Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 25, 2018

Mistério da Santíssima Trindade

Padre Geovane Saraiva*
No mistério da Santíssima Trindade, encontra-se o eixo central da fé e da vida cristã, na revelação de Deus como Pai, Filho e Espírito Santo. Nosso Senhor Jesus Cristo foi quem nos revelou tão excelso mistério, falando-nos do Pai, do Espírito Santo e d’Ele próprio. Longe de pensar numa verdade produzida pela Igreja, mas revelação do Filho, compreendendo-a como inesgotável mistério de amor, verdade revelada por Deus. Tomemos a simplicidade de uma criança, ao interpelar Santo Agostinho, enquanto meditava sobre o mistério da Santíssima Trindade: “Eu te digo, é mais fácil colocar toda a água do oceano neste pequeno poço na areia do que a inteligência humana compreender os mistérios de Deus”.
A história da humanidade se divide em duas partes: antes de Cristo e depois de Cristo.  Na encarnação do Verbo, temos o fim de uma era e o começo de uma nova, com a humanidade peregrinando na história, na qual, nos nossos dias, somos chamados a contemplar Jesus na montanha sagrad…

Qual a importância das coisas?

Carlos Delano Rebouças*
Que importância tem um móvel velho que não serve mais para a sua casa? Que importância tem uma roupa velha e rasgada, que não usa mais? Qual o destino que costuma dar a uma caixa de papelão que embalou alguma coisa adquirida recentemente? Qual o destino dado às garrafas pets que costumam condicionar as bebidas consumidas em sua casa? 
São inúmeras perguntas que de pronto temos respostas, prontas, para justificar seus descartes quando não mais nos servem. Tudo tem seu valor, sua importância, desde que saibamos de nossas necessidades e de nossos projetos. Tudo que não serve para alguém pode vir a representar muito para quem tem pouco ou nada tem. Pode arrancar um sorriso, uma lágrima, e ser motivo de festejar. Todavia, caso venha a se tornar algo muito valioso, necessário, que os sentimentos se encarreguem de se manifestar, verdadeiramente, e que sejam compreendidos por aqueles que ainda não têm maturidade e sabedoria para isso.
Quantos dormem em calçadas, debai…

Conheça sete charmosas livrarias de rua em São Paulo

Elas ocupam pequenas casas, têm livros cuidadosamente escolhidos e atendimento especial. Confira um passeio por sete livrarias de rua que resistem como pontos de troca de experiência e de eventos culturais  Júlia Corrêa e Renato Vieira LIVRARIA SIMPLES Foto: Renato Vieira/Estadão + O desejo da livraria, reforçado por seu slogan, é ser “a loja dos livros impossíveis”. Os sócios Adalberto Ribeiro e Felipe Faya decidiram apostar em publicações raras, sem distinção entre itens novos e usados. Começaram vendendo para amigos e, em dezembro, abriram a loja física, num sobrado na Mooca. Lá, é possível encontrar clássicos da literatura, livros infantis e de humanidades, e biografias, como a de Clementina de Jesus. R. dos Bancários, 72, Mooca, 3443-9992. 10h/18h30 (sáb., 10h/15h; fecha dom. e fer.). O Fusca e o cão Foto: Renato Vieira/Estadão O Fusca acima quase sempre está parado na porta da Livraria Simples, e é utilizado para transportar grandes encomendas. O vira-lata Kazu, adotado pelos donos, …

A literatura periférica

Autoria:  Adilma Alencar A origem etimológica do termo periferia encontra-se no latim peripherĭa, cujo conceito refere-se àquilo que rodeia um determinado centro. Durante muito tempo o exercício da escrita literária foi um privilégio de classe. Segundo dados de pesquisa realizados pela UNB (Universidade de Brasília), o perfil do escritor brasileiro é pouco diverso. A pesquisa mostra que nos livros publicados entre 1965 e 2014, mais de 70% deles foram escritos por homens, 90% são brancos e pelo menos a metade veio do Rio de Janeiro e de São Paulo.Com estes dados fica claro o que é o centro do consumo de literatura, o tal cânone, mas a pesquisa nada diz sobre a potência da literatura produzida na periferia. As aulas de literaturas da 2ª série do Ensino Médio do Santa Maria propõem uma literatura viva, por isso a presença pulsante da literatura periférica. Os alunos conheceram o diário de Carolina Maria de Jesus, publicado na década de 1960, Quarto de despejo: diário de uma favelada rel…

Carta ao leitor II

Gonzaga Mota*  Amigas e amigos. Gostaria de apresentar-lhes, dentro de uma visão histórica, um resumido perfil do Padre Cicero Romão Batista. Cearense do Cariri, religioso por convicção e sentimento, como também político em razão de fatores circunstanciais, nunca abandonou os princípios básicos da justiça social, da oração e do trabalho, sempre na defesa dos mais humildes. Não há dúvida, "Padim Ciço" tornou-se santo pela vontade popular e foi responsável pela expansão da fé católica não só no Nordeste do Brasil, mas no restante do País e com reflexos em outros. Provavelmente, por sua vida não ter sido analisada, com a merecida ênfase, tomando-se por base aspectos teológicos e filosóficos, fez do ilustre patriarca uma figura polêmica, quando na verdade deveria ser uma unanimidade. Padre Cícero, a rigor, seguiu o pensamento de Santo Tomás de Aquino, tendo por ponto fundamental a doutrina escolástica, buscando a harmonia entre o racionalismo aristotélico e a tradição do cristia…

Pesquisa da UFC ajuda a entender o processo de metástase

Na UFC, estudo constata que rigidez e viscosidade de células cancerosas são menores, o que facilita a progressão da doença Prof. Jeanlex de Souza coordena a pesquisa, feita com auxílio do microscópio de força atômica (AFM) (Foto: Ribamar Neto/UFC) Um dos fatores que torna difícil o combate ao câncer é a capacidade das células doentes de se multiplicar e viajar pelo corpo. Na metástase, a migração das células resulta no aparecimento de novos tumores, o que torna o entendimento desse mecanismo algo essencial para tratar a doença. Pesquisa da Universidade Federal do Ceará investigou uma área ainda pouco estudada no Brasil – a biofísica celular – e obteve dados que ajudam a entender melhor a metástase. Realizado pelo Laboratório de Microscopia Avançada do Departamento de Física da UFC, o estudo analisou as características de células de câncer de rim a partir de aspectos biofísicos. Os pesquisadores chegaram à conclusão de que, comparadas a células saudáveis, as cancerosas apresentavam men…