Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro 11, 2017

Hemoce inscreve estudantes para concurso de frases e desenhos

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública do Governo do Ceará, lança o IX Concurso de Frases e Desenhos para estudantes da rede pública e privada do estado. As inscrições, que devem ser feitas pelas escolas interessadas, seguem até o dia 12 de setembro. O concurso é para sensibilizar e estimular os estudantes do Fundamental I e II e Ensino Médio sobre a importância da doação de sangue. Para participar, as escolas devem preencher o formulário de inscrição, disponível no site do Hemoce e enviar o mesmo para o e-mail concursoescolas@hemoce.ce.gov.br. As inscrições serão confirmadas através de resposta eletrônica. Os alunos do ensino Fundamental I e II participam do concurso através de desenhos que ilustram a doação de sangue e os do Ensino Médio, com frases de incentivo à doação sanguínea. As criações devem ser pautadas em quatro temas: Solidariedade, Cidadania, Responsabilidade Social e Voluntariado. As frases devem conter no máximo 15 palavras. Os trabal…

Projeto de incentivo à leitura promove concurso de “Foto Escrita” em municípios do Ceará

Instituto Brasil Solidário realiza, desta segunda (11) até sexta-feira (15), nova etapa de formações de professores dentro do eixo temático de Incentivo à Leitura, do Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE). O trabalhou está sendo realizado em escolas públicas dos municípios de Beberibe, Pindoretama e Cascavel. Durante a semana, educadores poderão participar de forma gratuita de oficina com foco em mediação de leitura, incluindo atividades de contação de histórias e as práticas em sala de aula com o gênero poema e poesia. A nova formação, que será realizada na Escola Municipal Francisca Holanda Costa, em Pindoretama, já está com inscrições abertas, os interessados devem entrar em contato através do e-mail imprensa@brasilsolidario.org.br. O encerramento das atividades reserva, ainda, um momento para o planejamento e a troca de experiências dos professores participantes, além de exercícios que visam desenvolver estratégias para monitorar a compreensão antes, durante e após a le…

Em "Diário de uma volátil", a argentina Agustina Guerrero explora, de maneira muito bem humorada, pequenos dilemas e acontecimentos das mulheres de 30

por Adriana Martins - Editora assistente A capa pode enganar. A imagem de uma garota simpática, meio moderninha e urbana, e o título "Diário de uma volátil" facilmente levam o leitor a pensar: "ok, mais um desses 'quadrinhos fofinhos' que não se sustentam além de poucos gracejos". Sim, a proposta até se aproxima disso, mas a argentina Agustina Guerrero consegue ir um tanto além, graças ao carisma de sua protagonista. A tal jovem da capa pode ser eu, você leitora ou qualquer mulher na faixa dos 30 (poucos ou muitos) e dentro do perfil mencionado. Aquela que, na adolescência, ao imaginar a vida umas duas décadas à frente, enxergava família formada, emprego estável e mente relativamente tranquila - se não o combo todo, pelo menos parte dele. Até a realidade chegar com a porta na sua cara e explicar que a vida não tem roteiro, tampouco fórmula pré-estabelecida. Que há variantes além do esforço pessoal; que nossos próprios desejos, objetivos e entendimentos sobr…

Bienal do Livro Rio recebeu 680 mil visitantes com maior presença de jovens

Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil A 18ª Bienal Internacional do Livro superou as expectativas de público e recebeu ao menos 680 mil visitantes desde 31 de agosto. O número, divulgado ontem (10) pelos organizadores do evento, ainda podia crescer, já que o balanço foi preparado antes das 17h e a Bienal funcionou até as 22h deste domingo. A expectativa inicial dos organizadores era de que 600 mil pessoas fossem ao Riocentro participar da Bienal, que ampliou em 30% sua programação cultural. Um dos destaques do crescimento foi o público de 15 a 19 anos, cuja participação aumentou de 18% para 33% do total de visitantes. Em 10 anos, a participação dessa faixa etária aumentou três vezes, já que a Bienal de 2007 teve apenas 11% de público nesse grupo. A vice-presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, Mariana Zahar, disse que a Bienal deste ano ocorre em um momento em que o mercado literário começa a dar sinais de recuperação."A Bienal está marcando a saída desse m…

A geometria como expressão artística de verdades cristãs

Quadrados, círculos, triângulos, quincunces: todos têm profundos significados espirituais! O mundo clássico vinculava a beleza à ordem e identificava nela o desígnio inteligente da criação: tudo tinha um significado. Os cristãos rapidamente enxergaram a compatibilidade entre a fé e estas verdades fundamentais, às quais recorreram para representar na arte os ensinamentos do cristianismo. Os círculos eram considerados um símbolo da eternidade e passaram a ser usados como auréolas dos santos no paraíso, além de reapresentarem o Deus Eterno. Os triângulos representaram com frequência a Santíssima Trinidade. Quando Deus Pai era representado visualmente, a sua auréola podia ter forma triangular. Os quadrados eram tidos como um símbolo do mundo. Por ter quatro lados, essa forma geométrica evocava ainda os quatro evangelistas, que levaram a mensagem de Cristo aos assim chamados “quatro cantos do mundo”. As estrelas de cinco pontas foram usadas em certo momento para representar as cinco chaga…

11 de setembro de 2001: o dia que devemos recordar para sempre

Existe um limite que a humanidade não deve mais voltar a explorar Hoje faz 16 anos de um dia em que o mundo pareceu particularmente difícil de reconhecer. A televisão mostrava quase com estupor um suposto acidente que já causava estranhamento em si mesmo. A cobertura ao vivo de quase qualquer evento já era uma realidade em 2001, e, por isso, milhões e milhões de pessoas se perguntavam em tempo real como foi que aquele piloto tinha colidido contra uma das Torres Gêmeas de Nova Iorque numa clara manhã de céu limpo. Foi quando um segundo avião se chocou contra a outra torre e o planeta em peso assistiu à cena no mesmo instante em que, estarrecedoramente, ela acontecia. O dia 11 de setembro de 2001 se tornou, nas aulas de jornalismo da década seguinte, um daqueles acontecimentos cuja objetividade é abordada pela perspectiva da mais pura subjetividade. O jornalista que chorou, que se comoveu, que afirmou que, apesar da sua trajetória, não tinha palavras diante daquele fato é alguém que en…