Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 27, 2018

Livro: Português fácil, fácil...

Paulo Eduardo Mendes*
Tira-dúvidas. Um livro. Dois autores: J. Olímpio de S. Araújo e M. Murilo de Araújo. Irmãos. Ambos da Amlef (Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza). Os dois autores surgem vinculados em "Português Fácil, Fácil..." Livro didático numa leitura realmente fácil. Ordem alfabética bem definida. Pedagogia de ensino própria a dois mestres da Língua Portuguesa. Serviço perfeito na divulgação ortográfica da "Última Flor do Lácio". Roteiros de apresentações do "Português Fácil, Fácil..." entregues à cultura e talento de Seridião Correia Montenegro e Frei Hermínio Bezerra de Oliveira mais dois membros da Amlef apaixonados pelo bom vernáculo do nosso idioma. "Português Fácil, Fácil..." tem a simplicidade do título. Trabalha a espontaneidade de ofertar ensinos firmes e seguros para concursos e vestibulares. Flexiona "exercícios com respostas", além de ensino "prático, completo e objetivo", dentro do "nov…

Livro: "Português fácil, fácil... tira-dúvidas em ordem alfabética".

Um livro prático, para estudantes, executivos e todos os que precisam tirar dúvidas com rapidez e eficácia em língua portuguesa.
Autores: Olimpio Araújo e Murilo Araujo.  Apenas: R $ 40,00. Onde encontrar:  Editora Premius, Rua Manuelito Moreira, 55 Centro);  Editora Vozes, Rua Major Facundo;  PUBLIC, Rua Barão do Rio Branco - Praca do Carmo;  Livraria Benfica  (Shopping Benfuca);  Livraria Arte & Ciência, Av. 13 de Maio; Presentes & Cia, Rua Waldery Uchoa, 250 - Benfica.

Prêmio Sesc de Contos tem inscrições abertas

Com o objetivo de incentivar e promover a produção de textos literários, o Sesc premia 10 escritores com a publicação e impressão de 70 exemplares de livro que reúne os contos vencedores, além de troféu. Ao todo, serão distribuídos 1.000 exemplares. Além dos escritores, a publicação será distribuída nas bibliotecas do Sesc e de outras instituições educacionais. Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de abril, pelo e-mail concursodecontos@sesc-ce.com.br. As inscrições são gratuitas e destinadas a autores cearenses com textos inéditos de duas a cinco páginas. Os dez melhores textos selecionados serão divulgados no mês de junho. A premiação e o lançamento do livro estão previstos ainda para este ano, na Unidade Crato do Sesc. O regulamento e formulário de inscrição estão disponíveis no endereço eletrônico www.sesc-ce.com.br. Serviço: Prêmio Sesc de Contos Período: até 30 de abril de 2018 Inscrições: concursodecontos@sesc-ce.com.br Regulamento no site www.sesc-ce.com.br Informaçõ…

Literatura romana: "Epigramas" recupera humor do romano Marcial

A poesia de Marco Valério Marcial (c. 38-104 d.C.), uma das figuras mais importantes da literatura romana, vem recebendo atenção. Quatro tradutores acadêmicos têm realizado um trabalho híbrido de estudo acurado e tradução poética anotada. João Angelo Oliva Neto, Alexandre Agnolon, Robson Tadeu Cesila e Fábio Paifer Cairolli são os latinistas que desenvolveram a maior parte desses trabalhos nos últimos dez anos. Apesar desses trabalhos excepcionais, a vivacidade da poesia de Marcial demanda um duplo trabalho tradutório com abordagens complementares: por um lado, o estudo que explique como funcionam suas piadas, alusões literárias, construções poéticas; por outro, a recriação poética mais livre desses efeitos. Uma obra que chegou há pouco às livrarias promete ser uma reinvenção de Marcial na poesia brasileira. "Epigramas", com tradução do poeta e romancista Rodrigo Garcia Lopes, é uma antologia com 219 dos 1.561 epigramas que nos chegaram. O novo trabalho, mesmo que inventivo…

Documentário debate papel dos militares no País

Eduardo Escorel registrou o projeto de "Imagens do Estado Novo" na Biblioteca Nacional em 2003. Ficou pronto no final de 2015, estreou no Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade em 2016. Foram 13 longos anos, mais dois até a estreia comercial, na última quinta (22). Em maio, no formato de minissérie em cinco capítulos, "Imagens" estará chegando à TV paga, no canal Curta! Aparentemente, o filme é sobre Getúlio Vargas e o golpe que resultou na ditadura do Estado Novo, entre 1937 e 45. Aparentemente - na verdade, é sobre os militares que avalizaram o Estado Novo, depuseram Getúlio em 1945, estavam na cena do seu suicídio, em 1954, e, convocados por setores da sociedade civil, deram o golpe de 1964. O diretor concorda: "Essa série foi concebida como um movimento para entender 64". Coincidentemente, a chegada aos cinemas e à TV paga ocorre no momento em que os militares estão de volta, por meio da intervenção no Rio. Escorel assinala a coincidê…

Mulheres lançam campanha para combater o assédio a jornalistas

Nem mesmo uma transmissão ao vivo inibiu o assédio de um torcedor contra a repórter Bruna Dealtry, dos canais Esporte Interativo. Um homem tentou beijá-la quando ela trazia informações durante o pré-jogo do Vasco na Libertadores, no início deste mês, no Rio de Janeiro.  A ação do assediador escancarou frente às câmeras uma situação recorrente vivida por mulheres na cobertura esportiva no Brasil, dentro e fora dos estádios de futebol. O episódio sofrido por Bruna é apenas um dos que motivaram manifesto “Deixa Ela Trabalhar”, organizado por cerca de 50 jornalistas, em combate ao assédio moral e sexual e ao preconceito, e lançado no domingo passado. O vídeo do grupo foi exibido no Maracanã, na final da Taça Rio, e compartilhado nas redes sociais. A campanha teve rápida repercussão, conquistando o apoio de clubes de todo o Brasil, inclusive de Ceará e Fortaleza.   Repórter do Globoesporte.com no Ceará, Thaís Jorge diz que o assédio e o preconceito são problemas antigos na cobertura espor…

Pesquisadores desenvolvem novo tratamento para tratar lesões da hanseníase

Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará desenvolveram um novo método para tratar lesões da hanseníase: uma biomembrana produzida a partir de proteínas vegetais extraídas da planta Calotropis procera (algodeiro-de-seda ou ciúme). A membrana já foi testada clinicamente e chegou a fechar quase completamente feridas abertas há 15 anos. Ela tem a aparência de um plástico transparente, que adere à pele e promove o fechamento das lesões (por conta do constante estado de inflamação, elas têm dificuldade de se curar sozinhas). A ideia dos pesquisadores é disponibilizar a membrana no sistema público de saúde, já que tratamentos convencionais de cicatrização são caros. A lesão Um dos fatores que dificultam a cura da lesão da hanseníase é seu constante estado de inflamação. Isso faz as bordas do ferimento adquirirem forma semelhante à de calos, impedindo o processo de cicatrização do tecido epitelial. A membrana produzida na pesquisa age como um princípio ativo quando aplicada diretamente …

Artistas nipo-brasileiros mostram seus trabalhos durante festival em São Paulo

Ludmilla Souza - Repórter da Agência Brasil Com o tema Mottainai, termo japonês que expressa o desperdício no sentido mais amplo, começa hoje (27) pré-evento do Festival Japonês XI Nikkey Matsuri, que trará obras de artistas nikkeis (denominação em língua japonesa para os descendentes nascidos fora do país) e convidados. O objetivo é conscientizar, por meio da arte, sobre a importância da utilização de recursos, sejam eles materiais ou imateriais, como o tempo, por exemplo. Entre os artistas plásticos convidados estão Yutaka Toyota e Kenji Fukuda. Na mesma exposição, um espaço com obras peruanas, trazidas em parceria com o Consulado Geral do Peru, mostram a cultura daquele povo que também recebeu influência japonesa. O pré-evento ocorre nesta terça-feira na Galeria Marta Traba, no Memorial da América Latina. Haverá a abertura oficial de uma exposição de artes e de uma mostra de curtas com artistas nipo-brasileiros. Organizada pelo coletivo Oriente-se, composto por atores profissionais com…

Temer sanciona lei que regulamenta aplicativos de transporte público

Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil* Além  do  Uber,  a  lei regulamenta os aplicativos de transporte Cabify e 99 POP  Uber/Divulgação O presidente Michel Temer sancionou ontem (26), sem vetos, a lei que regulamenta os serviços de transporte com aplicativos como Uber, Cabify e 99 POP. A previsão é de publicação no Diário Oficial de hoje (27). O texto passou pela última votação na Câmara no dia 1º de março e seguiu para sanção presidencial. Com a lei, não é necessária autorização prévia emitida pelo Poder Público municipal para o motorista de aplicativo nos municípios em que houver regulamentação. Entre as regras de fiscalização previstas na lei estão a exigência de contratação de seguro de Acidentes Pessoais a Passageiros (APP) e do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT), além da necessidade de inscrição do motorista como contribuinte individual do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Além disso, o motorista deve ser…