Postagens

Mostrando postagens de Julho 15, 2016

Temeridade não é coragem

Imagem
O dono de um sítio estava procurando um bom carroceiro para dirigir sua charrete. Vários candidatos se apresentaram e ele quis submetê-los a um teste. Fez a mesma pergunta a todos: – Vamos supor que, tocando o animal, você percebesse um enorme buraco no meio da estrada. Até onde você chegaria com a charrete? As respostas foram as mais diversas. – Eu teria coragem de chegar bem perto. Até uns dois metros – disse o primeiro. – Eu chegaria mais perto ainda para verificar o tamanho do buraco – respondeu o segundo, pensando que o patrão queria testar a coragem deles. O terceiro respondeu com modéstia: – Não sei responder, porque nunca me coloquei numa situação tão perigosa. Mas penso que faria como sempre fiz: manter-me-ia o mais longe possível do perigo. Este último agradou ao patrão. Nas mãos de um homem prudente, a sua vida e a do animal estariam mais seguras. Temeridade não é coragem, mas imprudência. E a Palavra de Deus afirma: “Quem ama o perigo, nele perecerá” (Eclo 3,26). _________…

Diminuir a poluição na China? Sim, mas por 5 euros

Imagem
Só em 2013, a poluição atmosférica matou mais de cinco milhões de pessoas na China.

As máscaras anti-poluição tornaram-se um acessório normal para os chineses. Por Liliana Borges* Os chineses estão dispostos a pagar para respirar um ar mais limpo. Para reduzir um micrograma de poluição por metro cúbico durante os próximos cinco anos, cada habitante aceita pagar uma média de cinco euros, um euro por ano. A conclusão é do estudo publicado pela organização National Bureau of Economic Research, que analisa dados entre 2006 e 2012 de 81 cidades, incluindo as despesas que cada habitante tem na compra de produtos para purificar o ar e a eficácia de cada um. Koichiro Ito, professor na Universidade de Chicago e um dos investigadores envolvidos no estudo, destaca que “alguns governantes chineses” descartam a necessidade de apostar na melhoria da qualidade do ar e acreditam que o país deve se concentrar “apenas no crescimento econômico”, cita o Wall Street Journal. Também o ministro do Ambiente ch…

França: alvo de múltiplos ataques desde 2015

Imagem
Invasão da redação do Charlie Hebdo, em janeiro de 2015, deu início à série de atentados.

O ataque em Nice é o décimo da lista de atentados realizados ou frustrados na França desde 2015. O ataque que deixou mais de 70 mortos na noite desta quinta-feira (14), em Nice (sudeste), chega depois de vários realizados ou frustrados na França desde os atentados extremistas de janeiro de 2015 contra o semanário satírico Charlie Hebdo. - De 7 a 9 de janeiro de 2015: Os irmãos Said e Cherif Kouachi mataram 12 pessoas em 7 de janeiro na sede do semanário satírico francês Charlie Hebdo, em Paris. Entre as vítimas estavam o diretor da publicação, vários de seus renomados cartunistas e dois policiais. Após dois dias foragidos, as forças de segurança executaram os atacantes, entrincheirados em uma empresa nos arredores da capital. Em 8 de janeiro, Amedy Coulibaly matou um policial e feriu um agente municipal em Montrouge, ao sul do País. E, um dia depois, fez reféns os clientes e funcionários de um sup…

Corpo de Hector Babenco é velado em São Paulo

Imagem
Flávia Albuquerque – Repórter da Agência Brasil O velório do cineasta Hector Babenco começou às 10h de hoje (15) e vai até as 15h na Cinemateca, no bairro Vila Mariana, zona Sul da capital paulista. Ele morreu após uma parada cardiorrespiratória na noite de quarta-feira (13) em São Paulo. O corpo do cineasta será cremado no cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra por volta das 17h, em uma cerimônia para familiares e amigos. Babenco tinha 70 e estava internado no Hospital Sírio Libanês desde terça-feira. Para o ator Tony Ramos, Babenco foi um diretor da maior importância e entre suas principais características estavam a franqueza absoluta e a determinação. “Ele jamais mascarava o que sentia. Dava indicações para o ator, mesmo quando não era uma produção sua. Ele sempre vinha e dava uma dica amável, bem-humorada, mas era contundente, criativo. Era um homem de palavra, corajoso, tudo era dito na frente. Isso é importante, é a característica de um homem forte e determinado. Ele mere…

Morre em São Paulo crítico de teatro e imortal da Academia Brasileira de Letras, Sábato Magaldi

Imagem
Marli Moreira – Repórter da Agência Brasil

O crítico de teatro e imortal da Academia Brasileira de Letras, Sábato Magaldi, morreu ontem à noite, no Hospital SamaritanoDivulgação/ABL
O crítico de teatro Sábato Magaldi, um dos mais conceituados intelectuais brasileiros, morreu na noite de ontem (14), às 23h, aos 89 anos, no hospital Samaritano, em São Paulo. O velório ocorrerá das 12h às 15h, no cemitério Memorial Parque Paulista, em Embu das Artes, onde o corpo será cremado. Magaldi estava internado desde o último dia 2, com um quadro de choque séptico que evolui para uma infecção pulmonar. Sábato Magaldi era membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) e, desde a década de 1950, publicava artigos no Suplemento Literário do jornal o Estado de São Paulo. Mineiro, nascido em Belo Horizonte em 9 de maio de 1927, o intelectual era formado em direito. Morou na França entre 1950 e 1953, quando recebeu o certificado de estética da Universidade de Paris-Sorbonne, título concedido aos aprovados e…

Aposentados e pensionistas que recebem pelo BB têm nova opção de saque

Imagem
Da Agência Brasil Cerca de 3,7 milhões de aposentados e pensionistas que recebem pelo Banco do Brasil agora podem sacar o benefício pelo Banco24Horas, caixas eletrônicos compartilhados por vários bancos. Os portadores do cartão da Previdência Social emitido pelo Banco do Brasil só podiam receber o dinheiro pelos terminais próprios do banco e nos guichês de caixa da instituição. Mas, por segurança, a solução está disponível apenas para transações via cartões com chip. Desde o ano passado, o Banco do Brasil substituiu mais de 2 milhões de cartões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A troca é gratuita e pode ser feita na agência onde o benefício do aposentado ou pensionista está vinculado. Para esclarecer dúvidas, o banco dá orientações pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), no telefone 0800 729 0722. O atendimento funciona 24 horas, em todos os dias da semana.

Questão social e política faz da França alvo de atentados, dizem especialistas

Imagem
Marieta Cazarré – Correspondente da Agência Brasil Em janeiro do ano passado, mais de um milhão de pessoas e 40 chefes de estado participaram da Marcha contra o Terror, após o atentado ao jornal Charlie Hebdo. No final do mesmo ano, outro ataque na capital francesa matou mais de 130 mortosEPA/Agência Lusa/Direitos Reservados
























A França vem sendo, claramente, alvo preferencial de ataques nos últimos meses. Para a portuguesa Mónica Ferro, professora do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, há duas razões principais para isso. A primeira é o empenho militar francês no combate ao Estado Islâmico (EI) na Síria, Iraque e Líbia. “Embora até o presente momento ainda não saibamos se foi um atentado reivindicado pelo EI, pois ainda não há reivindicação, sabemos que alguns grupos ligados ao EI já se congratularam nas redes sociais por este atentado”, afirmou à Agência Brasil. A segunda razão, de acordo com a professora, é que a França tem grandes comunidades de …

Maniqueísmo

Imagem
Gonzaga Mota*
Carlito Maia, já falecido, foi um intelectual extremamente ativo. Publicitário digno, defensor da justiça e da paz, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores disse certa vez: "Quando a esquerda começa a contar dinheiro, converte-se em direita". Por outro lado, sem também tomarmos como regra geral, poderíamos dizer que quando a direita deixa de contar dinheiro vira esquerda. Essas observações mostram a importância dos aspectos monetários na formação do pensamento e das atitudes, ao longo do tempo, de boa parte da humanidade. Estudiosos, cientistas e filósofos abordaram tal comportamento à luz de princípios políticos, éticos e morais. As duas frases mencionadas, apesar de aparentemente simplórias, concentram mensagens fortes no que diz respeito à conduta das pessoas. Lamentavelmente, nos dias atuais, a exacerbação do pragmatismo está ocupando espaço das opções ideológicas e institucionais, o que nos confunde e aumenta as dúvidas relacionadas com a existência…

Lançam site para que os católicos do mundo “voltem para casa”

Imagem
(ACI).- A organizaçãoCatholics Come Home(Católicos voltem para casa) lançou seu novo site em diferentes idiomas com o objetivo de incentivar os fiéis que estão afastados a que retornem àIgrejae conheçam melhor sua fé. O novo site foi criado em português, espanhol, italiano, francês, alemão, polonês, sueco e filipino. Há 18 anos, Catholics Come Home, sob a orientação de vários cardeais,bispos e teólogos, tem convidado milhões de almas a “voltar para casa na Igreja Católica” com a ajuda de vídeos e de diversos conteúdos. Segundo relatórios estatísticos das dioceses dos Estados Unidos e do Canadá, cerca de meio milhão de almas responderam a esse convite e retornaram para suas paróquias. “Agora, com o lançamento deste site nos meios internacionais, esperamos ver mais almas retornar à Igreja Católica fundada por Jesus através do Espírito Santo”, manifestou Tom Peterson, fundador e presidente da Catholics Come Home, em um comunicado à imprensa. Esta iniciativa motivou seus seguidores a compa…

Igreja dos EUA pede proteção à liberdade religiosa

Imagem
Primeira alteração do Ato de Defesa garante imparcialidade da lei em relação à religião nos EUA; emenda está em votaçãoDa redação, com Rádio Vaticano O Presidente da Subcomissão Episcopal para a Promoção e a Defesa do Casamento dos Estados Unidos, Arcebispo Salvatore J. Cordileone, e o Presidente do Comitê para a Liberdade Religiosa, Arcebispo William E. Lori, pediram a aprovação da Primeira Alteração do Ato de Defesa. Esta é a primeira emenda da constituição que garante a imparcialidade da lei em relação à religião e à liberdade religiosa, proibindo o Congresso de fazer leis para o reconhecimento oficial de qualquer religião em detrimento de outras. Em 14 de julho, a Câmara de Supervisão e o Comitê da Reforma Governamental realizaram uma audiência sobre a Primeira Alteração do Ato de Defesa (FADA – sigla em inglês). A Conferência da Subcomissão Episcopal para a Promoção e a Defesa do Casamento dos Estados Unidos tem expressado o seu apoio a esta legislação, que forneceria uma medida …

Papa reza por vítimas do atentado em Nice, na França

Imagem
Francisco segue com preocupação notícias sobre novo atentado na França, em que pelo menos 84 pessoas morreramDa Redação, com Rádio Vaticano O Papa Francisco acompanha com apreensão e oração as notícias sobre onovo atentado na França, desta vez na cidade de Nice. O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, publicou nesta sexta-feira, 15, uma nota a respeito. Caminhão utilizado no ataque asegue sob análise / Foto; Reprodução Reuters “Acompanhamos esta noite, com grandíssima preocupação, as terríveis notícias que chegavam de Nice. Manifestamos, portanto, por parte do Papa Francisco e nossa toda a solidariedade aos sofrimentos das vítimas e de todo o povo francês, naquele que deveria ser um grande dia de festa. Condenamos de maneira mais absoluta toda manifestação de insensatez homicida, de ódio, de terrorismo e de ataque contra a paz”, afirmou Pe. Lombardi. Em telegrama enviado nesta sexta-feira, 15, ao bispo de Nice, Dom André Marceau, Francisco condena a violência c…

Alice Domenech, do projeto que resgata valores pela arte, relata como contar histórias muda a vida de 400 crianças

Imagem
Alguns livros doados e meia dúzia de crianças foram o pontapé inicial da realização de um grande sonho. Assim nasceu o projeto social Revarte (Resgate de Valores pela Arte), em Fortaleza, que atende, hoje, 400 crianças. A idealizadora do projeto, Alice Domenech, conversou com a Agência da Boa Notícia sobre seu trabalho e os desafios para manter a iniciativa, cuja a base é contar histórias para o público infantil.Foto: Divulgação RevarteAlice Domenech em momento de interação no projeto Alice Domenech, mãe de sete filhos, 12 netos, 30 anos de trabalho como professora e uma grande vontade de fazer algo mais. Chegado o momento da aposentadoria, tempo livre, descanso! Talvez fosse a hora da tão merecida folga. Mas, segundo a própria Alice, ela precisava se sentir útil. Foi então que  resolveu desenvolver uma atividade partindo daquilo que ela sabe fazer com primor: contar histórias para crianças. Alguns livros doados e meia dúzia de crianças foram o pontapé inicial a realização de um gran…

Mais Visitadas

Espírito Santo: Dom Pascal

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil

PRESIDENTE DE PORTUGAL FELICITA CHICO BUARQUE POR PRÊMIO CAMÕES DE LITERATURA