Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro 12, 2017

1º Encontro de culturas, artes e saberes do sertão, em Barbalha, vai discutir as várias faces dos sertões nordestinos

por Iracema Sales - Repórter O cineasta Rosemberg Cariry, diretor da Escola de Saberes de Barbalha, que realiza o evento O sertão não é único. Esse pensamento constitui uma das premissas do 1º Encontro de culturas, artes e saberes do sertão, cuja abertura acontece hoje (12), às 19h, na Escola de Saberes de Barbalha (Esba). O objetivo é discutir as múltiplas faces desse território, que não pode ser compreendido somente na perspectiva geográfica - conforme analisa o diretor da Esba, cineasta Rosemberg Cariry. Ele partilha essa reflexão no encontro, que prosseguirá até sábado (16). Durante cinco dias, acadêmicos, artistas, mestres da cultura (principais responsáveis pela transmissão de saberes tradicionais), bonequeiras do Crato, xilogravuristas e cordelistas estarão reunidos trocando experiências. Não se trata de contrapor discursos, avisa Rosemberg, mas de encontrar formas de unir culturas e saberes, no sentido de traduzi-las para a contemporaneidade usando diferentes linguagens artísti…

Cearenses criam sistema que controla portão, luzes e eletrodomésticos pelo celular

Estudantes do Instituto Federal do Ceará no Crato (IFCE), na Região do Cariri, criaram um sistema de automação residencial capaz de acender luzes, controlar eletrodomésticos e abrir portões automáticos com um toque no celular. O trabalho foi desenvolvido por três alunos e apresentado por João Carlos Almeida Tolovi, aluno do 2° ano do curso técnico em Informática para Internet, durante mostra científica. O sistema controla a emissão de energia elétrica para os dispositivos ligados na rede. Assim, por um aplicativo no smartphone, é possível apagar e acender as luzes e ligar e desligar eletrodomésticos.  Por enquanto, o primeiro módulo funciona através de bluetooth, mas a equipe já está adaptando o sistema para que funcione também por wi-fi e permita o controle dos moradores mesmo que eles não estejam em casa. Ele avisará, por exemplo, se você esqueceu o ar-condicionado ligado. Também são autores do trabalho Armando Johann Sousa Santos e Sthefany Lima da Cruz. O objetivo dos estudantes …

SALVE ,SALVE NOSSA PÁTRIA AMADA

Grecianny Carvalho Cordeiro*
Passado o Dia da Independência, nunca é demais refletir sobre o nosso Brasil, sobre um povo que mesmo sem brado retumbante, nem por isso deixa de ser heroico.             Porque para ser brasileiro tem que ser herói.             Para aguentar tanto descaso do poder público, dos políticos e demais autoridades.          Para aguentar as malas de dinheiro oriundas da corrupção e as contas nos paraísos fiscais que tanto poderiam melhorar os terríveis serviços públicos prestados pelo Estado, que só cobra impostos sem aplicar o dinheiro arrecadado nas áreas para as quais deveria destiná-lo.             O Brasil de um sonho intenso, um raio vívido de amor e de esperança não consegue se fazer real em sua terra, e o céu continua nebuloso e tristonho com tanta desesperança que nos invade o peito.             Um país gigante pela própria natureza, belo e forte, amesquinhado e minimizado pelos homens públicos que o governam, com suas maracutaias, com seus jogos de in…

Lufthansa envia engenheiros para desmontar Boeing histórico

A última viagem do lendário Boeing 737-200 da Lufthansa, sequestrado em 1977 por terroristas da Frente Popular para a Libertação da Palestina/Baader-Meinhof, e que virou sucata em um cemitério de aviões no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, está prestes a acontecer. Há duas semanas, uma engenheira e pelo menos 11 engenheiros/técnicos alemães realizam um minucioso trabalho de desmonte da aeronave para transportá-la à cidade de Friedrichshafen, na Alemanha. O 737-200, de 47 anos e medindo 30,5 metros de fuselagem, será transportado por um cargueiro russo. Pelo mais gigante ainda, Antonov An-225 Mriya ou pelo An-124 Ruslan. Estes são os maiores aviões de asa fixa do mundo, com 84 metros de comprimento e capacidade para carregar até 640 mil quilos. Segundo Hans-Jurgen Fiege, cônsul Honorário da Alemanha para o Ceará/Piauí/Maranhão, a operação foi montada pela Lufthansa Técnica e pelo Governo Alemão. Os trabalhos de desmontagem devem durar até o fim deste mês. Mas, em cas…

Jovens catalães se mobilizam pela independência

População jovem foi destaque na grande manifestação convocada pelos dirigentes separatistas da região, mas proibido pela justiça espanhola. Milhares de pessoas tomaram as ruas para pedir a independência da região. Foto (Pau Barrena/AFP) Os jovens na Catalunha, que vivem há anos o aumento do sentimento separatista contra a Espanha, participaram maciçamente nesta segunda-feira de uma grande manifestação em Barcelona pela "construção de um novo país". Anna Comellas, de 20 anos, marchou enrolada em uma bandeira separatista a três semanas de um referendo de autodeterminação convocado pelos dirigentes separatistas da região, mas proibido pela justiça espanhola. Para ela é a quinta "Diada", a festa do 11 de setembro na Catalunha, que se transformou em uma manifestação para que os separatistas mostrem força. A jovem estudante de cabelos castanhos, que quer ser professora, recorda que seu avô era simpatizante da ditadura de Francisco Franco (1939-1975). Seus pais não são na…

Arquivados há mais de 4 décadas, registros ao vivo de Gilberto Gil vêm à luz

Aos 75 anos, cantos e compositor se sente satisfeito em saber que músicas que escreveu há algum tempo se mantêm relevantes. Gilberto Gil fez shows marcantes no Rio e em São Paulo entre 1972 e 1973. (Divugação)
Gilberto Gil diz ser muito envergonhado do que fez. Não gosta de ouvir seus próprios discos, "com algumas exceções", e admite, bem-humorado, já ter esquecido boa parte de seu repertório por conta disso. Mas, aos 75 anos, ele se sente satisfeito em saber que músicas que escreveu há algum tempo se mantêm relevantes. "Eu mesmo não faço isso, mas acho interessante que os outros olhem com carinho para o meu passado. Acho bacana que essas coisas tenham significado para as pessoas, que isso viva no coração delas. É legal ver gente de várias gerações que aprecia o trabalho." Uma pessoa que aprecia sua obra e vem cuidando dela é seu filho Bem, que acaba de idealizar o show Refavela40 para celebrar as quatro décadas do álbum Refavela. Como fã, ele tem um apreço especia…