Postagens

Mostrando postagens de Abril 30, 2016

O FUTURO DO MUNDO

Imagem
Paulo Eduardo Mendes*

Oração e profecia do escritor e padre Geovane Saraiva, membro de duas Academias de Letras, a Almece e a Amlef. O autor repercute em outras repartições de cultura. Sempre ativo paira escrevendo voltado para a pureza da sua crença e fé nos valores do seu sacerdócio. Desta feita o padre Geovane Saraiva nos brinda com "Francisco - O Futuro do Mundo". É mais um livro enfocando a personalidade ímpar do papa Francisco, tão voltado para a missão de construir pontes. O Sumo Pontífice deseja realmente unir os povos. Sonha com a paz mundial e o padre Geovane capta muito bem essa sensibilidade do âmbito universal ao nos passar mensagens belíssimas da concórdia que tanto necessitamos para vencer crises. "Francisco - O Futuro do Mundo" tem o carisma de ser um livro de oração e profecia.
A leveza do autor em detalhar a mansidão enérgica de Francisco tem o efeito de angariar, ainda mais, simpatia pelo novo papa. Roteiro bem cuidado num livro de fácil leitura.…

MENSAGEM DO PAPA PARA O DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS 2016

Imagem
Nesta manhã foi apresentada, no Vaticano, a mensagem do Papa Francisco para o 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais, sob o tema “Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo”.
A seguir, o texto na íntegra:

Queridos irmãos e irmãs!

O Ano Santo da Misericórdia convida-nos a refletir sobre a relação entre a comunicação e a misericórdia. Com efeito a Igreja unida a Cristo, encarnação viva de Deus Misericordioso, é chamada a viver a misericórdia como traço característico de todo o seu ser e agir. Aquilo que dizemos e o modo como o dizemos, cada palavra e cada gesto deveria poder expressar a compaixão, a ternura e o perdão de Deus para todos. O amor, por sua natureza, é comunicação: leva a abrir-se, não se isolando. E, se o nosso coração e os nossos gestos forem animados pela caridade, pelo amor divino, a nossa comunicação será portadora da força de Deus.
Como filhos de Deus, somos chamados a comunicar com todos, sem exclusão. Particularmente próprio da linguagem e das ações da Igreja …

EM 'COLEÇÃO', MARISA MONTE MOSTRA PARCERIAS

Imagem
domtotal.com Marisa Monte lança compilação que detalha boas parcerias e lembranças. Marisa Monte. Marisa Monte gosta da música no formato físico. Seja em CD, vinil, quem sabe até fita cassete. Nos últimos três anos, enquanto ainda estava em turnê com seu mais recente disco de estúdio, O Que Você Quer Saber de Verdade, de 2011, contudo, ela passou a mergulhar em seus arquivos analógicos para digitalizar toda a obra produzida em quase 30 anos de carreira - marca a ser completada em 2017. Em meio a esse processo de revisitação de catálogo, a artista foi constantemente arrebatada por histórias do passado, principalmente aquelas cujo registro nunca fora incluído em um álbum da sua carreira principal. Chegou a gravações como de Alta Noite, criada e cantada com a voz grave de Arnaldo Antunes, com quem ela se reencontrou inúmeras vezes durante a carreira.

A versão, gravada em fita de duas polegadas, saiu no disco do ex-Titãs, chamado Nome, de 1993, e havia sido produzida por João Donato. Era o c…

UM CORPO TERRENO

Imagem
domtotal.com
Por Gilmar P. da Silva SJ Quando a gente cresce é comum que fé também mude. Quanto a minha, não sabia que poderia ser tanto. Não falo da fé como a capacidade de crer, mas no que se crê e por onde se fia a vida. Atualmente, desconfio de muita coisa e quem me ajudou nisso não foi tanto a filosofia quanto a realidade. Esta, por ser finita e limitada, mostra como são falhas as pretensões humanas e que ela própria nem sempre coaduna com o que se sonha. Esse descompasso às vezes gera certa melancolia. Contudo, quando se compreende que o sonho é linha do horizonte para o qual se caminha e nunca se chega, não se deixa, por isso, de sonhar. Ao contrário, o sonho passa a ser simples baliza para referenciar projetos que se concretizarão de modo mais simples. Essa mudança na relação com a expectativa e o desejo faz – ao menos o fez comigo – com que o pensamento mágico seja, aos poucos, abandonado em favor do mistério. Não é que se deixa de crer no milagre da vida, mas que não se busca…

LIVRO E PRÉMIO DE JORNALISMO ASSINALAM O 50.º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

Imagem
Agência Ecclesia 28 de Abril de 2016, às 17:48       
Igreja Católica promove encontro com jornalistas a 5 de maio Lisboa, 28 abr 2016 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional das Comunicações Sociais vai assinalar o 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais com a publicação de um livro que reúne as mensagens para esta Jornada e o lançamento do 'Prémio de Jornalismo D. Manuel Falcão’.

De acordo com um comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a apresentação do livro “50 Mensagens” e o lançamento do prémio ‘D. Manuel Falcão’ vão acontecer na quinta-feira, 5 de maio, num encontro com jornalistas no âmbito do Dia Mundial das Comunicações Sociais.

A sessão, promovida pela secretariado da Conferência Episcopal para o setor dos meios de comunicação social, vai decorrer no Museu de São Roque em Lisboa, a partir das 16h00, onde o capelão da Irmandade de São Roque, padre António Vaz Pinto, fará uma apresentação sobre a temática da misericórdia.

A Mensagem para o 50.º Dia Mundial das Comunicações Soci…

FHC DEPÕE E NEGA REMESSAS ILEGAIS DE DINHEIRO

Imagem
domtotal.com Ex-presidente é investigado por envio de dinheiro ao exterior para Mirian Dutra.
O depoimento de FHC durou duas horas. Em depoimento à Polícia Federal, nessa sexta-feira (29), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso negou ter usado qualquer artifício legal para enviar dinheiro a Tomás Dutra, que reconheceu como filho com a jornalista Mirian Dutra e mora no exterior.

Em entrevista à Folha de S. Paulo em fevereiro, Mirian dissera que recebeu por anos dinheiro de FHC por meio de um contrato fictício com a Brasif Exportação e Importação. Durante o governo de Fernando Henrique (1995-2002), a empresa explorou os free shops (lojas com isenção de impostos) de aeroportos brasileiros. Em depoimento à PF no início de abril, porém, ela não confirmou a acusação.

"Fernando Henrique nunca remeteu dinheiro a Mirian, mas sim ao Tomás, a quem sempre tratou como filho", afirmou seu advogado, Sérgio Bermudes, à reportagem. "Ele enviava dinheiro de forma legal e declarada. Há mui…

É INACEITÁVEL FLEXIBILIZAR LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Imagem
domtotal.com PEC permite o início do projeto só com apresentação do EIA pelo empreendedor. Quem paga pela poluição e pela destruição dos ecossistemas é a sociedade. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse nessa sexta-feira (29) que considera inaceitável a flexibilização do licenciamento ambiental para a realização de obras. Uma das tentativas neste sentido tramita no Senado, na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 65/2012, que permite o início do projeto apenas com apresentação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) pelo próprio empreendedor.

"Do meu ponto de vista, isto contraria a própria Constituição. O meio ambiente é um bem público e o licenciamento ambiental autoriza, em nome da sociedade, que o empreendedor privado se aproprie daquele meio ambiente, com aquela finalidade. Por isso existe o licenciamento ambiental e a avaliação de impacto ambiental. Do ponto de vista de qualquer legislação que queira provocar retrocessos naquilo que está consolidado, é inaceitáv…

OS 516 ANOS DA PRIMEIRA MISSA NO BRASIL

Imagem
domtotal.com Em 26 de abril de 1500, domingo, foi celebrada a primeira missa em solo brasileiro. A Missa foi celebrada pelo Frei Henrique, com mais alguns clérigos  A primeira missa celebrada no Brasil completa 516 anos. No dia 22 de abril de 1500, chegaram as 13 caravelas lideradas por Pedro Alvares Cabral. Ao avistar do mar um monte, ele o chamou Monte Pascoal, por ser o oitavo dia da Páscoa. Ao desembarcarem em terra firme, os descobridores portugueses foram recebidos por cerca de dezoito índios e fizeram a troca de presentes. A seguir, a bordo de suas Caravelas subiram para um lugar mais protegido e foram parar na praia da Coroa Vermelha, em Porto Seguro, litoral sul da Bahia. Exatamente ali, em 26 de abril de 1500, domingo, foi celebrada a primeira missa em solo brasileiro. O escrivão Pero Vaz de Caminha descreve o acontecimento em uma carta ao rei de Portugal, D. Manuel: “Depois de 47 dias navegando pelo oceano Atlântico, ao chegarem à praia da Coroa Vermelha, dois carpinteiros fi…

O DONO DO JOGO

Imagem
Título original: Pawn Sacrifice Ambientado durante a Guerra Fria, o prodígio do xadrez americano Bobby Fischer se vê preso entre duas superpotências e suas próprias lutas enquanto ele desafia o Império Soviético. País: Estados Unidos Ano: 2014 Gênero: Drama Classificação:  Direção: Edward Zwick Elenco: Lily Rabe, Liev Schreiber, Peter Sarsgaard, Tobey Maguire, Michael Stuhlbarg, Robin Weigert, Sophie Nélisse, Evelyne Brochu, Seamus Davey-Fitzpatrick, Aiden Lovekamp Duração: 115 min.

BISPOS SUÍÇOS CONDENAM EXPORTAÇÃO DE ARMAS A PAÍSES BELIGERANTES

Imagem
2016-04-30 Rádio Vaticana


Genebra (RV) - Uma decisão que “atinge a credibilidade da Suíça no mundo”, porque dá a impressão de um país “não mais pátria de uma tradição humanitária, mas atento somente a seus interesses”.

A Comissão Justiça e Paz da Conferência Episcopal Suíça (CES) pondera desse modo o sinal verde dado estes dias pelo Conselho federal helvécio à exportação de material bélico também a vários países do Golfo Pérsico, de diferentes modos implicados no conflito em andamento no Iêmen, que até então já custou a vida de mais de seis mil pessoas.
Entre os beneficiários encontra-se a Arábia Saudita, à frente da coalizão sunita contra os rebeldes xiitas Houti, que receberá peças de substituição para seu sistema de defesa antiaérea e munições.
Não se constrói a paz exportando armas
Num comunicado difundido esta sexta-feira (29/04), a referida Comissão recorda que “a paz não pode ser construída fazendo a guerra e promovendo a indústria bélica”, e observa que o argumento de que tamb…

MOÇAMBIQUE: COMERCIANTES DE OSSOS DE CRIANÇA ALBINA DETIDOS PELA POLÍCIA LOCAL

Imagem
2016-04-30 Rádio Vaticana


Segundo  notícias da polícia local, citada pela Agência Angola Press três indivíduos de nacionalidade moçambicana foram detidos nesta quinta-feira, no distrito de Moatize, província central de Tete, na posse de ossos de uma criança albina de nove anos e do sexo masculino. Os acusados foram apanhados quando pretendiam vender as ossadas no valor de 500 mil meticais (10 mil dólares americanos) a um indivíduo que, até então, se encontrava foragido. Nos últimos tempos, Moçambique tem registado vários casos de raptos e matança de cidadãos com problemas de albinismo. Uma prática que era nota, até há pouco, em países vizinhos como o Malawi e a Tanzânia, mas que nos últimos tempos se tornaram frequentes também em Moçambique. 

(from Vatican Radio)

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Espírito Santo: Dom Pascal

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil