Postagens

Mostrando postagens de Outubro 17, 2016

Ele faz falta!

Imagem
Gonzaga Mota*
Nos dias 6 e 12 do corrente mês, lembramos, respectivamente, do centenário de nascimento e do trágico falecimento(24 anos) do Dr. Ulysses Guimarães. A História mostra que o perfil de Ulysses é o perfil do Brasil democrático, das liberdades e da justiça. A integridade pessoal, a coerência política, a coragem cívica, a decisão firme e a obstinada tenacidade na construção de uma Nação maior foram os elementos utilizados para compor, aos olhos dos brasileiros, a figura do gigante que se alteia sobre os outeiros da Pátria. O “Senhor Diretas”, como era chamado, não conseguiu, num primeiro momento, iniciar o processo de redemocratização em razão da rejeição da Emenda Constitucional Dante de Oliveira. Em seguida, numa aliança feita com pessoas dissidentes do regime vigente e coordenadas pelo então vice-presidente da República, Aureliano Chaves, Ulysses foi a liderança principal na eleição de Tancredo Neves. Logo depois presidiu a Assembleia Nacional Constituinte, criando uma nov…

Só uma em cada seis crianças até 2 anos recebe nutrientes suficientes

Imagem
Apenas uma em cada seis crianças com menos de 2 anos recebe alimentos em quantidade e diversidade suficientes para a idade, o que deixa as restantes em risco de danos físicos e mentais irreversíveis. A conclusão é de um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), divulgado no último dia 14. “Os bebês e as crianças pequenas têm maior necessidade de nutrientes do que em qualquer outra fase da vida. Mas milhões de crianças pequenas não desenvolvem todo o seu potencial físico e intelectual porque recebem pouca comida e demasiado tarde”, disse France Begin, conselheira sênior para os assuntos de Nutrição da Unicef, citada em nota da organização. Ela alerta que “uma nutrição deficiente em uma idade tão tenra causa danos mentais e físicos irreversíveis”. Chamado Desde a primeira hora de vida, o relatório mostra um mundo em que uma dieta saudável está fora do alcance da maioria. Os dados revelam que a introdução tardia de alimentos sólidos, o número reduzido de refeições e …

Áustria confirma demolição da casa natal de Hitler

Imagem
Ministro do Interior diz que prédio em Braunau am Inn, onde ditador passou seu primeiro ano de vida, será destruído para evitar peregrinação de neonazistas. Decisão é baseada em estudo de comissão de especialistas.A decisão sobre o que fazer com a casa natal de Adolf Hitler está tomada, segundo publica nesta segunda-feira (17/10) o site do jornal austríaco Die Presse. Em entrevista exclusiva ao diário, o ministro do Interior da Áustria, Wolfgang Sobotka, confirmou que a casa na pequena cidade de Braunau am Inn será demolida.
"A casa de Hitler será demolida. A fundação do porão pode permanecer, mas um novo edifício será construído. A casa então será repassada à prefeitura, que lhe dará uma utilidade oficial ou de caridade", disse Sobotka ao Die Presse.
O ministro explicou estar seguindo a recomendação de uma comissão de especialistas. O processo parlamentar para a realização do projeto deve ser iniciado já na terça-feira. A medida é necessária porque a casa foi tombada pelo p…

Phil Collins fará nova turnê em 2017

Imagem
O cantor britânico Phil Collins, ex-baterista do grupo Genesis, anunciou nesta segunda-feira seu retorno à música com uma turnê em junho de 2017, após uma aposentadoria repleta de problemas de saúde. O artista de 65 anos fará cinco shows no Royal Albert Hall de Londres (4,5,7,8 e 9 de junho), dois em Colônia (Alemanha, 11 e 12 de junho) e Paris (18 e 19 de junho), anunciou na capital britânica. O nome da turnê - "Phil Collins: Ainda não estou morto, ao vivo", se refere aos problemas com álcool e de saúde, que já não permitem que ele toque bateria. "Mudei de opinião", disse Collins sobre sua aposentadoria, em uma coletiva de imprensa no Royal Albert Hall. "Parei de trabalhar porque queria ficar em casa com minha família. Mas, infelizmente, assim que me aposentei minha família se rompeu", explicou, referindo-se à separação de sua esposa. "Ninguém me esperava em casa. Por isso bebia", acrescentou. Embora Collins tenha realizado sua turnê "de d…

Garota indonésia leva 23 chibatadas por ser vista ao lado do namorado

Imagem
Jacarta, 17 out - Uma jovem foi punida nesta segunda-feira (17) a 23 chibatadas porque foi vista muito próxima de seu namorado em Banda Aceh, na Indonésia. Ao todo, sete casais que flagrados juntos fora do casamento foram condenados a chibatadas com base nas estritas leis islâmicas locais. Dos 14 jovens, 13 foram punidos com chibatadas em praça pública. Uma garota foi poupada depois que se descobriu que ela estava grávida. A província de Aceh aplica a 'sharia' (lei islâmica). A norma foi aprovada por unanimidade em 2009, apesar de críticas de grupos de direitos humanos. A lei pune, por exemplo, os adúlteros com apedrejamento até a morte. A capital da província indonésia de Aceh também proíbe que as mulheres frequentem sozinhas cafés e outros locais de ócio depois das 23h. As mulheres também estão proibidas de trabalhar nestes locais após a hora limite "Nosso objetivo é proteger as mulheres assalariadas, especialmente as que trabalham em locais como cafés, restaurantes, ci…

Andrea Bocelli emociona fiéis em apresentação no Santuário de Aparecida

Imagem
(ACI).- Um momento de música e oração, assim o tenor Andrea Bocelli definiu o seu show no Santuário Nacional de Aparecida, no último sábado, 15 de outubro, inserido nas comemorações do Jubileu de 300 anos do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul. “Obrigado pela oportunidade de cantar e orar em um lugar maravilhoso. Agradeço a todos pelo tempo e afeto de escutar minha música”, disse ao público. Milhares de pessoas assistiram ao show, conforme assinalou o Portal A12 do Santuário Nacional. O tenor levou à Casa da Mãe Aparecida um repertório de músicas sacras e grandes sucessos, acompanhado pelo Coral e Orquestra Jovem do Estado de São Paulo. Entre as participações especiais ao lado do cantor italiano estiveram a soprano cubana Maria Aleida, a violinista Caroline Campbell e o cantor Daniel. Além de fazer dueto com o tenor nas canções Ave Maria (em latim) e Con te Partiro durante o show, Daniel interpretou a Ave Maria na Missa campal, celebrada antes do espetá…

Marcos Mion emociona redes sociais com nova lição de amor aos filhos e à família

Imagem
O apresentador brasileiro de televisão Marcos Mion tem feito frequentes declarações de carinho por Nossa Senhora e de amor pela família. Desta vez, ele encantou seus seguidores nas redes sociais com um texto sobre a proteção paterna, cujo título foi provocador: “Deixa o bebê chorar no berço que ele acostuma e dorme sozinho”. Mion escreveu: “Deixa o bebe chorar no berço que ele acostuma e dorme sozinho” Mesmo inexperiente, aos 24 anos, no meu 1º filho, esse conselho já me dava arrepios!! Como assim?? Fazer meu filho se acostumar com o fato de que eu não vou ao seu resgate se ele chora? Ou pior, fazer uma criança se acostumar com seus medos e enfrentar traumas SOZINHA?! Oi?! Mas isso não vai exatamente contra TUDO que um pai deve fazer? Que é dar asas E ENSINAR A VOAR? Não dar asas e jogar do prédio dizendo: tá sozinho agora campeão, se vira!!. . . NUNCA deixei nenhum filho meu se esbugalhar de chorar até dormir de cansaço e desesperança! Aliás, nunca deixei filho meu dormir sozinho até que…

MEC prorroga prazo para o último simulado do Enem

Imagem
As provas que ficariam disponíveis até esse domingo, 16, foram prorrogadas para o dia 23 de outubroDa redação, com Agência Brasil O prazo para fazer o último simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi prorrogado para o dia 23 de outubro. As provas ficariam disponíveis somente até esse domingo, 16. Agora, os estudantes têm mais uma semana para testar os conhecimentos. O simulado pode ser acessado na plataforma Hora do Enem. Este é o quarto e último simulado que ocorre antes das provas do Enem, marcadas para os dias 5 e 6 de novembro. O simulado ficará disponível para ser iniciado até as 19h59 de domingo, 23, no horário de Brasília. Com o horário de verão, os participantes devem verificar qual o horário limite na localidade onde estão. O teste está dividido em duas provas, somando 180 questões. Como são testes longos, o recomendável é que sejam feitos em dois dias, assim como ocorre no Enem. No primeiro dia do simulado, os alunos responderão 90 questões, divididas igualmente …

Especialista indica cuidados básicos com crianças nos parquinhos

Imagem
Especialista dá dicas de segurança para proteger as crianças em parquinhos de recreação André Cunha Da redação, com colaboração de Camila Guimarães
Outubro é o mês das crianças e elas se divertem nos parquinhos instalados em praças, condomínios, praias, escolas e outros lugares. A questão é que elas não tem dimensão dos riscos que estes brinquedos podem apresentar se não forem utilizados da maneira correta. Por isso, os pais devem estar atentos aos cuidados básicos para a segurança das crianças durante as brincadeiras, já que, segundo pesquisas, acidentes decorrentes de brincadeiras são as principais causas de internações hospitalares entre crianças de até 14 anos. De acordo com a Psicóloga Helena Guimarães, o parquinho ideal para segurança dos pequenos é aquele que atende às normas da ABNT, específicas para cada brinquedo. A profissional destaca que os aparelhos devem estar a uma distância de pelo menos dois metros. Isso evitará choques entre as crianças durante as brincadeiras. Aos pa…

Lé-Lé bem-te-vi e seu amigo Levi

Imagem
Seridião Correia Montenegro*

Nesse período de seca inclemente, que castiga todo o sertão cearense, papai e mamãe bem-te-vi resolveram migrar para a cidade, com seu pequeno filhinho Lé-Lé. Sairiam em busca de uma árvore onde pudessem viver em paz, encontrar alimentos e reconquistar o direito de entoar as sonoras sinfonias de seu mavioso canto. Queriam fugir da ameaça constante que rondava o seu lar, materializada pela presença frequente e devastadora de alguns meninos malvados, armados com pedras ou mortíferos estilingues.  Na madrugada de uma segunda-feira, para eles o dia mais calmo da semana, partiram. Sobrevoaram casas e terrenos, contornaram pequenos prédios e imensos arranha-céus, até que o cansaço lhes deu a opção de construir um bonito ninho numa solitária árvore que encontraram no quintal de uma antiga casa, cercada de grandes edificações e de imensos paredões de concreto, no bairro mais aristocrático de Fortaleza, a Aldeota. Em poucos dias, construíram um belo e aconchegante …

Mais Visitadas

Espírito Santo: Dom Pascal

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil

PRESIDENTE DE PORTUGAL FELICITA CHICO BUARQUE POR PRÊMIO CAMÕES DE LITERATURA