Pular para o conteúdo principal

52ª AG em Aparecida: "Oração, trabalho e fraternidade"


 RealAudioMP3
Aparecida (RV) – Hoje 1º de maio, Dia do Trabalho, prosseguem em Aparecida as atividades da 52ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida. Os mais de 350 bispos presentes iniciaram o dia participando da celebração Eucarística no Santuário Nacional, presidida pelo Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer. 

“Oração, trabalho e fraternidade”:desta forma foi definido, pelo porta-voz da 52ª Assembleia Geral (AG), Dom Dimas Lara Barbosa, o evento que começou ontem, 30, e vai até o dia 9 de maio. O tema central da Assembleia é a renovação paroquial, que foi tratado na edição anterior da AG, em 2013, e resultou no texto Estudo 104 da CNBB: “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”. De acordo com o Arcebispo de Manaus (AM) e Presidente da Comissão para o Tema Central da Assembleia, Dom Sérgio Eduardo Castriani, que participou ontem da coletiva de imprensa, esta reflexão é fruto de um momento especial vivido por toda a Igreja. “Está sendo um período muito rico, de renovação e reflexão sobre a conversão pastoral da Igreja, e da paróquia em particular”. Ele explica que o trabalho dos bispos agora recolhe as contribuições das comunidades, paróquias e dioceses de todo país. “O processo foi muito fecundo e marcou profundamente a vida da Igreja no Brasil. Propomos agora um documento final que será apreciado pelos bispos”, disse.

Antes de iniciar o estudo deste tema, os bispos na tarde de ontem, discutiram as conjunturas social e eclesial do Brasil e do mundo. “Começamos assim para que possamos ter diante de nossos olhos e trazer no coração o momento que se vive na Igreja e na sociedade, porque isso que vai emoldurar a discussão e o desenrolar de toda a Assembleia”, explicou o Arcebispo de Mariana (MG), Dom Geraldo Lyrio Rocha.

Durante a coletiva de imprensa de ontem, foi divulgada uma nota da Conferência pela celebração do 1º de maio, Dia do Trabalho. O episcopado brasileiro reconhece os avanços conquistados pela classe trabalhadora, mas também pontua os desafios que ainda persistem neste campo. No texto, a CNBB se faz solidária aos trabalhadores, manifestando apoio às suas lutas e reivindicações. Sobre o texto eis o que nos disse Dom Guilherme Werlang, Bispo de Ipameri (GO)…

Ainda sobre os trabalhos da 52ª Assembleia Geral nós conversamos com o Secretário Geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner…

A edição de 2014 da Assembleia Geral tem a influência do clima festivo após as recentes canonizações de São José de Anchieta, São João XXIII e São João Paulo II. “São santos muito próximos de nós. Especialmente João Paulo II. Creio que dificilmente haverá outro tão fotografado como ele. Muitos viram, ouviram e até tocaram. É um estímulo para a fé”, disse o Arcebispo de Salvador (BA) e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. Ele revelou que são muitos os processos de beatificação e canonização em andamento no país. “Eles evangelizam, e muito, continuando a fazer o que nós somos chamados a fazer. São testemunho vivo daquilo que é o Evangelho”, completou. 

De Aparecida para a Rádio Vaticano, Silvonei José.

Rádio Vaticano 

Comentários