Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 1, 2018

Celebrando 15 anos de lançamento do livro Inversos Felizes, Sarau da Lamarca acontece na próxima sexta-feira

O Sarau Inversos, Mariposas & Canções será realizado nesta sexta-feira, 3 de agosto, na Livraria Lamarca, no Benfica. A iniciativa é capitaneada pelo poeta Francélio Figueredo, que vai dividir o microfone com convidados. A sarau celebra os 15 anos do lançamento do livro Inversos Felizes. O microfone estará aberto para quem desejar recitar textos. A entrada no evento é gratuita. Também haverá participação de músicos. Francélio Figueredo Serviço Sarau Inversos, Mariposas & Canções Quando: sexta-feira, 3 Horário: 19 horas Onde: Livraria Lamarca (Avenida da Universidade, 2475 – Benfica) Outras informações: @livrarialamarca
O Povo

Exposição em SP celebra centenário de nascimento de Athos Bulcão

Os traços do artista Athos Bulcão na azulejaria, nos desenhos, na pintura, nas fotomontagens, nos cenários e figurinos, além da estreita relação que ele estabeleceu entre arquitetura e arte estão em exposição no Centro Cultural Banco do Brasil a partir de hoje (1º). A mostra 100 Anos de Athos Bulcão, que vai até 15 de outubro, comemora o centenário de nascimento do artista e propõe um profundo mapeamento e imersão na diversidade de seus trabalhos e suas técnicas. Exposição 100 Anos de Athos Bulcão comemora o centenário de nascimento do artista no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo - Rovena Rosa/Agência Brasil O visitante terá a possibilidade de conhecer o processo de produção do artista, com a exibição de mais de 300 trabalhos, alguns inéditos, realizados entre os anos 1940 e 2005. Obras de artistas mais jovens que direta ou indiretamente foram influenciados por Athos também estarão na exposição. De São Paulo, a mostra fará sua última escala no CCBB do Rio de Janeiro, em outubr…

Vencedor de “nobel de matemática” pode ter tido medalha furtada no Rio

Um dos quatro premiados com a medalha Fields, considerada o Prêmio Nobel da Matemática, pode ter tido a medalha furtada. A pasta com o prêmio, entregue na manhã de hoje (1º) ao iraniano Caucher Birkar desapareceu no Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018), no Rio de Janeiro. O ocorrido foi confirmado há pouco pela organização, que já acionou a polícia sobre o caso. O evento é realizado no Riocentro, na zona oeste da capital carioca. Sem dar detalhes do episódio, a organização do congresso disse, por meio de nota, que lamenta profundamente o desaparecimento da pasta do matemático. Segundo o G1, o professor Birkar deixou a medalha junto com a carteira e o celular, em uma pasta em cima de uma mesa. Depois de notar o furto da mesma, recorreu aos seguranças, que encontraram a pasta jogada, só com o celular dele. Para ajudar a desvendar o ocorrido, as imagens do circuito de segurança também são analisadas. O medalhista, que foi morar no Reino Unido como refugiado, é hoje professo…

STF mantém idade mínima para ingresso no ensino fundamental

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (1º) manter a validade da norma que definiu a idade mínima em que crianças podem ser matriculadas no ensino fundamental nas escolas públicas e particulares. A questão foi julgada a partir de questionamentos da Procuradoria-Geral da República (PGR) e do estado do Mato Grosso do Sul. Por maioria de votos, a Corte julgou constitucional resoluções editadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), em 2010. As regras definiram que a matrícula no primeiro ano do ensino fundamental só pode feita se a criança tiver completado 6 anos de idade até o dia 31 de março do ano da matrícula. Dessa forma, se ainda tiver 5 anos, a criança deve continuar na educação infantil até completar o critério. O julgamento começou em maio, mas foi interrompido por um pedido de vista do ministro Marco Aurélio, quando tinha sido registrado placar a favor das resoluções. Na sessão de hoje, os ministros Marco Aurélio, Celso de Mello e a presidente Cármen Lúcia, últimos a…

INVESTIMENTOS NA EDUCAÇÃO QUE VÃO SOMENTE ATÉ A PÁGINA TRÊS

Carlos Delano Rebouças*

Sempre ao longo da história do Brasil ouvimos daqueles que se dizem representantes públicos, especialmente no período pré-eleitoral, as mais diversas e absurdas promessas para o melhoramento da educação do povo brasileiro.
Comparando com um livro, desses que atendem às orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT, a qual apresenta orientações para que em qualquer composição literária, escrita, existe um prefácio, dentre outros elementos, e a educação brasileira, nos discursos políticos, permite-nos uma interessante analogia com esse elemento.
Prefaciar é apresentar o conteúdo que será abordado na obra, de forma resumida, mas rico em detalhes importantíssimos para atrair as atenções dos leitores. Apresenta a abordagem que será dada, mas de forma sucinta, em cada capítulo, para que seja vislumbrado pelo leitor, mesmo que seja na visão de terceiros uma expectativa positiva sobre a obra.
Sob a definição de prefácio, acreditamos não ter mais alguma …