Postagens

Mostrando postagens de Março 16, 2018

Brasil celebra literatura feminina no Salão do Livro de Paris

Imagem
Por Adriana Brandão O Salão do Livro de Paris acontece desta sexta-feire (16) a segunda-feira (19).Divulgação O empoderamento das mulheres ganha também o Salão do Livro de Paris, inaugurado nesta quinta-feira (15). O Brasil, que participa tradicionalmente do evento, decidiu celebrar neste ano a literatura feminina.


Dos vinte autores que participam de debates e sessões de autógrafos no estande brasileiro no Salão do Livro de Paris, treze são mulheres. A programação do espaço foi montada pela embaixada brasileira de Paris, que é a responsável pela participação do Brasil no evento, em parceria com a Primavera Literária e com o Centro de Pesquisas sobre Literaturas e a Sociopoética (CELIS). Segundo os organizadores, o que une as participantes, além do fato de serem mulheres e escritoras, é o incessante resgate da memória, ainda que ficcional, como ferramenta da construção identitária e resgate da própria palavra, silenciada há séculos”. Três autoras de renome, e que já têm romances public…

Pensar o futuro

Imagem
Gonzaga Mota* Precisamos, estrategicamente, pensar o futuro. Não somos contra o progresso, todavia não concordamos quando ele é realizado e, em consequência, ocorre uma expansão no número de pessoas excluídas e oprimidas. Tais inquietações fazem nos lembrar de Gandhi: "A força de um homem e de um povo está na não violência", bem como de Santo Tomás de Aquino: "Há homens cuja fraqueza de inteligência não lhes permite ir além das coisas corpóreas". Sem preconceitos, é fundamental a leitura de filósofos e cientistas como Aristóteles, Santo Agostinho, Kant, Hegel, Ricardo, Marx, Weber e tantos outros. A grande crise mundial é consequência do aumento do pragmatismo tático e da redução das correntes de pensamento filosófico. Não obstante as diferenças culturais dos povos, existem características básicas que devem ser comuns, tais como: a Justiça; a perspectiva de mobilidade social; a soberania popular, evidenciada por convicções democráticas e não por forças autoritárias…

Laura Pausini vira aeromoça para lançar novo álbum

Imagem
antora apresentou disco durante voo da Alitalia de Milão a Roma (Foto: Ansa) A cantora italiana Laura Pausini fez as vezes de aeromoça da Alitalia nessa quinta-feira, 15, para apresentar seu novo álbum, “Fatti Sentire” (“Deixe-me te ouvir”, em tradução livre), que chega às lojas do país europeu nesta sexta, 16. “Bem-vindos ao voo AliLaura e Alitalia”, disse a estrela ao receber jornalistas para um voo especial entre Milão e Roma. A cantora, após mostrar as saídas de segurança e servir bebidas aos repórteres, falou sobre o novo disco, que será tema de quatro shows no Brasil em agosto. “Queria que vocês entrassem no meu mundo, aquele no qual viajo quase todos os dias de avião”, declarou Pausini. “Fatti Sentire” é seu 13º álbum de inéditas e contém 14 faixas, incluindo uma em inglês e outra em espanhol. “A parte latina está muito presente em meu modo de ser”, acrescentou. O disco tem um fio condutor: cada música, segundo Pausini, conta histórias de pessoas que “devem fazer uma escolha ou…

Theatro José de Alencar recebe espetáculo sobre o corpo feminino com entrada gratuita

Imagem
A intérprete e criadora Valéria Pinto sobe no palco do Theatro José de Alencar apresentando o espetáculo de dança “233 A, 720 Khalos”, resultado do Laboratório de Dança de 2017 do Porto Iracema das Artes. Com entrada gratuita, a apresentação acontecerá a partir das 20 horas da sexta-feira, 16, no palco principal do equipamento. Sobre o assunto Ana Cañas faz temporada de shows na Caixa Cultural FortalezaClarice Falcão faz apresentação única em Fortaleza Discutindo a resiliência do corpo feminino, o espetáculo de dança se debruça em referências de diversas mulheres, em especial no trabalho da pintora mexicana Frida Kahlo. Com a direção geral de Andréa Bardawil, “233 A, 720 Khalos” trata deste “corpo-labirinto” que sofre, sente dor e medo, ma,s mesmo assim, não para de dançar. A apresentação de dança faz parte da programação “Março Mulher & Arte”, atividades pensadas para comemorar o Dia Internacional da Mulher, que aconteceu na última quinta-feira, 8. Serviço Espetáculo "233 A, 7…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

VIVENDO E APRENDENDO

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil