Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro 19, 2017

Em livro, jornalista Luís- Sérgio Santos esmiuça a trajetória do O Estado, jornal com 80 anos de atividade no Ceará

Narrar e condensar oito décadas de existência de um veículo de comunicação é fundamentalmente uma tarefa árdua. Soma-se a este expediente o fato de que o jornal cuja história é resgatada representa uma das mais tradicionais publicações da capital cearense. Lançar luz sobre esta trajetória é o desafio da obra "Intimorata: A Saga do Jornal O Estado - de José Martins Rodrigues a Venelouis Xavier Pereira", escrita pelo jornalista e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Luís-Sergio Santos. O livro será lançado oficialmente amanhã (20), às 19h, no Auditório Eva Herz, da Livraria Cultura. Além da atrativa oportunidade de adquirir o livro no local, o público pode participar de palestra e sessão de autógrafos com o autor. A noite ainda conta com uma mesa-redonda composta pelos professores e pesquisadores Francisco Auto Filho (Uece) e Roberto Martins Rodrigues (UFC). Ao todo, relata o escritor, foram quatro e decisivos anos de intensa pesquisa. Um mergulho cujo ponto de p…

XI Bienal Internacional de Dança do Ceará começa hoje (19) em Sobral e amanhã (20) em Fortaleza

por Iracema Sales - Repórter Mais do que celebrar seus 20 anos de criação, a XI edição da Bienal Internacional de Dança do Ceará - que acontece de 19 a 29 em Fortaleza e em seis municípios do Interior - mostra que a arte tem o poder de resistir. "Os tempos são difíceis. Mas não vamos nos intimidar com ameaças de obscurantismo ou julgamentos sumários", afirma o diretor artístico da Bienal, Ernesto Gadelha, admitindo que nem sempre as condições são ideais - em referência às dificuldades sociais, econômicas e políticas enfrentadas no Brasil neste momento. O cenário artístico, atingido pela escassez de financiamento, não é dos mais favoráveis. A proposta desta edição, cuja abertura em Fortaleza acontece nesta sexta (20), às 21h, no palco principal do Theatro José de Alencar, é investir em artistas que fizeram parte da programação do evento, ao longo de duas décadas. Os espetáculos "A cadeirinha e eu", da Cia Dita, criação de Fauller a partir da obra homônima da coreógr…

Academia de Letras concede Medalha Martins Filho ao jornalista Pádua Lopes

O jornalista, escritor e superintendente do jornal Diário do Nordeste, Pádua Lopes, foi agraciado com a Medalha Martins Filho, concedida pela Academia Fortalezense de Letras (AFL), em cerimônia realizada na noite de ontem, na Academia Cearense de Letras (ACL). Ele se junta ao professor Tales de Sá Cavalcante e ao médico Lúcio Alcântara, já homenageados pela comenda. Em seu discurso, Pádua Lopes agradeceu e se demonstrou emocionado pela honraria. "O fato oscula meu amor-próprio, com a suavidade do pouso de uma borboleta sobre a flor, mas ele alerta, ao mesmo tempo, para a elevação de minha responsabilidade para com a cultura cearense. Espero, sinceramente, me colocar à altura do desafio e corresponder às expectativas de um agraciado com essa láurea", ressalta o homenageado, que recebeu a Medalha das mãos de José Augusto Bezerra, ex-presidente da ACL. O homenageado destacou ainda que se sente honrado em ter sido escolhido, dentre várias opções, para receber a Medalha. "T…

Crônica ‘Um sol que chega’, da escritora Ayla Andrade

Por Ayla Andrade*
Ilustração: Jéssica Gabrielle Lima Ia eu escrever sobre o calor que toma nosso corpo e juízo nesses últimos dias. É preciso mesmo ter Fortaleza na alma pra aguentar, sem hesitar, os efeitos do sol na boca, na cabeça, nas dobras do corpo enquanto você derrete ao andar.  Ia eu escrever sobre esse calor que nos forma, que nos desorienta. Pensei em todas as sensações que a quentura provoca: a pele rachada, a terra rachada, o êxodo. Assola. O sol assola. “Um sol pra cada pessoa” como a gente escuta dizer por aí entre línguas de fora e goles d’água.
As crianças… ia eu dizer sobre as crianças. Vocês já viram como ficam as crianças no centro da cidade, puxadas pelo braço, aquela cara de descontentamento, sufoco e sede eterna? Ia eu escrever que durante um tempo trabalhei, de manhã a tarde, rodando numa kombi. Sem ar-condicionado, janelas minúsculas e a gente gritando para o motorista: segue pra BR e acelera! Era nossa chance de sobrevivência, um descanso na loucura, alguns mi…

Multas de trânsito poderão ser pagas no crédito ou débito

Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicada ontem no Diário Oficial permite que multas de trânsito e demais pagamentos relativos a veículos podem ser parcelados no cartão de crédito. Cartões de débito também poderão ser utilizados para pagamentos integrais. A resolução, no entanto, não é impositiva. Com isso, fica a cargo de órgãos locais de trânsito a decisão de aderir ou não a esse modelo de pagamentos. No Ceará e em Fortaleza, órgãos de fiscalização de trânsito devem aderir à medida. Em nota, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) afirma que vai articular com a Secretaria da Fazenda (Sefaz) para viabilizar o que estabelece a Resolução. “O Detran entende que se trata de uma medida que facilita, para os proprietários de veículos, a solução de pendências para pagamento de multas de trânsito”, diz a nota. Em Fortaleza, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) admite de maneira mais direta que vai aderir à resolução, garantindo que “possibilit…

Conflito na Venezuela é por riqueza, diz Nobel da Paz

"Para avaliar um conflito é preciso saber os detalhes que estão por trás", disse Menchú. A ganhadora do Nobel Rigoberta Menchú. (AFP)
A profunda crise na Venezuela é consequência de um conflito por riquezas em seu território, afirmou nesta quarta-feira (18) a ganhadora do Nobel da Paz de 1992, Rigoberta Menchú, em visita a Lima.
"O tema de Venezuela... é um conflito profundo e complexo. Não é uma luta entre cidadãos. É porque na Venezuela ainda há petróleo, diamantes, níquel, ouro. É a parte mais rica do nosso continente. Para avaliar um conflito é preciso saber os detalhes que estão por trás", disse Menchú em entrevista coletiva.
A ativista indígena guatemalteca participa na capital peruana da cúpula do Pacto da América Latina pela Educação com Qualidade Humana (Palech).
"Como Prêmio Nobel não tenho o poder real para acompanhar esse processo (na Venezuela). Nós defensores de direitos humanos temos um limite porque não temos a capacidade institucional. Minha p…

Decreto que facilita doação de órgãos é publicado no Diário Oficial

Aécio Amado - Repórter da Agência Brasil* Presidente Michel Temer assinou ontem decreto de transplante e doação de órgãos Alan Santos/PR O decreto 9.175 que altera o Sistema Nacional de Transplantes (SNT), assinado ontem (18) pelo presidente Michel Temer, está publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (19). O novo texto retira a possibilidade de consentimento presumido para doação e reforça a decisão expressa da família do doador no processo. Além disso, acaba com a exigência do médico especialista em neurologia para diagnóstico de morte encefálica. O decreto regulamenta a Lei 9.434, de 1997, conhecida como Lei dos Transplante de Órgãos, e também inclui o companheiro como autorizador da doação. Até então, era necessário ser casado oficialmente com o doador para autorizar o transplante. “A autorização deverá ser do cônjuge, do companheiro ou de parente consanguíneo, de maior idade e juridicamente capaz, na linha reta ou colateral, até o segundo grau, e firmada em document…