Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 1, 2014

A solidariedade de Francisco para com os desempregados

RealAudioMP3 Cidade do Vaticano (RV) – “Fiquem certos da minha solidariedade e oração; não se desencorajem. Eu os abraço fraternalmente e a todos os responsáveis peço que realizem todo esforço de criatividade e de generosidade para reacender a esperança nos corações desses nossos irmãos e de todos os desempregados. Por favor, abram os olhos e não fiquem de braços cruzados!”
Essas palavras de Francisco foram pronunciadas na Audiência Geral de 24 de abril, em resposta a um vídeo que recebeu de operários de uma siderúrgica que está prestes a fechar. Tratou-se do enésimo apelo do Papa em prol dos trabalhadores neste seu primeiro ano de pontificado.
A preocupação do Pontífice espelha toda a tradição da Igreja Católica neste campo, e que a Doutrina Social expressa com as seguintes palavras:
O trabalho representa uma dimensão fundamental da existência humana como participação não só na obra da criação, como também da redenção.
Em seu último apelo, vendo os trabalhadores desesperados, Franci…

Comissão de tutela de menores reunida na Casa Santa Marta

Cidade do Vaticano (RV) – A Comissão para a tutela dos menores, instituída por Francisco em dezembro passado, reúne-se pela primeira vez entre quinta-feira, 01 e sábado, 03, anunciou a Sala de Imprensa da Santa Sé.

“No decorrer dos trabalhos, prevê-se uma reflexão sobre a natureza e os objetivos da Comissão, bem como sobre a integração com outros membros representativos de novas áreas geográficas do mundo”, refere a nota oficial.

Pe. Federico Lombardi adiantou quarta-feira, 30, que o Papa vai cumprimentar os membros da comissão no início dos trabalhos, marcados para a Casa de Santa Marta, residência de Francisco.

A nova Comissão vai coordenar o combate e prevenção de abusos sexuais na Igreja Católica e foi criada após a reunião do Papa o Conselho consultivo de oito cardeais (C8) dos cinco continentes, em dezembro de 2013.

Concretamente, a Comissão deve analisar o estado atual dos programas para a proteção dos menores, formular sugestões para novas iniciativas por parte da Cúria Romana e p…

52ª AG em Aparecida: "Oração, trabalho e fraternidade"

RealAudioMP3
Aparecida (RV) – Hoje 1º de maio, Dia do Trabalho, prosseguem em Aparecida as atividades da 52ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida. Os mais de 350 bispos presentes iniciaram o dia participando da celebração Eucarística no Santuário Nacional, presidida pelo Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer. 
“Oração, trabalho e fraternidade”:desta forma foi definido, pelo porta-voz da 52ª Assembleia Geral (AG), Dom Dimas Lara Barbosa, o evento que começou ontem, 30, e vai até o dia 9 de maio. O tema central da Assembleia é a renovação paroquial, que foi tratado na edição anterior da AG, em 2013, e resultou no texto Estudo 104 da CNBB: “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”. De acordo com o Arcebispo de Manaus (AM) e Presidente da Comissão para o Tema Central da Assembleia, Dom Sérgio Eduardo Castriani, que participou ontem da coletiva de imprensa, esta reflexão é fruto de um momento especial vivido por toda …

Dia do Trabalhador: CNBB aponta avanços e desafios

Aparecida (RV) - Durante a primeira coletiva de imprensa da 52ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, foi divulgada nota por ocasião do Dia do Trabalhador. No texto, o episcopado brasileiro reconhece os avanços conquistados pela classe trabalhadora, mas também pontua os desafios que ainda persistem neste campo. A CNBB se faz solidária aos trabalhadores, manifestando apoio às suas lutas e reivindicações.

“A nota sublinha situações que depõem contra a dignidade dos trabalhadores quando fala de um salário mínimo que ainda é baixo, mesmo reconhecendo que houve uma melhora. Também chama a atenção para as situações precárias de trabalho, o desemprego forçado e lembra dos imigrantes que estão chegando ao nosso país” explica o arcebispo de Mariana (MG), Dom Geraldo Lyrio Rocha, durante a entrevista coletiva.

No texto consta, ainda, a palavra deixada aos trabalhadores por São João Paulo II em visita a São Paulo no dia 3 de julho de 1980. Além disso, fala as mortes decorrentes das obras da Copa …

Visite o novo site da Santa Sé: www.vatican.va

Cidade do Vaticano (RV) – O site da Santa Sé foi renovado. A página inicial é mais clara, ágil e simples e traz mais informações. A novidade está na rede desde 30 de abril. 
A ‘home page’ do site dá mais espaço à informação, que ocupa grande parte da tela. Todos os discursos recentes de Francisco estão na primeira página, ao lado da tradicional organização da Santa Sé e da imagem do Papa, com letras novas e mais atraentes. 
O site tem oito línguas: italiano, inglês, francês, espanhol, alemão, latim, chinês e português, e em breve, também em árabe. Constam ainda os tuítes papais e quatro novas seções: atualidade, calendário do Papa, fotos e vídeos.
À direita, no alto, foi inserido um espaço dedicado a temas emergentes, como o dos abusos. Podem ser vistas as linhas-mestres criadas por Bento XVI e confirmadas por Francisco: um modo para informar as vítimas sobre seu direito de pedir e obter justiça pelos males sofridos e o apoio do bispo ou superior religioso competente para um percurso …

São José Operário - Dom Orani

Rio de Janeiro (RV) - A memória de São José Operário vem-se celebrando liturgicamente desde 1955. A Igreja recorda assim – seguindo o exemplo de São José e sob o seu patrocínio –, a valorização do ser humano e a questão sobrenatural do trabalho. Todo o trabalho humano é colaboração com a obra de Deus Criador, e, por Jesus Cristo, converte-se na medida do amor a Deus e da caridade com os outros em verdadeira oração e em apostolado.

Quanto ao título: São José Operário: ele trabalhou a vida toda para sustentar a Sagrada Família e depois ver Nosso Senhor Jesus Cristo dar a vida pela humanidade. É uma inspiração para este dia primeiro de maio, que recorda a luta dos trabalhadores do mundo todo pleiteando respeito a seus direitos. Foi uma das motivações que levou o Papa Pio XII a instituir a festa de “São José Trabalhador”, em 1955, na mesma data em que se comemora o Dia do Trabalho em quase todo o planeta.

Foi no primeiro de maio de 1886, em Chicago, maior parque industrial dos Estados Unido…

São José, protetor dos trabalhadores

RealAudioMP3

Cidade do Vaticano (RV) - Em virtude dos movimentos trabalhistas surgidos no século XX, o 
Papa Pio XII instituiu em 1955 a festa de São José Operário.
O objetivo do Pontífice foi oferecer ao trabalhador um modelo e um protetor.
A visão dignificante e santificadora do trabalho está nas origens da própria Revelação quando se lê que Deus trabalhou seis dias e descansou no sétimo, que o mundo e o homem são obras de suas mãos.  Jesus nos falou: “Meu Pai trabalha até agora e eu também trabalho”.
Também Jesus quis se apresentar como o filho do carpinteiro e também ele estava presente na oficina de Nazaré.
Não podemos deixar na sombra a figura de Maria em seu trabalho de dona de casa, cozinhando, limpando a casa, lavando as roupas de sua família. 
Por último vale a frase de São Paulo “quem não quiser trabalhar não deverá comer e que coma o fruto de seu trabalho”.
São José é o protetor dos trabalhadores. Já escrevia Leão XIII em sua encíclica Rerum Novarum: “ Os proletários e o…

Fundação Centesimus Annus promove encontro internacional sobre sociedade e trabalho

Cidade do Vaticano (RV) - Realiza-se de 8 a 10 de maio, na Sala Nova do Sínodo, no Vaticano, o encontro internacional anual promovido pela Fundação Centesimus Annus – Pro Pontífice sobre o tema "Boa sociedade e futuro do trabalho: solidariedade e fraternidade podem fazer parte das decisões relativas ao mundo dos negócios?"

"No ano passado, em seu discurso dirigido aos membros da fundação, o Papa Francisco pediu-lhes para refletir sobre os espaços concretos que a solidariedade pode ter na vida econômica. Optamos por acolher esse convite como diretriz do encontro deste ano", explicou o Presidente da Fundação Centesimus Annus – Pro Pontifice, Domingo Sugranyes Bickel, na apresentação da iniciativa. 
A reflexão, animada por expoentes do organismo, empresários e representantes do mundo eclesial provenientes de vários países, partirá de uma visão abrangente das tendências econômicas atuais, especialmente no que diz respeito à questão da criação de oportunidades de traba…

A memória de Cristo na Palavra e na Eucaristia

domtotal.com Roteiro Homilético A proposta de reflexão da liturgia dominical é de autoria do Pe. Johan Konings SJ, preparada pelo Pe. Jaldemir Vitório SJ, professor e reitor da FAJE (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia). Confira a íntegra do Roteiro Homilético.
A saudade é a gostosa presença do ausente. Quando alguém da família ou uma pessoa querida está longe, a gente procura se lembrar dessa pessoa.
É o que aconteceu com os discípulos de Emaús (Lc 24,13-55, evangelho de hoje). Jesus tinha sumido... mas, sem que o reconhecessem, estava caminhando com eles. Explicava-lhes as Escrituras. Mostrava-lhes as passagens do Antigo Testamento que falavam dele. Pois existe no Antigo Testamento um veio escondido que, à luz daquilo que Jesus fez, nos faz compreender que Jesus é o Messias: os textos que falam do Servo Sofredor, que salva o povo por seu sofrimento (Is 52–53); ou do Messias humilde e rejeitado (Zc 9–12); ou do povo dos pobres de Javé (Sf 2–3) etc. Jesus ressuscitado abriu, para o…

Por um trabalho decente e saudável para todos

domtotal.comPor meio do trabalho, precisamos fazer surgir a civilização do bem viver e da solidariedade.Trabalho, globalização da solidariedade e da esperança. Por Dom Roberto Francisco Ferreria Paz* O 1º de maio em que celebramos a Festa de São José Operário, padroeiro dos trabalhadores, nos unimos as lutas, anseios e conquistas daqueles que engrandecem a Nação com sua labor digna, honesta e solidária. Recordamos neste dia o assassinato de oito trabalhadores em Chicago em 1886, acusados de terroristas.

Era o embate pela jornada de oito horas, pelo reconhecimento da organização sindical e pela cidadania dos trabalhadores. Essas conquistas que custaram vidas e demandaram crescimento na unidade, empenho pela dignidade e reconhecimento dos direitos sociais, foram postos em cheque pela chamada globalização financeira, que homologa a hegemonia do capital sobre o trabalho, desconstruindo a estabilidade e as garantias laborais, introduzindo a precarização e terceirização do trabalho. Voltamos …

Quando o pontífice atrai mais do que o Coliseu

domtotal.com Em viagem pelo Papa Bergoglio. Na Bolsa do turismo, falam em "fator anticonjuntural". Na prática: a única voz em crescimento em um momento de crise generalizada. Mas, para os fiéis que triplicaram as presenças na Praça de São Pedro, é simplesmente o "efeito Francisco". Sobe para um valor recorde de cinco bilhões dólares o volume de negócios do turismo religioso na Itália em 2014, pelo estímulo da atração exercida pelo papa argentino. Uma pesquisa encomendada pela Coldiretti por ocasião da canonização de Wojtyla e de Roncalli revela que Roma é a meta italiana preferida pelos peregrinos. Em média, a cidade eterna pode contar com sete milhões de visitantes por ano, segundo a World Tourism Organization. Na Itália, o Papa Bergoglio arrasta também os outros destinos religiosos: santuários marianos como Loreto e Caravaggio, cidades franciscanas como Assis e San Giovanni Rotondo. A fé como porto seguro.

Reforma da Cúria encontra cada vez mais resistências

domtotal.com O Papa Francisco reuniu entre os dias 28 a 30 de abril o seu "C8", os oito cardeais que o aconselham para a reforma da Cúria Romana. Responsáveis dentro da administração vaticana tentam frear a reorganização em curso. As iniciativas do novo papa não encontram unanimidade, mas a sua popularidade e a sua determinação dificultam qualquer resistência real. Os rumores correm desde o início do novo pontificado. A Cúria Romana freia as reformas iniciadas pelo Papa Francisco. O último exemplo disso veio na sessão de trabalho do "C8", o conselho de oito cardeais externos à Curia do qual o papa jesuíta se cercou expressamente para reformar o governo da Santa Sé. Em pauta – e certamente assim será também na próxima sessão no início de julho – está inscrita a racionalização dos 12 Pontifícios Conselhos, os dicastérios (equivalentes a pequenos ministérios) que, com nove congregações (para a Doutrina da Fé, as Causas dos Santos, o Culto Divino etc.) constituem a Cúr…

Os 350 metros que separam Bertone do papa

domtotal.com Não é só um problema de metragem de um apartamento, mas sim de estilos de vida que, para um homem da Igreja, não é pouca coisa. O caso é o da majestosidade do apartamento dentro dos muros leoninos que, precisamente a seu pedido, foi "designado" ao já ex-secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone. Ele está situado no Palazzo San Carlo, justamente em frente à Domus de Santa Marta, onde o Papa Francisco decidiu morar. As "fofocas" que vazaram do Vaticano o descreveram como um apartamento faraônico, de 700 metros quadrados, com mais de 100 metros de terraço, muito mais do que prestigioso. Agora, estaria em andamento a reforma externa do edifício, que os andaimes montados do lado de fora tornam bem visível. Uma solução que, segundo alguns jornais, teria parecido um verdadeiro excesso para o Papa Francisco, que "teria ficado furioso com tanta opulência". Nos últimos dias, chegou o ressentido esclarecimento do cardeal salesiano, confiada a uma c…

Saiba como surgiu o feriado do dia 1º de maio

domtotal.comData se tornou feriado em cerca de oitenta países no mundo.Primeiro de maio é o Dia Internacional do Trabalhador. O primeiro dia do mês de maio é considerado feriado em alguns dos países do mundo. Além do Brasil, Portugal, Rússia, Espanha, França, Japão e cerca de oitenta países consideram o Dia Internacional do Trabalho um dia de folga. A data surgiu em 1886, quando trabalhadores americanos fizeram uma paralisação no dia primeiro de maio para reivindicar melhores condições de trabalho. O movimento se espalhou pelo mundo e, no ano seguinte, trabalhadores de países europeus também decidiram parar por protesto. Em 1889, operários que estavam reunidos em Paris (França) decidiram que a data se tornaria uma homenagem aos trabalhadores que haviam feito greve três anos antes. Gradativamente, outros países foram aderindo ao feriado. No Brasil, o feriado começou por conta da influência de imigrantes europeus, que a partir de 1917 resolveram parar o trabalho para reivindicar direito…