Postagens

Mostrando postagens de Julho 19, 2018

"Capitalismo Contemporâneo e Educação Brasileira" reúne 19 artigos analisando a educação e o mercado

Educação é elemento fundamental para compreender como os sistemas político e de mercado foram formados. E o que esses elementos pretendem transformar ou deixar. Para a professora Rozimar Machado, da pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), pensar a política educacional é uma forma de refletir e tensionar como os governos devem organizar a administração do País. Ela e outros 19 pesquisadores da Universidade mostram, no livro Capitalismo Contemporâneo e Educação Brasileira, como as instituições normatizam a estrutura educacional com a doutrina política. “Uma das formas são as organizações internacionais que pensam a política educacional do Brasil por meio das fundações privadas de empresas”, aponta. Essas instituições  vêm desenhando a política nacional e a proposta da Base Nacional Comum Curricular, segundo aponta a professora. Organizações internacionais privadas pensarem políticas educacionais para o Brasil e não pessoas do próprio País é um exe…

Museu da Língua Portuguesa ressurge aos poucos

Imagem
Além da reconstrução de todo o telhado, já foram concluídos o restauro da fachada e das esquadrias e as ações de conservação da ala oeste.
As obras devem ser concluídas no segundo semestre de 2019. (Bruno Rocha/Estadão Contéudo) Foram concluídas nessa quarta-feira, 18, as obras de restauro da cobertura do Museu da Língua Portuguesa, na Luz, região central de São Paulo. O prédio sofreu um incêndio em dezembro de 2015.
A cobertura do prédio passa a ter o equivalente a 89.150 quilos de madeira certificada da Amazônia. Além da reconstrução de todo o telhado, já foram concluídos o restauro da fachada e das esquadrias e as ações de conservação da ala oeste. As obras devem ser concluídas no segundo semestre de 2019.
"Além da preservação, houve toda uma atualização das normas de segurança. Nós tivemos um maior rigor nas normas de segurança, equilibrando as duas questões, a preservação de um lado e a atualização da segurança de outro", disse o secretário da Cultura do Estado, Romildo…

Museu Nacional reabre sala dos dinossauros no Rio

Imagem
O Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, na zona norte do Rio, vai reabrir hoje (19), às 15h, a sala dos dinossauros, com a volta para o local do maior dinossauro já montado no Brasil, o Maxakalisaurus topai. Segundo o diretor do museu, o paleontólogo Alexander Kellner, o animal era típico da região do município do Prata, em Minas Gerais, e foi montado pela primeira vez em 2006.
A reabertura da sala, uma das principais atrações do espaço cultural, faz parte das comemorações do bicentenário do Museu Nacional, que incluem uma exposição com uma série de novidades que o público poderá visitar a partir de amanhã. Além dos dinossauros e pterossauros brasileiros poderão ser vistos fósseis de paleovertebrados relacionados ao período Mesozóico, conhecido como a Era dos Dinossauros. “Nós tínhamos uma exposição que agora renovamos. Temos exemplares de animais que viveram no tempo dos dinossauros, que fazem parte do acervo do museu”, afirmou.
De acordo com o diretor, o acervo do museu tem mais …

Cinema público de Paraty será reaberto depois de 45 anos

Imagem
A programação de Paraty para a festa literária internacional deste ano contará com uma contribuição audiovisual na Praça da Matriz, coração do centro histórico da cidade. O Cinema da Praça será reinaugurado hoje (19), após 45 anos, e terá programação especial para o evento literário e continuará aberto depois que os turistas forem embora. Para o espaço, estão programadas sessões escolares, oficinas introdutórias ao audiovisual e exibições de filmes nacionais e estrangeiros para todo o público da cidade. O sobrado que ele ocupa foi restaurado em uma obra que durou dois anos e contou com recursos da Prefeitura de Paraty, do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Comunitas, do Ministério da Cultura e da Petrobras. O casarão tem uma sala com 80 lugares e será reaberto com a exibição de um documentário sobre as experiências de moradores de Paraty com a casa da sétima arte na época em que ela ainda funcionava. No fim de semana de inauguração (19 a 22 de julho), a …

Mais Visitadas

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Biblioteca Itinerante visita escolas e CMEIs com “Literatura e Cinema”