Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 27, 2015

O encontro de Paulo com o Filho de Deus

Imagem
Padre Geovane Saraiva*Para a humanidade, o encontro de Paulo com o Filho de Deus no caminho de Damasco, além de maravilhoso, foi consequente. Mudou por completo a sua vida, a ponto de suportar tudo por causa do reino, agradando e sendo sempre fiel ao seu Mestre e Senhor, vivendo o que anunciava, dizendo com humildade e coração aberto: "Pela graça de Deus, sou o que sou” (1Cr 15, 10). O providencial encontro de Paulo com Nosso Senhor Jesus Cristo lhe possibilitou descobrir a imprescindível luz que o fez enxergar a dimensão transcendente da vida. A luminosidade recebida por aquele que se tornou mestre e doutor das nações é a grande verdade que sempre quer se manifestar a humanidade: “O Cordeiro de Deus que tira o pecado mundo”. Paulo, missionário por excelência, não conviveu pessoalmente com o Mestre e Senhor. No início, de perseguidor ferrenho da Igreja e dos cristãos, abraçou a fé na viagem de Damasco e se transformou totalmente, testemunhando a partir de então, que Jesus Cristo é …

Grécia: Igreja Católica espera de Alexis Tsipras mais do que «promessas e palavras bonitas»

Imagem
Agência Ecclesia26 de Janeiro de 2015, às 18:35
LusaPresidente da Conferência Episcopal Grega analisou para a Agência ECCLESIA vitória do Syriza Atenas, Grécia, 26 jan 2015 (Ecclesia) – O presidente da Conferência Episcopal Grega reagiu hoje com cautela à eleição para primeiro-ministro de Alexis Tsipras, sublinhando que “falta conhecer o programa” que o líder político de esquerda terá para o país. Em entrevista à Agência ECCLESIA, D. Fragiskos Papamanolis frisa que o sucessor de Antonis Samaras “não apresentou um programa claro”, apenas “muitas promessas e palavras bonitas”, que “um povo desiludido com a política depressa seguiu”. As últimas eleições legislativas tiveram uma percentagem de abstenção de 40 por cento, ou seja, em 11 milhões de gregos votaram pouco mais do que seis milhões. Deste número, o partido de esquerda (e anti programa de auteridade) Syriza, liderado por Alexis Tsipras, obteve 36, 3 por cento dos votos, cerca de 8,5 por cento acima do partido conservador Nova Democ…

Papa: a oração para fazer a vontade de Deus

Imagem
Rádio Vaticana Cidade do Vaticano (RV) - É preciso rezar a Deus e pedir todos os dias a graça de entender a sua vontade, a graça de fazer a sua vontade e a graça de realizar sua vontade completamente. Este é o ensinamento que o Papa buscou na liturgia do dia para insipirar a sua homilia na manhã desta terça-feira (27/01), na Casa Santa Marta. Certa vez havia uma lei feita de prescrições e proibições, de sangue de bois e cabras, “antigos sacrifícios” que não tinham a “força” de “perdoar os pecados”, nem de fazer “justiça”. Então, o Cristo vem ao mundo e com sua subida à Cruz – o ato “que de uma vez por todas nos justificou” – Jesus demonstrou qual é o sacrifício que mais agrada a Deus: não o holocausto de um animal, mas a oferta da própria vontade para fazer a vontade do Pai. Núcleo da fé As leituras e o Salmo do dia conduzem a reflexão de Francisco a respeito de um dos fulcros da fé: a “obediência à vontade de Deus”. Esta, afirma o Papa, “é a estrada da santidade, do cristão” para que…

Religião ou ideologia?

Imagem
domtotal.comNuma expressão apressada, espalha-se a ideia de que religião identifica-se com fanatismo irracional. Protesto de muçulmanos contra o jornal Charlie Hebdo: 'pluralidade de expressão é um valor inquestionável'. Por Dom Aldo Pagotto*
A série de atentados terroristas, seguidos de massacres inomináveis, suscita em nós um misto de consternação e indignação ética. Há alguns anos, após os atentados às Torres Gêmeas e ao Pentágono, sucedem-se provocações, ameaças e fatos consumados de ódio e vingança às nações do Ocidente. Em suma, ao que parece, a tendência do terrorismo é confundir mundo capitalista e “status quo cristão”. Jornalistas e analistas políticos internacionais não conseguem esboçar uma resposta lógica, tentando explicitar “por que” que em pleno século XXI recrudesce o fanatismo fundamentalista, de caráter religioso. Por que destruir tudo o que seja considerado inimigo do Estado Islâmico (EI)?
Numa expressão apressada, e por isso perigosa, espalha-se a ideia confu…

A volta das ideias - Mario Vargas Llosa

Imagem
Há muito não se via tanta efervescência na vida pública, debatendo sobre os ataques jihadistas. Os ataques terroristas reativaram as raízes democráticas da sociedade francesa. Por Mario Vargas Llosa*
Os assassinatos cometidos pelos jihadistas na França contra a revista satírica Charlie Hebdo e um supermercado kosher tiveram surpreendentes consequências políticas. Eles reativaram as raízes democráticas da sociedade francesa e mobilizaram imensos setores para que manifestassem seu protesto contra aquela barbárie e sua defesa da tolerância, da liberdade, da igualdade, do direito à crítica e da legalidade, valores que se viram ameaçados com aqueles crimes.
Além disso, devolveram a confiança da opinião pública no Governo (que parecia desfalecer) do presidente François Hollande e do seu primeiro-ministro, Manuel Valls, pela forma enérgica como lidaram com a crise provocada pelo desafio terrorista, e renovaram os consensos da classe política francesa em favor dos “princípios republicanos”, ou …

Nevasca histórica afeta quase 30 milhões de pessoas nos EUA

Imagem
Aos menos sete estados do país decretaram estados de emergência. Cidade mais populosa, Nova York está 'paralisada' desde esta segunda. Da EFE
Pessoa caminha no meio da nevasca na Avenida A em East Village na região de Nova York durante a madrugada desta terça-feira (27) (Foto: Patrick Sison/AP Photo) A cidade de Nova York está paralisada desde a noite de segunda-feira (26) por uma tempestade de neve que se estende pelo nordeste do país e que forçou as pessoas a permanecerem dentro de casa até o fim do temporal. saiba maisBrasileiros se preparam para enfrentar nevasca histórica em NYAmerican e TAM cancelam voos entre Brasil e EUA por causa da nevasca Desde as 23h locais de segunda (2h de Brasília desta terça-feira), o trânsito normal nas ruas da cidade foi interditado por determinação do prefeito, Bill de Blasio. Está permitida apenas a circulação de veículos de emergência. O metrô da cidade, que normalmente funciona 24 horas por dia e transporta diariamente cerca de 6 milhões de …

Após 70 anos, últimos sobreviventes não esquecem horrores de Auschwitz

Imagem
Libertação do maior campo de extermínio nazista completa sete décadas. Em alguns anos não restarão sobreviventes; veja seus relatos. Do G1, em São Paulo*
O sobrevivente de Auschwitz Laszlo Bernath, de 87 anos, posa para a agência Reuters em Budapeste (Foto: Laszlo Balogh/Reuters) Cerca de 300 sobreviventes de Auschwitz regressam nesta terça-feira (27) ao lugar onde viveram um dos piores horrores da história humana para advertir contra a repetição de um crime semelhante, 70 anos depois da libertação do campo nazista pelo exército soviético, em 27 de janeiro de 1945. “É o último aniversário de número redondo celebrado na presença de um importante grupo de sobreviventes", explica Piotr Cywinski, diretor do museu do campo de Auschwitz, instalado em 1940 pela Alemanha nazista no sul da Polônia. Auschwitz-Birkenau foi o lugar da morte de cerca 1,1 milhão de pessoas, entre elas 1 milhão de judeus de vários países europeus. Transformado em museu e memorial, recebeu no ano passado 1,5 milhã…

Vai viajar? Confira os dez melhores programas de verão em Pernambuco

Imagem
G1 escutou pernambucanos e turistas e listou os dez passeios imperdíveis. Praias, cachoeiras, mergulhos e esportes náuticos fazem parte da lista. Marina BarbosaDo G1 PE
No Litoral Sul de Pernambuco, Porto de Galinhas é uma das praias mais procuradas pelos turistas. Visita a piscinas naturais é um dos passeios imperdíveis no verão (Foto: Rodrigo Cavalcanti / Prefeitura de Ipojuca) Viajar é um dos maiores desejos dos brasileiros. Para muitos, a vontade de conhecer novos lugares não passa, mas uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) comprovou que este é um dos principais sonhos dos brasileiros neste início de ano. E nada melhor que aproveitar as férias de verão para colocar esse plano em prática. Nesta época de sol e calor, as praias são os destinos mais procurados pelos viajantes. E, quando se pensa em praia, o Nordeste logo vem à cabeça. Com praias de águas quentes e opções de diversão para todos os gostos, o litoral de Pernambuco é um dos mais procurados pelos turist…

Mais Visitadas

MEU PROFESSOR: MEU SUPER-HERÓI

Morre, aos 92 anos, a escritora Zibia Gasparetto

Dentro da rotina das redes sociais, mulheres dividem as dificuldades e os pontos positivos de expor a maternidade

A Palavra Não