Postagens

Mostrando postagens de Abril 6, 2015

O triunfo do Servo fiel o obediente

Imagem
Padre Geovane Saraiva* Na mensagem de Páscoa (20/04/2014) o Papa Francisco se expressou assim: “Jesus, o Amor encarnado, morreu na cruz pelos nossos pecados, mas Deus Pai ressuscitou-o e fê-Lo Senhor da vida e da morte. Em Jesus, o Amor triunfou sobre o ódio, a misericórdia sobre o pecado, o bem sobre o mal, a verdade sobre a mentira, a vida sobre a morte”. Que a nossa reflexão desta Semana Santa de 2015 tenha por base o Evangelho segundo São João, no supremo gesto revelador do Filho de Deus, na doação, na renúncia e na generosidade: “Jesus levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido” (cf. Jo 13, 4-5). Depois Jesus explicou o gesto: “Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz” (cf. Jo 13,15).
E qual é realmente o significado de “pegar uma toalha e lavar os pés?” Jesus, sendo Deus assumiu a forma de servo, isto é, tornou-se…

DOM HELDER CÂMARA: Santa Sé sinaliza sim e Fortaleza pode ter o seu primeiro santo

Imagem
05.04.2015 Primeiro passo é reunir a documentação para a beatificação de um dos religiosos mais carismáticos do País

Em seus 67 anos de sacerdócio, o "Dom", como era chamado, reunia multidões FOTO: ARQUIVO Se a persistência transpõe todo obstáculo, a fé e orações podem alcançar graças. E nada mais simbólico do que, em plena Semana Santa, Fortaleza receber a notícia de que um de seus filhos mais queridos, dom Helder Câmara, está mais perto de se tornar santo. Menos de um ano depois do pedido de abertura do processo de beatificação do ex-arcebispo de Olinda e Recife, conhecido como "Irmão dos Pobres", a Cúria Romana emitiu seu primeiro parecer favorável. Com isso, o processo começa. Essa possibilidade renova as esperanças dos familiares, dos que conviveram com o pastor e de toda a comunidade católica cearense. "Já não era sem tempo", comemora o bispo emérito de Limoeiro do Norte, dom Edmilson Cruz. Para ele, há merecimento pela importância da obra daquele …

Papa Francisco batizou portuguesa na Vigília Pascal

Imagem
Na Vigília Pascal na Basílica de S. Pedro, numa liturgia densa de símbolos de purificação e de vida nova como o fogo e a água, o Papa Francisco batizou e crismou dez homens e mulheres de Itália, do Camboja, do Quénia, da Albânia e também de Portugal. Com efeito, vinda da diocese de Setúbal, Helena Lobato foi batizada pelo Papa Francisco e, dias antes da partida para Roma, falou à reportagem da Agência Ecclesia e confessou algum nervosismo que se foi esmorecendo ao longo do tempo e declarou sentir-se tranquila para a celebração do seu batismo. (RS)

Domingo de Páscoa: Mensagem “Urbi et Orbi” do Papa Francisco

Imagem
Rádio Vaticana Cidade do Vaticano (RV) - Segue, na íntegra, a Mensagem “Urbi et Orbi” proferida pelo Papa Francisco, neste Domingo de Páscoa (05/04). Queridos irmãos e irmãs,
Jesus Cristo ressuscitou! O amor venceu o ódio, a vida venceu a morte, a luz afugentou as trevas! Por nosso amor, Jesus Cristo despojou-Se da sua glória divina; esvaziou-Se a Si próprio, assumiu a forma de servo e humilhou-Se até à morte, e morte de cruz. Por isso, Deus O exaltou e fê-Lo Senhor do universo. Jesus é Senhor! Com a sua morte e ressurreição, Jesus indica a todos o caminho da vida e da felicidade: este caminho é a humildade, que inclui a humilhação. Esta é a estrada que leva à glória. Somente quem se humilha pode caminhar para as «coisas do alto», para Deus (cf. Col 3, 1-4). O orgulhoso olha «de cima para baixo», o humilde olha «de baixo para cima». Na manhã de Páscoa, informados pelas mulheres, Pedro e João correram até ao sepulcro e encontraram-no aberto e vazio. Então aproximaram-se e «inclinaram-se…

Papa Francisco abençoa fiéis neste domingo de Páscoa

Imagem
Na benção 'Urbi et Orbi', pontífice fala sobre temas da atualidade. Papa pediu fim das tragédias e perseguições na África e Oriente Médio. Do G1, em São Paulo
Papa Francisco dá a benção 'Urbi et Orbi' na praça
São Pedro, no Vaticano, neste domingo de Páscoa
(Foto: AFP PHOTO/FILIPPO MONTEFORTE ) Lotada de fiéis apesar da chuva insistente que caía sobre o Vaticano, a praça São Pedro recebeu o Papa Francisco neste domingo (5), dia de Páscoa. O pontífice deu a benção "Urbi et Orbi" ("À cidade de Roma e ao mundo"), durante a qual ele aborda os principais temas da atualidade. Assista acima ao vídeo da reportagem. Desta vez, o Papa comentou as negociações sobre o programa nuclear do Irã, país que estabeleceu com as potências mundiais as bases para um acordo definitivo a ser assinado até o dia 30 de junho.   "Com esperança, confiamos ao Senhor, que é tão misericordioso, o compromisso assumido nos últimos dias em Lausanne [Suíça], de modo que seja um passo …

Peça teatral com a Infância Missionária na Missa de Domingo da Páscoa

Imagem
Paróquia Santo Afonso - Parquelândia Fortaleza - CE, 05/04/2015










Papa Francisco: recitação do Regina Coeli, Praça de S. Pedro

Imagem
Rádio Vaticana



Como de costume, teve lugar esta manhã, às 12,00 horas de Roma, na Praça de S. Pedro, repleta de fiéis e peregrinos vindos de diversas partes da Itália e do mundo, a recitação da oração Mariana do Regina Coeli, presidida pelo Papa Francisco. <>.  <>.  Por conseguinte, recorda o Papa Francisco, “ esta é a boa notícia que todos nós somos chamados a levar e anunciar aos outros em todos os lugares e ambientes, animados sempre pelo Espírito Santo. A fé na Ressurreição de Jesus e a esperança que Ele nos trouxe é o dom mais bonito que o cristão pode e deve oferecer aos irmãos.  <>.  De facto, sublinha ainda o Santo Padre, nós anunciamos a ressurreição de Cristo quando a sua luz ilumina os momentos mais obscuros da nossa existência e quando somos sobretudo capazes de partilhar essa luz com os outros; quando somos capazes de sorrir com quem sorri e chorar com quem chora; quando caminhamos ao lado de quem está triste e corre o risco de perder a esperança; quando…

Crianças: principais vítimas do consumismo

Imagem
domtotal.com Psicóloga aponta efeitos preocupantes da exposição de crianças ao excesso de estímulos ao consumo. Criança diante da TV: criança alerta para os efeitos nocivos. Por Alexandre Vaz Redação Dom Total

Embora o consumismo produza efeitos negativos no bem estar emocional e financeiro de todas as pessoas, independentemente de sexo, idade ou classe social, os especialistas são unânimes em afirmar que são as crianças a principal fonte de preocupação, quando a discussão gira em torno dos efeitos colaterais causados pelo excesso de estímulos à aquisição de bens e serviços, vindos da televisão, internet e demais meios de comunicação. 
A psicóloga e pesquisadora de Cultura Infantil da Faculdade de Educação (FAE) da UFMG, Maria Cristina Soares Gouvêa, explica que a infância período da vida em que o indivíduo está com a personalidade em formação, no qual ele retira suas principais referências para a futura vida adulta. 
“Como, hoje em dia, os pais estão sem tempo e paciência para lidar com…

Remover coágulos aumenta risco de derrame

Imagem
Pesquisa diz que remover coágulos em pessoas enfartadas pode ser prejudicial.Enfartados não têm benefício com trombectomia. Uma prática comum, que consiste em usar uma seringa para remover coágulos de sangue em tratamentos para enfartes, pode aumentar o risco de derrames - é o que diz um estudo conduzido pela universidade McMaster e pela Universidade de Toronto, o maior já feito sobre o assunto até hoje.
Mais de 10 mil pacientes em 20 países fizeram parte do estudo clínico randomizado controlado.
Alguns pacientes que sofreram enfarte fizeram apenas uma angioplastia, ou intervenção coronária percutânea, que abre uma artéria obstruída no coração usando um cateter balão.
Outros fizeram a angioplastia e uma trombectomia, na qual um cardiologista usa uma seringa amarrada a um tubo para criar sucção e remover um coágulo da artéria, mostraram os estudos.
O resultado não encontrou "benefícios na trombectomia, ou remoção do coágulo, e mostrou que pacientes enfartados que receberam o procedime…

Muro das Lamentações recebe 50 mil fiéis no fim da Páscoa

Imagem
Milhares de judeus oraram nesta segunda na Bênção Sacerdotal. Cerimônia que remonta aos tempos bíblicos. Da France Presse
Fiéis judeus são vistos no Muro das Lamentações nesta segunda-feira (6) na comemoração do fim da Páscoa (Foto: Gali Tibbon/AFP) Ao menos 50 mil fiéis judeus oraram nesta segunda-feira (6) no Muro das Lamentações de Jerusalém para comemorar o fim da Páscoa, em uma cerimônia conhecida como a Bênção Sacerdotal, indicou a polícia. Centenas de "cohanim", sacerdotes descendentes de Aarão, envolvidos nos "talit", os tradicionais xales de oração brancos com faixas azuis, abençoaram a multidão durante uma cerimônia que remonta aos tempos bíblicos. A bênção, com um gesto particular das mãos, só pode ser realizada pelos homens judeus que, segundo a crença, descendem por linha paterna direta de Aarão, primeiro sumo sacerdote e irmão de Moisés. Na cerimônia, participou o rabino do Muro das Lamentações, o local mais sagrado do judaísmo. A polícia estimou o núme…

Mais Visitadas

Espírito Santo: Dom Pascal

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil

PRESIDENTE DE PORTUGAL FELICITA CHICO BUARQUE POR PRÊMIO CAMÕES DE LITERATURA