Postagens

Mostrando postagens de Junho 21, 2017

Escolas em cidade da BA aderem à leitura da Bíblia após decreto que libera atividade

Imagem
Algumas escolas de Porto Seguro, no sul da Bahia, estão permitindo que os professores façam a leitura da Bíblia nas salas de aula. A atividade foi iniciada depois do dia 5 de junho, quando a prefeita sancionou o decreto, antes aprovado pela Câmara de Vereadores do município. O decreto autoriza que todas as escolas públicas e particulares tenham um momento diário de leitura de versículos bíblicos. A atividade é opcional e não há detalhes do número total de escolas que já aderiram à leitura. O projeto de lei foi proposto pelo vereador Kempes Rosa. De família evangélica, ele acredita que a leitura diária dos versículos bíblicos transmite valores importantes para a formação do cidadão. "Nela [a Bíblia] tem mensagens como honrar o pai e a mãe, como proteger as pessoas, amar as pessoas sempre e amar a um Deus sob todas as coisas. O mundo hoje, as pessoas estão aí fora tentando se destruir. Eu acho que é importante passar uma mensagem de paz, hamonia", disse. Em uma das escolas da…

Cientistas testam vacina contra colesterol para prevenir doenças cardíacas

Imagem
Depois de testes bem-sucedidos com camundongos, uma vacina que reduz o colesterol será testada em humanos. A injeção foi desenvolvida para evitar que depósitos de gordura obstruam as artérias. Ela seria uma alternativa a pacientes que tomam diariamente comprimidos para reduzir o risco de derrame, angina e doenças do coração. Pesquisadores da Universidade Médica de Viena vão avaliar a segurança de seu tratamento experimental em 72 voluntários. Ainda levará pelo menos seis anos de testes para saber se o tratamento é seguro e eficiente o suficiente para uso em humanos, explicaram Guenther Staffler e sua equipe da Organização Holandesa de Pesquisa Científica Aplicada na publicação científica European Heart Journal. Segundo os pesquisadores, mesmo que se torne disponível ao público, a vacina não deveria ser vista como uma desculpa para pessoas evitarem exercícios físicos e adotarem uma alimentação com alto nível de gordura. A injeção ajuda o sistema imune do corpo a atacar uma proteína ch…

Selo Scream & Yell lança "Dois Lados", um tributo ao quarteto mineiro Skank

Imagem
por Felipe Gurgel - Repórter
Na segunda-feira (19), foi lançado o segundo disco da coletânea "Dois Lados: Um Tributo ao Skank", do selo Scream & Yell (screamyell.Com.Br). A banda mineira, um dos grandes expoentes do pop nacional, ganhou uma homenagem coletiva, idealizada e produzida pelo conterrâneo Pedro Ferreira (25). No último dia 12, saiu a primeira parte do projeto, com 15 artistas independentes reinterpretando os 25 anos de carreira dos mineiros. A conta se dá a partir do lançamento do primeiro álbum do Skank, homônimo, de 1992.
Os cearenses do Selvagens à Procura de Lei entram na segunda parte do projeto. Eles fizeram uma versão para a canção "Ali", do álbum "Maquinarama" (2000). Ana Larousse e Leo Fressato (PR), Dani Black (SP), Fernando Anitelli, Gabriel Gonti (MG), Garotas Suecas (SP), Graveola (MG), Ian Ramil (RS), Lulina (PE), Medulla (RJ), Nevilton (PR), Phillip Long (SP), Phill Veras (MA), Sr. Gonzales (DF), Transmissor (MG) e Tuyo (PR)…

MEC autoriza abertura de 50 novos cursos superiores

Imagem
As novas vagas são em cursos como engenharia, educação física, letras, nutrição, administração e pedagogia. O número de vagas varia conforme o curso. (Divulgação)
O Ministério da Educação autorizou a abertura de 50 novos cursos superiores de graduação. A portaria com a lista dos cursos foi publicada hoje (20) no Diário Oficial da União.
As novas vagas são em cursos como engenharia, educação física, letras, nutrição, administração e pedagogia. Também há cursos tecnológicos como design de interiores, logística, gestão de segurança e redes de computadores. O número de vagas varia conforme o curso.
Clique aqui para conferir a lista dos cursos e faculdades autorizados.
Agência Brasil

Pais brincam pouco com os filhos, afirma UNICEF

Imagem
Há pelo menos 40 milhões de crianças, em 74 países, que não brincam nem efetuam qualquer tipo de atividade educativa com os seus pais, segundo um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) relacionado com o costume dos pais contarem um conto ou cantarem aos filhos, levá-los a passear, jogar com eles, ensinar-lhes a contar e a ler ou a desenhar.

«Temos que quebrar as barreiras que evitam que os pais ofereçam aos seus bebés e crianças pequenas um ambiente propício para o seu crescimento que inclua amor, jogos, proteção e alimentação nutritiva. Devemos assegurar que todos os pais disponham de tempo, recursos e conhecimentos para apoiar o desenvolvimento dos seus filhos», destacou Laurence Chandy, diretor de Investigação e Políticas da UNICEF.

A organização recorda que, de acordo com vários estudos, os menores que passam os seus primeiros anos num ambiente harmonioso e estimulante podem formar mais facilmente novas ligações neurológicas que ajudam a determinar a sua saúd…

Censo mostra que 11% dos alunos do ensino médio deixaram a escola em 2014 e 2015

Imagem
Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil A evasão escolar no ensino médio chegou a 11% do total de alunos no período de 2014 a 2015. Segundo dados inéditos do Censo Escolar, divulgados hoje (20), na 1ª série do ensino médio 12,7% dos alunos deixaram a escola no período e na 2ª série a evasão foi de 12,1%. O 9º ano do ensino fundamental teve 7,7% de evasão e na 3ª série do ensino médio a taxa foi de 6,7%. A evasão é maior nas escolas rurais, em todas as etapas de ensino. O Pará tem a mais alta taxa de evasão em todas as etapas de ensino, chegando a 16% no ensino médio. Os indicadores de fluxo escolar na educação básica foram divulgados, pela primeira vez pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação. O censo apontou também que a migração para a Educação de Jovens e Adultos é mais expressiva ao final do ensino fundamental, quando chega a 3,2% e 3,1%, no 7º e 8º ano, respectivamente. Em relação à rede de ensino, a migr…

Projeto lúdico transforma o São João em grande festa literária

Imagem
Durante todo o mês de junho, escolas de várias regiões do Brasil, participam do projeto incorporando autores e obras literárias às festas juninas escolares Foto: Divulgação / Assessoria O mês junho está aí e junto com ela uma excelente oportunidade para se trabalhar com a produção literária, presente na cultura popular. As escolas que fazem parte do Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE, do Instituto Brasil Solidário, trabalham todos os anos uma sequência didática durante todo o mês de junho, incorporando temas literários em cada atividade que resultará na grande festa de São João. O Projeto São João Literário, hoje, envolve cerca de 10 cidades, localizadas em diferentes regiões do Brasil, mas principalmente no Norte e Nordeste. A ação que ocorre desde 2013, consegue mobilizar municípios inteiros, mesclando aprendizado, estímulo e comemoração com foco no livro e no incentivo à leitura. No Ceará, a Escola Municipal Desembargador Pedro de Queiroz, em Beberibe,  preparou o espaço…

Mais Visitadas

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Herança do governo golpista

Catedral de Notre-Dame, em Paris, sofre incêndio na tarde desta segunda-feira