Postagens

Mostrando postagens de Março 14, 2018

Espetáculo de humor sobre o sertão usa literatura para fugir de estereótipos

Imagem
Por:Matheus Rangel
Espetáculo foi criado e é protagonizado por Eugênio Jerônimo e Zelito Nunes. Foto: Humor na Feira/Divulgação
Os trejeitos, o sotaque e a vestimenta do povo sertanejo não raro são representados sob o viés caricato e risível no cinema, na TV e no teatro. Por isso, os declamadores Eugênio Jerônimo e Zelito Nunes decidiram mudar essa perspectiva e explorar esses mesmos elementos de uma maneira que classificam como “sofisticada” no espetáculo Humor na feira, com apresentações no teatro Barreto Júnior nos próximos dois sábados (16 e 23 de março), às 16h. 
Siga o Viver no Instagram 
Montada a partir da colagem de vários textos autorais, a peça utiliza aspectos clássicos e contemporâneos da cultura do Sertão nordestino mesclados a situações cotidianas tanto da vida nas grandes cidades quanto no interior. “A nossa proposta é fugir desse humor fácil, preconceituoso e que não usa de uma linguagem sofisticada, que se baseia em estereótipos e ridiculariza algumas camadas sociais. Sa…

"Diário Gráfico" abre amanhã mostra no Museu da Indústria

Imagem
A representação do espaço urbano, a partir de sua observação, constitui uma das premissas da profissão de arquiteto. A exposição "Diário Gráfico", composta por 61 desenhos em bico de pena, do desenhista, arquiteto e urbanista, Áureo Castelo Branco, serve para evidenciar a percepção do olhar desse profissional, que tem como matéria-prima o dia a dia das cidades. A abertura da mostra será nesta quinta (15), às 19h, e marcará a inauguração da sede centro do Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento Ceará (IAB-CE), no prédio do Museu da Indústria. Ela fica em cartaz até o dia 15 de julho. A programação contará ainda com palestra dos arquitetos Domingos Linheiro e Antônio Rocha, responsáveis pelo projeto de restauro do equipamento, construção do fim do século XIX. A exposição é a primeira individual do desenhista, e inaugura a Galeria da Casa Anexa, cujo nome faz referência ao local que será ocupado pela sede do IAB Centro. Os trabalhos são delicados e retratam com riquez…

Depois de 20 anos, Tim Maia mantém seu legado na MPB

Imagem
Com mais de 30 álbuns na carreira, entre ao vivo e em estúdio, Tim Maia marcou a música brasileira. Morto aos 55 anos após passar mal na gravação de um show e ser internado em Niterói, Tim deixa como legado canções populares como Primavera, O Descobridor dos Sete Mares, Chocolate, Réu Confesso e Gostava Tanto de Você. O artista começou na música nos anos 1950, numa banda com Roberto Carlos, e já no final daquela década se mudou para os Estados Unidos, onde se aproximou de influências da música negra. “Ele teve influência da soul e da black music e absorveu isso muito bem. Quando veio para o Brasil, foi com a intenção de fazer aquela música aqui”, contextualiza o jornalista e radialista cearense Nelson Augusto. O primeiro disco de Tim foi lançado em 1970, década importante em sua carreira. “No início, ele estava ligado na soul music, mas foi arregimentando outros ritmos. Teve a fase ‘Racional’, mas mesmo assim contando com balanço e levada”, avança Nelson, se referindo ao período em q…

Personagens do mundo pop fazem homenagens a Stephen Hawking

Imagem
Além de contribuir para a ciência com teorias que mudariam a forma como entendemos o universo, ele foi eternizado em participações especiais em séries, animações e filmes. 'Há um grande buraco negro no meu coração antes do Dia de Pi. Descanse em paz, Stephen Hawking', escreveu Katy Perry no Twitter. (AFP)
Stephen Hawking: britânico, físico, pesquisador e um dos maiores cientistas do mundo. Além de contribuir para a ciência com teorias que mudariam a forma como entendemos o universo - inclusive tentar uma explicação plausível para o que existia antes do Big Bang -, ele foi eternizado em participações especiais em séries, animações e filmes.
O legado de Hawking é notável e a morte dele, aos 76 anos, foi lamentada não só por personalidades do mundo científico, mas por líderes mundiais e personalidades da cultura pop, como Katy Perry.
"Há um grande buraco negro no meu coração antes do Dia de Pi. Descanse em paz, Stephen Hawking", escreveu Katy Perry no Twitter, fazendo r…

Físico britânico Stephen Hawking morre aos 76 anos

Imagem
Da Agência EFE* O físico britânico Stephen Hawking - Arquivo Agência EFE


















O famoso físico britânico Stephen Hawking, um dos maiores cientistas do mundo, morreu nesta quarta-feira (14), aos 76 anos, confirmou a família em um comunicado. A informação é da Agência EFE. Na declaração, os filhos Lucy, Robert e Tim relataram que ele morreu em sua casa em Cambridge, no Reino Unido, nas primeiras horas de hoje. "Estamos profundamente tristes pelo fato de o nosso amado pai ter morrido hoje", afirmam os familiares, lembrando que ele foi "um cientista e um homem extraordinário, cujo trabalho e legado perdurarão por muitos anos". Os filhos destacam que "sua coragem e persistência, com seu brilho e humor, inspiraram pessoas em todo o mundo". "Ele disse uma vez que este não seria um grande universo se não fosse o lar das pessoas que você ama", comentaram, ressaltando que vão sentir falta dele "para sempre". Hawking foi um físico teórico, astrofísico, cosmó…

Mais Visitadas

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Herança do governo golpista

Catedral de Notre-Dame, em Paris, sofre incêndio na tarde desta segunda-feira