sua obra. Postei ainda que o que se apontava, até então,  em Renan Calheiros eram “crimes de opinião”, embora não lhe devam faltar os de outra natureza. Hoje, as gravações entregues à Globo  em que Renan, no que acreditava ser uma conversa privada, chama Rodrigo Janot  de “mau-caráter” é a prova que a mídia trabalha para transformar a meganhagem formada pela soma do MP com a Polícia Federal numa espécie de “intocáveis”, sobre os quais não se pode ter juízo crítico ou negativo. Ainda que pudesse ser uma injúria ou calúnia – o que é discutível, numa conversa privada, onde, da parte do ofensor, não havia qualquer suposição de que chegasse ao ofendido – se está no campo da opinião, não da ação. De qualquer forma, algo que não poderia ser dito com tal ênfase, em qualquer circunstância, com a crueza com que Renan foi pego pela armadilha Machado –…

OBAMA EM HIROSHIMA: VISITA CARREGADA DE SÍMBOLOS

Imagem
domtotal.com As armas nucleares continuam sendo uma ameaça que paira sobre a humanidade. A advertência de Obama ecoará na Coreia do Norte, uma ditadura brutal baseada no poderio nuclear. A visita que Barack Obama realiza neste domingo à cidade de Hiroshima vai muito além do simbolismo formal que representa a homenagem de um sucessor de Harry Truman — o presidente que há 71 anos ordenou lançar a bomba atômica — às vítimas da primeira explosão nuclear sobre uma cidade. A ameaça das armas nucleares continua pairando sobre os habitantes do planeta mesmo que, com a queda do Muro de Berlim e o colapso do bloco comunista, tenha desaparecido do noticiário diário. O ditado “o que não se vê, não existe”, infelizmente, mostra aqui uma vez mais sua falsidade. Como bem ressaltou Obama em sua chegada ao Japão, onde se encontra para participar de uma cúpula do G-7, “ainda há trabalho a fazer”. É especialmente significativo que o presidente norte-americano faça essa advertência perto da Coreia do Norte…

A EUCARISTIA COMO DOM DE COMUNHÃO

Imagem
domtotal.com O Filho de Deus se faz comida e bebida, para inserir-nos na vida de Deus. É preciso aprender com a convivência fraterna o que é viver em comunhão. Por Felipe Magalhães Francisco* Os sacramentos da Iniciação Cristã fazem a Igreja: Batismo, Crisma e Eucaristia são os sacramentos que conformam os fiéis à vida de Jesus, no comprometimento com o testemunho do Evangelho. A eucaristia coroa todo o processo, pois, cada vez que os fiéis tomam parte no Corpo e Sangue do Senhor, tornam-se eles mesmos o Corpo Místico de Cristo. A celebração eucarística, como memorial da morte-ressurreição do Senhor, é banquete festivo, que antecipa a liturgia celeste: o Filho de Deus se faz comida e bebida, para inserir-nos na vida de Deus. Essa realidade coloca os cristãos e cristãs diante de um horizonte ético: uma vez que são chamados a se configurar a Cristo, a sua missão no mundo precisa corresponder à essa configuração, de modo que o Reino seja anunciado da mesma forma que Jesus anunciou. Nosso ar…

EUCARISTIA: ENCONTRO DE AMOR À LUZ DA FÉ

Imagem
domtotal.com A comunicação do Deus Criador com a sua criatura é mistério insondável e grandioso. A Eucaristia não pode ser reduzida a uma formalidade, tirando dela sua essência de ser comunhão, entrega, amor. Por Sandra Regina de Sousa* Escrever sobre Eucaristia não é tarefa fácil para quem quer que seja, pois de algum modo é deparar-se com o fato de que “tudo” já foi sistematizado em categorias teológicas e provavelmente este tema já não apresente o frescor da novidade aos sedentos leitores. Por isso, meu sim ao convite do amigo para escrever este artigo só foi possível, depois de saber que não era exigido a cientificidade e eu poderia me expressar livremente, falando a partir da minha experiência de vida com a Eucaristia. Também creio não ser fácil escrever sobre certas experiências vividas na dimensão espiritual, pois essas se inscrevem em outra lógica que não é a da racionalidade ocidental, tão carente de explicações, argumentações e estruturação do pensamento. A comunicação do Deus …

CORPO DE DEUS: CARDEAL-PATRIARCA AFIRMA DIGNIDADE HUMANA «DESDE A VIDA EMBRIONÁRIA»

Imagem
Agência Ecclesia 27 de Maio de 2016, às 12:02      Foto: Patriarcado de Lisboa Milhares de pessoas saíram esta quinta-feira em procissão pelas ruas de Lisboa, com o regresso do feriado religioso
Lisboa, 27 mai 2016 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa defendeu esta quinta-feira, na Sé local, a dignidade da vida humana em todas as suas etapas, durante a celebração da solenidade do Corpo de Deus.
“Desde a vida embrionária à vida saudável, enfraquecida, ou moribunda, que, em qualquer dos casos, é sempre manifestação da pessoa que se forma, mantém ou vai partindo”, referiu D. Manuel Clemente.
Durante a homilia da celebração, publicada na página online do Patriarca do Lisboa, o cardeal-patriarca definiu a festa do Corpo de Deus como “memória” da entrega de Cristo por toda a humanidade e como “gesto” de comunhão e de vida.
“À luz de Cristo” se percebe que “dizer corpo não é referir uma coisa que se tenha e de que se possa dispor a bel-prazer próprio ou alheio”, acrescentou D. Manuel …

RESPIRAÇÃO QUE LIBERTA: PAPA FRANCISCO FEZ REFERÊNCIA AO BRASILEIRO DOM HÉLDER CÂMARA

Imagem
o Papa Francisco participou na abertura da 69ª Assembleia Geral da Conferência Episcopal Italiana. Papa Francisco fez referência ao brasileiro Dom Hélder Câmara ao falar sobre a “respiração que liberta de uma auto-referencialidade que isola e aprisiona”.

"Quando o teu pequeno barco começar a criar raízes na imobilidade do cais", lembrava Dom Hélder Câmara, ‘vai para o fundo!’. Parte! E, acima de tudo, não porque tem uma missão para cumprir, mas porque estruturalmente você é um missionário. Aquele que vive no Evangelho, entra dessa forma num compartilhamento virtuoso: o pastor é convertido e confirmado da fé simples do povo santo de Deus, com o qual trabalha e que no coração vive. Essa pertença é o sal da vida do presbítero. Nesse tempo pobre de amizade social, a nossa primeira tarefa é aquela de construir comunidade; a atitude à relação é, então, um critério decisivo de discernimento vocacional".

Link: http://pt.radiovaticana.va/news/2016/05/18/papa_aos_bispos_italianos_…

LAUDATO SI - FRANCISCO E O IRMÃO MILHO

Imagem
2016-05-27 Rádio Vaticana

Laudato Si - Francisco e o Irmão Milho

FRANCISCO Paz e bem, irmãs e irmãos!… Aqui vos fala Francisco de Assis. Quando eu vivi na Itália ainda faltavam uns três séculos para que soubéssemos desses lugares onde hoje cheguei. Estou no vale de Tehuacán, no México, rodeado de uma verde plantação que nunca tinha visto antes na minha vida…
MILHO  Você está em uma milpa, irmão Francisco, está na terra onde eu nasci milhares e milhares de anos antes que você nascesse. Sou muito mais velho que você!
FRANCISCO Quem está falando?
MILHO  Eu, o milho, esse é o meu nome, embora também me chamem choclo e elote.
FRANCISCO  Louvado sejas, meu Deus… Posso falar também com as plantas?
MILHO Por acaso você não é um santo? Dizem que os santos podem tudo e…
FRANCISCO Bah, essas são lendas. Mas não discutamos. Conversemos. Diga-me, irmão Milho, esses pequenos dentes da cor do Sol que vejo entre tuas folhas, devem ser teus frutos… Dão alimento às criaturas de Deus?
MILHO  Pois sim, …

Mais Visitadas

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Biblioteca Itinerante visita escolas e CMEIs com “Literatura e Cinema”