Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 2, 2018

A crítica de arte e escritora francesa Catherine Millet é a convidada do Fronteiras do Pensamento no Salão de Atos da Ufrgs

A crítica de arte e escritora francesa Catherine Millet é a convidada do Fronteiras do Pensamento nesta segunda-feira às 19h40min, no Salão de Atos da Ufrgs (Paulo Gama, 110). Fundadora e diretora da Art Press, publicação criada em 1972, ela tornou-se mundialmente reconhecida ao lançar o polêmico “A Vida Sexual de Catherine M.”, livro com mais de 2,5 milhões de exemplares vendidos e publicado em 45 países. Em janeiro deste ano, Catherine foi uma das cinco mulheres coautoras do manifesto publicado no jornal Le Monde contra a campanha #MeToo, a respeito da violência sexual exercida contra mulheres. Assinado por cem personalidades da cultura francesa e liderado por Catherine Deneuve, o ato defende “a liberdade de importunar”, que seria, segundo elas, indispensável para assegurar a herança da revolução sexual. A publicação foi apresentada após a cerimônia do Globo de Ouro, em Los Angeles, em que diversas atrizes usaram vestidos pretos em protesto aos casos de assédio sexual. Entre as fra…

A literatura e as estrelas

MARIO VARGAS LLOSA
FERNANDO VICENTE
O ponto mais alto em La Palma (Ilhas Canárias) fica a cerca de 2.400 metros, no Roque de los Muchachos, rochedos que à distância e com um pouco de imaginação parecem figuras humanas. Aqui se respira um ar tão puro quanto o de Arequipa, a terra em que nasci, e é muito bonito contemplar, lá embaixo, a nossos pés, um colchão de nuvens que se estende como um mar em todas as direções até o remoto horizonte. Mas o mais pitoresco do lugar talvez sejam alguns corvos sociáveis que posam faceiros para as fotografias dos turistas em troca de um punhado de comida. Aparentemente este pedaço de terra tem o clima mais diáfano da Europa e talvez do mundo, e isso explica a existência do Observatório, composto de enormes telescópios noturnos e solares construídos neste pico por diversos países e que, desde meados dos anos oitenta do século passado, atraem para cá astrônomos de todo o planeta. São seres estranhos, que dormem de dia e trabalham à noite e que, como vampi…

Estudante da Uece é selecionado para 2ª fase de Olimpíada Brasileira de Matemática

O estudante Bartolomeu Mamede Leite é motivo de orgulho para Ceará. Acadêmico do curso de Licenciatura de Matemática, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), é um dos classificados da segunda fase da XL Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e VIII Concurso Universitário de Matemática Galois-Noether 2018. Após a classificação, Bartolomeu reserva parte do dia para se dedicar ao conteúdo cobrado na Olimpíada. As provas discursivas da segunda fase já têm data marcada. Estão previstas para acontecer nos dias 13 e 14 de novembro. “Espero obter um bom resultado novamente, pois, junto aos meus professores, darei continuidade à preparação para a segunda fase”, ressalta. Por fazer parte do Programa de Bolsas de Preparação para Competições Acadêmicas (PCA), o estudante recebe suporte da universidade para participar desses eventos, por meio de grupos de estudos e professores.  “Com o grupo de estudos, eu pude perceber que não estava sozinho nessa caminhada. Os professores sempre estavam ded…

Projeto "Leitor Solidário" apoia assistência no Instituto do Câncer do Ceará

Iniciado no Instituto do Câncer do Ceará (ICC) há um ano, o Projeto Leitor Solidário tem uma proposta dupla: além de fomentar o gosto pela leitura, visa oferecer apoio aos pacientes oncológicos do Sistema Único de Saúde (SUS) do ICC. Para isso, a iniciativa deve ser constantemente alimentada através de doações de livros que, independentemente do tema ou valor original de mercado, sãorevendidos a R$10. Todo o valor coletado é destinado ao atendimento público da instituição. À frente da ação está a escritora Socorro Rebelo, cujo desejo de sempre contar novas histórias ao filho Lucas, portador do Transtorno de Déficit de Atenção (DHA), a fez imergir no universo da literatura e, consequentemente, idealizar empreendimentos que estivessem ligados a esse meio.  Nesse movimento, além do Projeto Leitor Solidário, a profissional também está prestes a lançar o livro "Presença de Deus", que reúne depoimentos de superação das mulheres integrantes do Guerreiras ICC. O grupo promove o for…

Nós realmente podemos melhorar nosso caráter?

Nós podemos gostar dos nossos defeitos, mas admiti-los leva a coisas muito maiores, pessoal e profissionalmente Admitir e mostrar nossas feridas e defeitos nos torna grandes como pessoas e nos aproxima dos outros. É uma verdade universalmente reconhecida que não somos perfeitos. Mas, às vezes, podemos deixar passar este fato sem “personalizá-lo” – isto é, sem torná-lo nosso. Somos muito corajosos quando se trata de criticar os aspectos negativos dos outros, e podemos até julgá-los duramente, mas… quando se trata de dar a volta e dar uma boa olhada em nós mesmos, nós nos justificamos, desculpamo-nos, procuramos em outro lugar. Existem até mesmo aqueles que transformam os defeitos de seu caráter em direitos a se gabar: eles chamam a arrogância de “capacidade de liderança”, chamam a raiva de “ter um caráter forte” e assim por diante. Então, por que se incomodar em melhorar seu caráter se permanecer do mesmo jeito traz benefícios sociais? “Eu sou o mais admirado do bairro; eles me temem”…

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

A feira de tecnologia Campus Party Brasília 2018 foi encerrada hoje (1°), após ter reunido milhares de pessoas em torno de palestras, oficinas e atividades com temas como o uso da tecnologia da computação, robótica, empreendedorismo e startups. Essa é a segunda edição do evento em Brasília, que começou no dia 27 de junho, no Estádio Nacional Mané Garrincha. Antes prevista para acontecer de 30 de maio a 3 de junho, a feira foi adiada para esta semana por causa da greve dos caminhoneiros. De acordo com o diretor da Campus Party Brasil, Tônico Novaes, o evento contabilizou um volume de vendas de ingressos pelo menos 30% maior que a primeira edição da Campus Party em Brasília, realizada no ano passado.  Para Tônico Novaes, a edição no Distrito Federal se destacou pela elevada participação e envolvimento dos que estão no evento.  “Os campuseiros daqui são realmente engajados no conteúdo. Andando por aqui você vai ver todos os workshops e bancadas cheias e a estrutura está bem maior que a …

Mulheres são minoria nas ciências, diz pesquisadora da Unesco

As mulheres são cerca de metade da população mundial, mas quando se trata de representação em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, elas estão em número bem menor. Atualmente, 28% dos pesquisadores de todo o mundo são mulheres. Elas também têm menos reconhecimento - apenas 17 receberam o Prêmio Nobel de Física, Química ou Medicina desde Marie Curie, em 1903, em comparação a 572 homens.
estudo Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática - áreas que juntas são representadas em inglês pela sigla STEM -,da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), mostra que as diferenças entre meninos e meninas nada têm a ver com a capacidade intelectual de cada gênero. São construções sociais que começam desde cedo e são reforçadas na família e na escola que afastam as meninas dessas áreas. 
A Agência Brasil conversou com a autora do estudo, a especialista da Seção de Educação para a Inclusão e Igualdade …