Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 1, 2018

Jorge Volpi vence o prêmio Alfaguara de literatura com a obra "Una novela criminal"

Imagem
O escritor mexicano Jorge Volpi foi anunciado nesta quarta-feira como o vencedor de 2018 do prêmio Alfaguara de literatura pelo livro "Una novela criminal". "É uma novela sobre a busca da verdade" e que "reativa o debate sobre o nosso sistema de justiça", afirmou o autor, que levou para casa 175 mil dólares e não compareceu à cerimônia em Madrid, por teleconferência. Aos 49 anos, com sua "história fascinante sem ficção", que aprofunda o caso da francesa Florence Cassez, protagonista de uma saga legal que mobilizou México, ele se torna a terceira pessoa de seu país a receber a honraria. Florence foi presa em 8 de dezembro de 2005 com seu ex-namorado mexicano, Israel Vallarta, em uma rodovia ao sul da Cidade do México. Horas depois, a polícia orquestrou diante das câmeras da rede de televisão nacional a captura dos dois em uma fazenda, precedida pela libertação de três reféns que teriam sido sequestrados por eles. A mulher foi inicialmente senten…

Prêmio Sesc de Literatura abre inscrições

Imagem
As inscrições para a edição 2018 do Prêmio Sesc de Literatura começaram na segunda-feira, 8 de janeiro, e vão até o dia 16 de fevereiro. O concurso nacional é aberto a autores inéditos, nas categorias conto e romance, tendo como premiação a publicação e distribuição dos livros vencedores pela Editora Record. Interessados devem acessar o sitewww.sesc.com.br/premiosesc, onde estão disponíveis o edital e o formulário de inscrição. Em sua 15ª edição, o Prêmio Sesc de Literatura já revelou ao mercado literário 25 novos autores. Além da publicação do livro, os vencedores participam de diversos eventos do Sesc, como cafés literários no Sesc Paraty durante a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) e bate-papos entre autores pelo projeto Arte da Palavra, que circula por todo país. O concurso cumpre um importante papel na área cultural, proporcionando uma renovação no panorama literário brasileiro. Para participar, o candidato deve acessar a internet para preenchimento do formulário de …

Autor de ‘Game of Thrones’ oferece bolsa de estudos a escritores

Imagem
Um dos maiores nomes da literatura de fantasia atualmente, o inglês George R. R. Martin, que criou o universo de Game of Thrones, está de olho nas próximas gerações de escritores. Neste domingo, ele avisou em seu blog que vai investir no aprimoramento de autores do gênero. “Nos dias de hoje, mais do que nunca, o mundo precisa de fantasia”, escreveu ao anunciar uma bolsa anual de estudos no Clarion West Writers Workshop, um curso intensivo de seis semanas para aspirantes a autores de ficção científica e fantasia. A instituição fica em Seattle, no noroeste dos Estados Unidos. O prêmio cobre mensalidades, taxas e hospedagem para um aluno a cada ano. Qualquer pessoa pode participar, não importando idade ou país de origem, ainda que seja necessário escrever em inglês. Para maiores detalhes, é preciso visitar a página da Clarion West ou entrar em contato pelo e-mail info@clarionwest.org. As inscrições vão até 1º de março. “Eu me lembro muito bem como era ser um aspirante a escritor, lutando po…

Escritora cria prêmio para livros que omitam violência à mulher

Imagem
Desde o século XIX, a literatura se guia sobretudo pelo realismo — mesmo quando fantástica, ela deve parecer verossímil, e a verossimilhança é construída com traços tomados de empréstimo da realidade. Pois agora uma escritora e roteirista britânica quer premiar thrillers que omitam, em suas páginas, qualquer tipo de violência contra a mulher. Nenhuma personagem feminina deve apanhar, ser perseguida, explorada sexualmente, estuprada ou assassinada. Tema de denúncias que crescem nos últimos anos, a violência contra a mulher simplesmente não vai existir no universo do livros inscritos no Staunch Book Prize. Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, Bridget Lawless, a criadora da premiação, deu uma justificativa digna de Pollyanna para o seu recorte original.  “Há tantos livros em que as mulheres são estupradas ou assassinadas para que um investigador ou herói possa exibir sua habilidade… Isso tudo é para que autores criem histórias que não precisem se apoiar em violência sexual. N…

Festival Jazz & Blues é o grande atrativo para subir a Serra no próximo feriadão. Confira o que fazer na cidade

Imagem
por Marlyana Lima - Editora Com uma programação recheada de atrações renomadas, o Festival Jazz & Blues faz dobrar a população da pequena cidade no feriadão de Carnaval. Este ano, o evento chega a sua 19ª edição convidando o público a mergulhar em uma atmosfera de poesia, ritmos, harmonia, melodia e criatividade ( Foto: Thiago Gadelha ) Em lugar de fantasia, casacos! Para beber, vinho ou chocolate quente substituem a loura gelada. Em lugar de blocos, palco e plateia. Esse certamente não é o cenário padrão do País do Carnaval, mas já se consolidou como um dos melhores programas para aproveitar o feriadão no Ceará. O Festival Jazz & Blues de Guaramiranga chega a 19ª edição com novidades para quem busca uma folia diferente em meio à natureza exuberante da Serra de Baturité. Por isso mesmo a rede hoteleira da cidade (e dos municípios vizinhos) comemora uma ocupação de quase 98% para o período de 10 a 13 de fevereiro. Ainda há vagas, mas quem estiver planejando a viagem, é bom se ap…

Lançam trailer do filme “Paulo, Apóstolo de Cristo”, com atuação de Jim Caviezel

Imagem
(ACI).- Na terça-feira, 30 de janeiro, foi divulgado em inglês o trailer do novo filme “Paulo, Apóstolo de Cristo”, que será lançado em 28 de março, o qual conta com atuação de Jim Caviezel. O filme, realizado por Affirm Films, foi produzido por David Zelon e T.J.Berden e dirigido por Andrew Hyatt, diretor de “Full of Grace” (Cheia de Graça), que trata sobre a Virgem Maria. Os dois protagonistas deste novo filme são o apóstolo São Pablo, interpretado por James Faulkner, e o evangelista São Lucas, interpretado por Jim Caviezel. O site do filme indica que São Lucas arrisca a sua vida para viajar a Roma e visitar São Paulo, que está preso, fisicamente fragilizado e esperando a sua sentença de morte. Além disso, os cristãos estavam sendo perseguidos por Nero. O filme conta os desafios e as lutas enfrentadas por São Paulo, que escreve cartas às comunidades cristãs da prisão; assim como São Lucas para proclamar a mensagem de Jesus Cristo. Jim Caviezel destacou a ‘USA Today’ a importância da…

Lançamento do livro “Mamãe tem Câncer”será hoje no Centro Dragão do Mar

Imagem
O livro “Mamãe Tem Câncer” conta a história das famílias de Jano e Spero, dois amigos que se conhecem na escola desde o início da Educação Infantil e cujas mães se descobrem com câncer

A autora e médica oncologista Carolina Gifoni Foto: Divulgação / Assessoria
A sensibilidade de tocar em um tema que dói para crianças e adultos, com delicadeza e a possibilidade de dois finais distintos. A médica oncologista Ana Carolina Leite Gifoni percebeu, em sua experiência tratando pessoas com câncer, que a relação entre a mãe-paciente e os filhos merece especial atenção por parte dos profissionais e demais adultos envolvidos. Desenhou, então, uma narrativa protagonizada por uma mãe com câncer, seu filho e um amigo dele, cuja mãe também estivera doente. O livro infantil ajuda a elaborar temas como transformações e sintomas, tratamento, amor, medo da perda e morte. A história conta com ilustrações de Klévisson Viana, artista visual que traduziu em traços e cores a trajetória dos personagens. A obra…

A volta de Jesus com Jim Caviezel na sequência de “A Paixão de Cristo”

Imagem
"Posso revelar que o filme será o maior da história", diz CaviezelDo USA Today, mais detalhes sobre a aguardada sequência do filme de Mel Gibson. Jim Caviezel sempre esteve nos planos do diretor Mel Gibson para a sequência de The Passion of the Christ (A Paixão de Cristo). Caviezel, 49, confirmou que retomará seu papel como Jesus no filme sobre a Ressurreição de Cristo. “Existem coisas que não posso dizer, pois chocariam a audiência”, diz ele. “É ótimo, fiquem ligados”. Gibson e sua estrela não foram claros nos detalhes de como o novo filme irá avançar. Mas o ator diz que ele foi inspirado em suas conversas com Gibson pela direção que o projeto está tomando. “Não vou dizer aonde ele [Gibson] vai com isso”, diz Caviezel. “Mas posso revelar que o filme será o maior da história. É bom nesse nível”. Leia mais informações aqui. (em inglês) Enquanto isso confira o trailer completo do novo filme de Caviezel sobre São Paulo – “Paul, Apostle of Christ” (“Paulo, o Apóstolo de Cristo”).…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Espírito Santo: Dom Pascal

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil