Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 8, 2017

Belchior: uma obra a ser (re) lida

Por Josely Teixeira Carlos Professora de Linguística, pesquisadora com doutorado sobre Belchior defendido na USP
As mais necessárias personalidades, em tempos de crise, talvez sejam os artistas. São eles os responsáveis por oxigenar as ideias e renovar a reflexão para que se afirme justamente o novo, o novo que sempre vem. Crises em geral, de ordem econômica, política, social, não raras vezes estão acompanhadas de crises da produção e recepção da arte, geradas pela censura, pela ausência de educação do gosto, pela impossibilidade de um caminho comunicacional. O excêntrico passa a ser essencial. O que está fora do centro passa a lançar luz ao centro. Fará falta Belchior (1946 – 2017), apesar de já ser conhecida a incomunicabilidade gerada por contingências ainda não explicadas em sua biografia, mas aparentemente originadas por uma recusa voluntária aos palcos, e ainda não muito bem formulada ao seu público, órfão há cerca de uma década de produções originais do artista. Quase coincidind…

Internet ajuda alunos da Maré a recuperar aulas perdidas por causa da violência

Três professores que trabalham no Complexo da Maré tentam contornar o problema da ausência dos estudantes na escola por causa de tiroteios com a ajuda de um aplicativo. Por ele, os alunos podem recuperar as aulas perdidas por meio da internet, seja no celular ou no computador. “Somente no ano de 2017, já foram 12 dias perdidos, 12 dias letivos. Sem contar com os dias de ameaça de conflito, em que a frequência não é normal. Independentemente de acontecer o conflito, seja por guerra entre facções ou operação policial, os alunos sempre têm uma perda”, explicou Alex de Souza, coordenador pedagógico. Mesmo quando as aulas sofrem interrupções, os alunos manifestam o interesse de aprender e mandam mensagens para os professores. “Toda vez que acontece uma interrupção, a gente fica sendo questionado pela internet sobre a necessidade de fechar a escola, porque eles querem estar lá, explicou Alex. A vontade de estudar dos alunos foi um dos motivos para a criação do site e do aplicativo da escol…

Artista plástica tetraplégica conta como a paixão pelas cores ajuda a superar obstáculos: 'Liberdade'

A tetraplégica desde os oito meses, Daniela Caburro usa a boca para pintar e diz encontrar a liberdade enquanto cria seus quadros. Aos 45 anos, ela já realizou viagens nacionais e internacionais, além de ter seus trabalhos impressos em cartões em mais de seis países. No Dia do Artista Plástico, lembrado nesta segunda-feira (8), ela conta ao G1 como a paixão pelas cores a ajudou a superar os obstáculos da vida. "A liberdade, hoje, na pintura é de 100%, coisa que eu não tenho na vida real. Se eu precisar dobrar a perna, eu tenho que chamar a mami. Se eu precisar coçar o nariz, eu até dou um jeito, mas se eu precisar coçar, tenho que pedir ajuda. Então na arte eu tenho essa liberdade, é um momento meu", afirmou a artista de São Carlos (SP). Perda de movimentos Daniela teve seus movimentos interrompidos após tomar uma vacina ainda bebê. "Em questão de horas foi paralisando as pernas. Minha mãe me levava ao posto de saúde, eles falavam que era normal, que era assim mesmo. A…

Veja as fotos do Nivea Viva Jorge Ben Jor em Fortaleza

Após passar por Rio de Janeiro e Porto Alegre, a turnê Nivea Viva Jorge Ben Jor aterrissou na capital cearense, neste domingo, 7. O show gratuito no Aterro da Praia de Iracema teve, além do anfitrião homenageado, Skank e Céu.
O Povo Clique na imagem para abrir a galeriaNivea Viva Jorge Ben Jor em Fortaleza

Aplicativos dominam todo tipo de serviços

Cada vez mais pessoas se rendem à "lógica Uber" na hora de contar com serviços diversificados. Problemas mais inusitados também têm sido resolvidos pelos aplicativos. (Divulgação)
Agilidade na contratação, pagamento automático no cartão, serviço padronizado, geolocalização. Cada vez mais pessoas se rendem à "lógica Uber" na hora de contar com os mais diversificados tipos de serviços: do cuidador de cachorros na hora de viajar à faxineira semanal.

Cansada de ter problemas com empregadas domésticas fixas, a designer de móveis Renata Távora, de 30 anos, descobriu o aplicativo Parafuzos há um ano. Pelo menos uma vez por semana chama uma faxineira pela plataforma. Por ela, consegue escolher a quantidade de horas desejada e incluir serviços extra - como limpar a geladeira ou vidros de janelas. O preço é calculado automaticamente e a fatura vem no cartão. "Da última vez eu paguei R$ 147", diz ela, que mora em um apartamento em Moema, zona sul de São Paulo.

Um dos …

Nepal: o topo do mundo se levanta depois do terremoto

Como vão os nepaleses, dois anos depois? Em 25 de abril de 2015, um grande terremoto abalou o Nepal. O país, reinando sobre o topo do mundo, viu-se em ruínas e escombros. O terremoto não apenas derrubou edifícios históricos e templos. Ele também destruiu completamente várias aldeias, que desapareceram ao lado da vida das milhares de pessoas que as habitavam. Dezessete dias depois da tragédia, outro terremoto destruiu o que sobrou. Dois anos se passaram desde então. O que aconteceu com o Nepal? Luis Belvis é o cônsul geral do Nepal em Barcelona. Um especialista na área, ele visita o Nepal com frequência. Ele é fiel às suas montanhas e ao seu povo. Durante o terremoto, esteve encarregado de coordenar a participação de entidades sociais, empresas e indivíduos que quisessem contribuir, de uma forma ou de outra, com seu “grão de areia” para aliviar o sofrimento do povo nepalês. “As cicatrizes ainda estão curando”, diz ele. Há dois anos, toda ajuda era pouca. Mesmo hoje, qualquer ajuda é ain…

Aplicativo do Enem tem área aberta a pais e professores

Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 poderão acompanhar o calendário do exame e receber informações das provas tanto pelo site do Enem quanto pelo aplicativo do exame. Neste ano, o aplicativo, disponibilizado pela primeira vez no ano passado, terá uma seção de notícias e acesso liberado ao público geral, que permitirá que pais, professores e jornalistas acompanhem as áreas que não exigem login do participante. Outra novidade é a liberação dos espelhos de redação no app. "Foi uma reivindicação de professores e pais, que queriam acompanhar o Enem. No app foi criada uma opção de notícias, cronograma e outras funcionalidades, que permitirão que professores divulguem as informações em sala de aula e que pais acompanhem a área aberta do aplicativo", explica o diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Camil…

Inscrições para o Enem começam hoje; veja o que os candidatos devem saber

Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil As provas do Enem serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro -Arquivo/Agência BrasilComeçam hoje (8), a partir das 10h, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições devem ser feitas pela internet, nosite do Enem. O prazo de inscrição termina às 23h59 do dia 19 de maio. A taxa do exame este ano é R$ 82. As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro. Na hora da inscrição, os candidatos devem informar telefones fixo ou celular, além de e-mails, para que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) possa entrar em contato com o participante. Os dados devem estar atualizados. O estudante também terá que criar uma senha de, no mínimo, seis e, no máximo, dez caracteres. Essa senha deve ser guardada, pois o candidato precisará dela até o ano que vem seja para conferir o resultado do exame ou para participar de process…