Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 28, 2020

Anúncios Parceiro Magalu - Erigleissonevoce

Quaresma: aviso divino

Imagem
Padre Geovane Saraiva* No tempo litúrgico da Quaresma ficamos diante da história da salvação, do pecado da humanidade em Adão e da redenção dessa mesma humanidade, dom de Deus, no Filho Jesus; somos convidados a pensar na criatura humana, obra das mãos de Deus, pura e íntegra, modelada à sua imagem e semelhança (cf. Gn 2, 7-9). Neste tempo sagrado e abençoado da Quaresma (dias, noites e mesmo anos), numa forte simbologia, Deus quer se revelar e se manifestar, com sua afável presença, repleta de graças especiais, na vida e no mundo dos seres humanos.
Deus quer dizer-nos que é necessário mais e mais convencermo-nos de que, quanto mais se ama, mais se aproxima de seus sinais salvíficos, no grande milagre do amor verdadeiro, daquele sem medida, em que não temeu coisa alguma, no que o apóstolo Paulo denominou “loucura”, pela entrega e doação do Filho, a vítima perfeita, no seu sentido mais sublime e redentor. Deus nos convida a contemplar sua face terna e compassiva, ao mesmo tempo em que…

Reforma tributária

Imagem
Por Gonzaga Mota - Professor aposentado da UFC

Há algum tempo, no Brasil, estamos debatendo e examinando a possibilidade da realização de algumas reformas. Reforma política, reforma tributária, reforma educacional, reforma administrativa, etc. Em resumo, as verdadeiras reformas devem proporcionar à nação brasileira melhores condições de desenvolvimento e justiça social. Assim sendo, duas vertentes de análise são fundamentais. Numa, precisamos saber se as reformas são para ajustes de caixa e políticas circunstanciais ou então para promoverem a consolidação da democracia e o crescimento econômico com inclusão social, e noutra, se são objetivos de Governo ou de Estado. Dentro desse prisma de referência e considerando as várias reformas, concentramo-nos, neste resumido texto, na chamada reforma tributária. Em 1995, há 25 anos, tivemos a honra de presidir a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. Realizamos um “Fórum de Debates” sobre a mencionada reforma. Convidamos três…