Postagens

Mostrando postagens de Abril 30, 2019

Grandes personagens da humanidade têm feitos narrados em livro de poeta e diplomata cearense

Imagem
Por Diego Barbosa, 

“Eternidade humana” é o 49º livro de Márcio Catunda e discorre sobre nomes como Homero, Leonardo da Vinci e Jesus Cristo O desejo de registrar o percurso histórico das religiões e da arte é projeto antigo do diplomata e poeta cearense Márcio Catunda. Intuito ousado, porém possível de se concretizar a partir do olhar acurado do profissional. "Eternidade Humana", nesse movimento, é obra-síntese a iluminar os percursos traçados pelo autor na realização de sua ideia primeira. "O livro é sobre a vida de grandes personagens da História humana: os super-homens, meus ídolos. Para tanto, poetas, mártires, santos, filósofos, artistas plásticos e músicos são contemplados nesse trabalho de pesquisa e criação literária", comenta. Detalhes que ganharão maior destaque nesta terça-feira (30), às 20h, no Ideal Clube, quando acontece o lançamento do exemplar. A principal vertente dos textos é o realce no aspecto benevolente do ser …

Lugar das Águas: videocrônica traz narrativa sobre as cheias no Ceará

Imagem
Por Thatiany Nascimento, 
Série de reportagens do Sistema Verdes Mares retrata os efeitos das enchentes na Região Norte do Ceará, na quadra chuvosa de 2019
Visitar a Região Norte do Ceará, em 2019, durante a quadra chuvosa, é encontrar cidades e distritos impactados pelas cheias. A equipe do Sistema Verdes Mares, este mês, percorreu de carro, barco e a pé os municípios de Granja, Ubajara, Santana do Acaraú e Morrinhos e traz narrativas sobre áreas de moradias ameaçadas pelas águas. O trabalho conta histórias sobre o movimento das águas que, com o volume de chuvas, retornam aos lugares naturais e os efeitos na vida de quem mora no entorno de rios e açudes.   Confira o videocrônica:

Exposição Corpos Furiosos evidencia obras de artistas negras cearenses

Imagem
A exposição estará aberta para visitação até o dia 9 de maio, na Materioteca do Instituto de Cultura e Arte UFC, no Campus do Pici A partir do questionamento de como ocupar espaços e equipamentos evidenciando a arte negra, a exposição “Corpos Furiosos” abre nesta quinta-feira, 2, na Materioteca do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC, no Campus do Pici. Com visitação gratuita, a mostra seguirá em cartaz até o dia 9 de maio. Em entrevista ao O POVO, a curadora Dhiovanna Barroso explica que “Corpos Furiosos” nasceu de um convite feito pelo Trovoa, grupo de mulheres negras e não-brancas do Rio de Janeiro. O movimento já ganhou edições em Belém, Recife e São Paulo. “Elas entraram em contato com várias meninas e comigo para visibilizar esses corpos que são apagados na história. A gente quer sair na mídia sem tá morto, queremos que a sociedade veja nosso trabalho”, manifesta. Para criar essa atmosfera de representatividade, Dhiovana convidou mulheres da cena local para expor trabalhos …

Confira programação completa do 70º Salão de Abril

Imagem
Mostra segue aberta ao público até o dia 30 de junho As 30 obras selecionadas para o 70º Salão de Abril ficam expostas até junho em cinco espaços de Fortaleza, sendo seis em cada local. O evento, que começou no último sábado, 27, no Minimuseu Firmeza, também ocupará a Sem Título Arte, o Centro Cultural Casa do Barão de Camocim, o Espaço Cegás de Cultura e o Centro Cultural Banco do Nordeste de Fortaleza (CCBNB). Além desses espaços, a mostra percorre ateliês e galerias da cidade. A programação conta, ainda, com palestras e debates abertos ao público. Confira programação completa: Sem Título Arte Quando: visitação de 2 de maio a 30 de junho. Segunda a sexta, de 14 às 19 horas Onde: rua João Carvalho, 66, Aldeota Mais infos: 3037 0008 Centro Cultural Casa do Barão de Camocim Quando: 11 de maio a 30 de junho. Terça a sexta, de 9 às 19 horas; sábado e domingo, de 10 às 17 horas Onde: rua General Sampaio, 1632, Centro Mais infos: 3252 1444 Espaço CEGÁS de Cultura Quando: 16 de maio a 30 de junho. Se…

Gamers e projetos saudosistas fazem ressurgir os cinemas de rua

Imagem
Sala principal do antigo Cine Ipiranga terá foco em games, com cerca de cem computadores e a transmissão de campeonatos profissionais. Hall do Cine Ipiranga no último dia de atividade, em 2005. (Ernesto Rodrigues/Estadão Arquivo)
"Nota de falecimento: Aqui jaz o Cine Ipiranga", anunciava o jornal O Estado de S. Paulo em fevereiro de 2005. O texto citava o "último suspiro" da sala de cinema e encerrava: "A esperança de reviver os anos dourados dos cinemas do centro está minguando".

Catorze anos depois, a situação toma rumo distinto: o espaço tem reinauguração prevista para o segundo semestre, com o nome Arcade Omelete. Em paralelo, outros dois cinemas do centro expandido também devem reabrir, com propostas distintas: o Cine Bijou, na Praça Roosevelt, e o Cine Rex, na Bela Vista.

Além de novo nome, o Ipiranga terá um perfil mais próximo da cultura pop e gamer. "Será um novo ponto de sociabilização, como eram os cinemas no passado, só que atualizando para…

Evento de comemoração dos 50 anos de Woodstock é cancelado

Imagem
O festival seria realizado de 16 a 18 de agosto. A investidora afirmou que não acreditava que a produção do evento estivesse à altura da Marca Woodstock. Os produtores do evento para celebrar os 50 anos de Woodstock não comentaram a decisão da Dentsu de cancelar o festival. (Reuters)
Por Jill Serjeant
Los Angeles - Um evento com três dias de shows planejado para comemorar o aniversário de 50 anos do festival de Woodstock foi cancelado, disse a principal empresa investidora nesta segunda-feira. O Woodstock 50 estava programado para entre os 16 e 18 de agosto, em Watkins Glen, no estado de Nova York, com apresentações que incluíam o rapper Jay-Z, a cantora Miley Cirus e os roqueiros da banda The Killers.
"Apesar do nosso tremendo investimento de tempo, esforço e comprometimento, não acreditamos que a produção do festival possa ser executada como um evento à altura do nome da Marca Woodstock, ao mesmo tempo em que se garanta a saúde e segurança dos artistas, parceiros e frequentadore…

Emissão filatélica recorda 500 anos da morte de Leonardo da Vinci

Imagem
O Departamento Filatélico do Vaticano comemora, com duas novas emissões, o quinto centenário da morte de Leonardo da Vinci e a criação do Núcleo dos Carabinieri de Proteção ao Patrimônio Cultural. Alessandro Di Bussolo - Cidade do Vaticano A atenção dos colecionadores e apaixonados pela filatelia volta-se novamente ao Vaticano nestes dias. Isso, porque Departamento Filatélico da cidade do Papa fez duas novas emissões na segunda-feira, 29 de abril, para celebrar dois aniversários: o quinto centenário da morte de Leonardo da Vinci e os 50 anos de vida do Núcleo para a proteção do patrimônio cultural dos Carabinieri. Leonardo morreu na França, em 2 de maio de 1519 O primeiro aniversário é recordado em 2 de maio, data em que, em 1519, falecia em Amboise, na França, o gênio indiscutível do Renascimento italiano, nascido em Anchiano, povoado no município de Vinci, a 40 km de Florença, em 15 de abril de 1452. Homem genial e de talento universal, Leonardo encarnou em plenitude o espírito de s…

Mais Visitadas

Espírito Santo: Dom Pascal

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil

PRESIDENTE DE PORTUGAL FELICITA CHICO BUARQUE POR PRÊMIO CAMÕES DE LITERATURA