Postagens

Mostrando postagens de Março 2, 2017

LAVA JATO

Imagem
Grecianny Carvalho Cordeiro*
Quem nesse país não anda desacreditado, com as esperanças abaladas, indignado com a corrupção que assola as instituições, os gestores públicos e seus relacionamentos promíscuos com a iniciativa privada? Por mais otimista que sejamos, a esperança de dias melhores, depositada no fundo da Caixa de Pandora de nossos corações, parece ter escapado. Mas o importante é sabermos que sempre há uma luz no fim do túnel e, por mais que não acreditemos, sempre houve e haverá pessoas remando contra a maré, desafiando o modelo posto e viciado, enfrentando tarefas hercúleas. Alguns chamam de heróis, prefiro chamar de sonhadores, seres corajosos dotados de uma fé inabalável de que podem mudar o rumo das circunstâncias, por mais improváveis e difíceis que pareçam. O livro LAVA JATO, O JUIZ SERGIO MORO E OS BASTIDORES DA OPERAÇÃO QUE ABALOU O PAÍS, de autoria do jornalista Vladimir Netto, é simplesmente fabuloso e nos remete a tais reflexões. Sem ideologismos, sem partidaris…

IFCE realiza V Semana da Mulher em Tabuleiro do Norte

Imagem
Estão abertas, até o dia 9 de março, as inscrições para as oficinas ofertadas à comunidade como parte da programação da quinta edição da Semana da Mulher, evento realizado pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus de Tabuleiro do Norte. As inscrições devem ser feitas pela internet, por meio do site (ifce.edu.br/tabuleirodonorte).         Para cada oficina, foram disponibilizadas 35 vagas. A programação é gratuita e ocorre no próprio campus, de 7 a 9 de março. Desde 2013, o campus de Tabuleiro do Norte promove a Semana da Mulher, como parte das comemorações em torno do Dia Internacional da Mulher. Conforme o professor Aguimário Pimentel, a programação foi planejada com o objetivo de estabelecer reflexões sobre a figura da mulher na contemporaneidade. “Neste ano, a proposta foi ampliada. Contaremos com palestra, oficinas e atividades culturais. A ideia é criar espaços de discussão sobre a questão da mulher e sua condição na sociedade”, explica. A programação começa no dia 7 de març…

Achados fósseis de quase 4 bi de anos lançam nova luz sobre a origem da vida

Imagem
Londres/Quebec. A vida na Terra poderia ter surgido muito antes do que se pensava. Pesquisadores anunciaram a descoberta de micro-organismos fósseis que teriam entre 3,77 e 4,29 bilhões de anos, o que seria a mais antiga evidência de vida na Terra, de acordo com um estudo divulgado ontem. Os cientistas descobriram esses microfósseis em camadas de quartzo no sítio geológico do Cinturão de Nuvvuagittuq, no nordeste de Quebec, Canadá. "Graças a imagens a laser das amostras coletadas, nós identificamos micro-organismos fósseis, que são os mais antigos conhecidos no mundo", declarou Matthew Dodd, da University College London (UCL), em vídeo publicado no site oficial da revista Nature. Em diâmetro, medem metade de um fio de cabelo humano. Em comprimento, medem até meio milímetro, informou. "O mais interessante nessa descoberta" é constatar que a vida iniciou na Terra de maneira precoce - "isto levanta questões interessantes" sobre o que aconteceu em Marte e em …

Carnaval de 2018 será de 9 a 14 de fevereiro

Imagem
Assim, como o feriado da Páscoa é variável, a data do carnaval também segue essa mudança. Bloco Bastardo anima Pinheiros, na capital paulista. (Rovena Rosa/ Agência Brasil)
Para quem já está pensando na folia do ano que vem e pensa em se programar, a terça-feira de carnaval em 2018 vai cair em 13 de fevereiro. A festa começa na quinta ou sexta-feira anterior, 8 ou 9 de fevereiro (a depender do local), e acaba na quarta-feira de cinzas, 14. Em algumas cidades, a festa prossegue extraoficialmente até além desta data.
Para saber como é calculada a data do carnaval, basta lembrar que a festa de Momo está diretamente relacionada com os festejos católicos da Páscoa. A folia termina sempre 40 dias antes do domingo de Ramos, que é o domingo que antecede a Páscoa. Da Quarta-feira de Cinzas até o Domingo de Páscoa, são 46 dias, período em que muitos cristãos fazem a Quaresma – um momento espiritual e de reflexão em que também fazem algum tipo de jejum.
A Quarta-feira de Cinzas representa, portanto,…

A emocionante homenagem ao professor brasileiro no seu último dia de trabalho

Qual objetivo do trabalho em nossas vidas? De maneira geral, trabalhamos para nos sustentar financeiramente. Mas não é só isso. Como cristãos, escolhemos uma profissão que nos dê prazer, cujo exercício nos garanta a oportunidade de deixar o nosso legado para parte da humanidade – ainda que seja uma ínfima parte. E, entre as profissões mais lindas – e, infelizmente, menos valorizadas – está a do magistério. Ensinar a ler, a escrever, transmitir conceitos, abrir a mente e formar verdadeiros cidadãos são desafios imensos, sobretudo nos dias atuais. Mas imagine você se dedicar por mais de 30 anos a esta atividade e, no último dia de trabalho antes de sua aposentaria, receber o reconhecimento de alunos e colegas de profissão? Quase ninguém espera por uma homenagem. Ainda mais grandiosa como esta. Porém, foi o que aconteceu com o professor de Ciências, Luiz Antonio Jarcovis, em seu último dia de aula antes da aposentadoria.  Em escola pública de São Paulo, ele foi surpreendido por um imenso …

Países mais pobres são os que mais dão refúgio a imigrantes, diz ONU

Imagem
Um estudo feito pela Agência das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) diz que o maior número de pessoas que fogem de conflitos e guerras acaba conseguindo abrigo, não nas nações desenvolvidas, mas em países mais pobres. O documento, divulgado ontem (28), mostra que a maioria das 3,2 milhões de pessoas forçadas a fugir de suas casas no ano passado encontrou refúgio em nações de baixa e média rendas. As informações são da ONU News. "Os países que mais recebem pessoas deslocadas são os mais pobres", frisou o alto comissário da ONU para Refugiados, Filippo Grandi. Segundo Grandi, atualmente o mundo "enfrenta não só uma crise de números, mas de cooperação e solidariedade". O alto comissário explicou que mais da metade dos novos refugiados no mundo no primeiro semestre de 2016 vieram do conflito na Síria. A maioria ficou pela região do Oriente Médio mesmo, dividida entre Turquia, Jordânia, Líbano e Egito. Segundo o relatório do Acnur, outros refugiados fugiram de confl…

Brasil tem até março para responder à OEA sobre sistema prisional

Imagem
Cobrança foi feita após registros de violações de direitos no sistema prisionalDa redação, com Agência Brasil O Brasil tem até o dia 31 de março para responder à Organização dos Estados Americanos (OEA) 52 questões sobre o sistema prisional e socioeducativo brasileiro. A resolução do organismo internacional foi encaminhada ao governo brasileiro na semana passada e as respostas estão sendo preparadas pelo Ministério da Justiça. A cobrança do organismo foi feita após uma análise sobre a quantidade de registros de violações de direitos e pede ao Estado brasileiro explicações e soluções para a violência e a superpopulação carcerária no Complexo Penitenciário de Curado, em Pernambuco; no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, no Maranhão; no Instituto Penal Plácido de Sá Carvalho, no Rio de Janeiro; e na Unidade de Internação Socioeducativa (UNIS), no Espírito Santo. Esses quatro casos estão em discussão na Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da OEA. Para os membros do tribunal, …

Igreja Católica faz o lançamento da Campanha da Fraternidade 2017

Imagem
Com o tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” fo dado início a Campanha da Fratenidade, realizada todos os anos pela igreja católica no Brasil, que envolve a comunidade e as pastorais em todo o paisFoto: Reprodução / Internet
Passada a folia de carnaval, na quarta-feira de cinzas é dado início a Campanha da Fraternidade. A campanha é realizada todos os anos pela igreja católica no Brasil, em um trabalho das  comunidades e  pastorais em todo o pais.
Com o tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15). escolhido pela Conferência Nacional dos Bispos Do Brasil, CNBB, para a nossa reflexão  sobretudo, no Tempo de Quaresma que se aproxima.  O tema não é só de interesse para os  fiéis católicos, mas  para toda a sociedade, independente de raça, cor ou religião, pois trata de um grito e um pedido pela vida do planeta. Ao propor este tema a Igreja propõe “ Cuidar da criação, de modo especial dons de Deus, e promover…

Mais Visitadas

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Herança do governo golpista

Catedral de Notre-Dame, em Paris, sofre incêndio na tarde desta segunda-feira