Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 1, 2017

Minha mãe

Imagem
Gonzaga Mota* Mãe é sinônimo de amor. Para reflexão, duas citações: "O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei" (Rur. 13,10) e "Amor de mãe é a mais elevada forma de altruísmo" (Machado de Assis). São pensamentos que evidenciam quanto é importante para um filho ter certeza da dedicação maternal, pois ela o protege mediante os sentimentos da solidariedade, da doação, da orientação para a vida, enfim do amor. A falta de uma mãe é, sem dúvida, uma dor cruel para um filho. Recentemente, em 21.11.17, Deus levou para ficar ao seu lado minha querida mãe Helenita. Quanta saudade! Com cem anos e dois meses de idade, ainda lúcida, dava aos filhos conselhos baseados nos sentimentos de Cristo. Sempre nos pedia para ler e interpretar o Sermão da Montanha. Dona Helenita, juntamente com o nosso pai Fernando (falecido há 25 anos), constituiu, com a graça de Deus, uma bela família formada por 10 filhos, 37 netos, 69 bisnetos e três…

Díaz Yanes, cineasta de prata esterlina

Imagem
1 DE DEZEMBRO DE 2017 - 09:29 BRST COSTHANZOPode ser que os tempos de Agustín Díaz Yanes (Madrid, 1957) não sejam os da conquista da América - o apelido composto sugere um ar nobre e uma proeza amazônica - mas também ele não está muito confortável na sociedade asséptica que o rodeia e talos. Fumante Da esquerda. Fetish no hábito diário de comprar o jornal, principalmente EL PAÍS. Carnívoro Boêmio genuíno cercado por impostores hipsters. E pode-se dizer que o tourada , apesar de defini-lo assim, gosta de touradas, restringe a expressão anedótica a grande paixão do cineasta e do habitat onde talvez se sinta mais feliz.

O primeiro leitor que acreditou em Marcel Proust

Imagem
Marcel Proust (1871-1922) escreveu milhares de cartas , muitas delas para evitar ter que conversar. Eles eram um substituto da conversa e quase uma mania, como evidenciado pelo fato de que, para se comunicar com sua mãe alguns dias, ele preferia deixar suas notas longas ao lado de um vaso. Philip Kolb, responsável pela edição canônica de sua correspondência, reuniu mais de cinco mil cartas, e considerou que isso significava um décimo do total. Duzentos daqueles que atravessaram Proust e o editor e crítico Jacques Rivière agora vêem a luz em espanhol no editorial La uÑa RoTa. Seu tradutor, Juan de Sola, ponderou a relevância dessas cartas porque Rivière era "a pessoa que tomou Proust a sério" e "seu primeiro detector". Perdeu a primeira carta que Rivière dirigiu a Proust, a resposta desta é preservada em 7 de fevereiro de 1914, que começa com um "Por fim, encontro um leitor que percebe que meu livro é um trabalho dogmático e uma construção! E que felicidade eu t…

O medo do futuro faz com que a sociedade deseje o retorno passado, alerta Bauman em livro póstumo

Imagem
por Iracema Sales - Repórter Zygmunt Bauman deixou, entre seus papeis finalizados, o livro "Retrotopia", uma reflexão sobre o catastrófico tempo presente e o desejo de se retomar realidades e situações do passado. Obra chega às livrarias pela Zahar A expressão de espanto e temor diante do desconhecido captada no olhar do "Angelus novus", pelos traços sensíveis do pintor suíço Paul Klee (1879-1940), desenho realizado em 1920, sintetiza bem o desencanto dos habitantes da "sociedade líquida global". A analogia da obra, que ganhou o nome de "O anjo da história" do pensador alemão Walter Benjamin (1892-1940), com a situação do mundo atual aparece em "Retrotopia", livro póstumo do sociólogo polonês Zigmunt Bauman (1925-2017). Pela concepção de Bauman, o futuro pode ser também comparado a um país estrangeiro, citando seus protagonistas: os "millenials". Nome dado aos jovens que estão ingressando no mercado de trabalho, tendo como pri…

Festival traz nova formação do Barão Vermelho a Fortaleza

Imagem
Nascida no Rio de Janeiro, na década de 1980, o Barão Vermelho tornou-se uma das maiores bandas de rock nacional da época, e ainda é uma das grandes referências do rock brasileiro na atualidade. O último show do Barão na Capital foi em 2013, na turnê de comemoração dos 30 anos de lançamento do primeiro disco. Após hiato que durou quatro anos, o grupo retorna com nova formação aos palcos de Fortaleza, no dia 2, para o Selvagem Art Mix Festival, amanhã, 2, na Praça Verde do Dragão do Mar. Neste ano, a banda anunciou a saída de dois integrantes. Um deles foi em janeiro, quando o cantor e guitarrista Frejat, que foi substituído por Rodrigo Suricato, anunciou que estava com “muitos” compromissos e sairia do quinteto para dar continuidade à sua carreira solo. Em novembro, o baixista Rodrigo Santos, que estava há 25 anos no Barão Vermelho, se despediu do grupo para também seguir na carreira solo. Sobre o assunto Legião Urbana ganha homenagem no Selvagem Art Mix O novo vocalista, Rodrigo Suri…

Leilão Filantrópico de Obras de Arte Amigos em Ação ocorre no sábado (09)

Imagem
Quatro instituições serão beneficiadas com as doações: Lar Torres de Melo, Oficina do Senhor, Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza e Lar Amigos de Jesus 29/11/2017 Foto: Obra de Fabiano Chaves Marcando o término da Campanha Amigos em Ação 2017, a Alessandro Belchior Imóveis realiza no sábado (09), a 14ª edição do tradicional Leilão Filantrópico de Obras de Arte Amigos em Ação, no Hotel Gran Marquise, a partir das 12 horas, sob a condução do leiloeiro João Paulo Ferreira, da Montenegro Leilões. Durante o evento serão leiloadas as 86 obras de arte que ficaram expostas de 16 de novembro a 27 de novembro na CDL de Fortaleza. O leilão tem o objetivo de arrecadar fundos para manutenção das obras assistenciais do projeto Amigos em Ação, que beneficia anualmente entidades filantrópicas cearenses com doações de alimentos. O leilão valoriza artistas já celebrados, mas também abre espaço para talentos recém-descobertos das artes plásticas cearenses, todos unidos em prol da solidariedade. Entre…

Mais Visitadas

Espírito Santo: Dom Pascal

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil

PRESIDENTE DE PORTUGAL FELICITA CHICO BUARQUE POR PRÊMIO CAMÕES DE LITERATURA