Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 10, 2017

Eclesiastes

Gonzaga Mota* A Bíblia, conforme especialistas, é o texto mais vendido de todos os tempos; todavia, não sabemos se é o mais lido e interpretado. Consideramos o livro mais sábio da literatura universal. É formada por centenas de páginas, escritas sob inspiração divina, abrangendo o Antigo Testamento (mostrando a história do mundo) e o Novo Testamento (apresentando os ensinamentos de Jesus Cristo). Todos os livros bíblicos destacam a importância das analises teológicas. Há estudos controversos. No entanto, para nós, a Bíblia é a Palavra de Deus. É bom salientar que a Sagrada Escritura não pertence aos estudiosos, mas ao povo. Para reflexão, gostaríamos de tecer poucos comentários sobre o livro do Eclesiastes, não que seja o mais importante, todos são significativos, porém em razão da empatia com o ser humano: "tudo é ilusão". Na realidade da vida, apesar de tudo ter o seu tempo, insistentemente, corremos atrás do vento. Para quê? Por quê? Com vistas a buscarmos, cada vez mais,…

"Olga Barroso - na vanguarda da vida", do escritor Juarez Leitão, será lançado hoje (10), na biblioteca da Unifor

Uma mulher à frente de seu tempo. Assim pode ser definida a sobralense Olga Barroso, cuja contribuição ao longo da vida marcou a história política, social e cultural do Ceará, sobretudo entre os anos 1950 e 1960. Por iniciativa do Instituto Myra Eliane, que tem à frente o empresário Igor Queiroz Barroso, seu neto, a história dessa cearense, considerada "uma líder feminista", será compartilhada com o público, materializada no livro "Olga Barroso - na vanguarda da vida", do escritor Juarez Leitão, cuja solenidade de lançamento acontece hoje (10), às 19h, no auditório da biblioteca da Unifor. A publicação marca o centenário de nascimento de Raimunda Olga Monte Barroso (1917- 1993) transcorrido nesta quinta (9). O escritor Lúcio Alcântara apresentará a obra e o autor, enquanto a atriz Fernanda Quinderé procederá leitura dramática de uma crônica que fala sobre família, escrita em 1984 por Olga Barroso, que também se destacou nas Letras. Caberá ao filho, Roberto Parsifa…

Com Erasmo Carlos e Lenine, Mostra Sesc Cariri traz shows gratuitos para o Ceará

Do dia 10 a 14 de novembro, a 19ª edição da Mostra Sesc Cariri de Culturas leva para a região sul do Ceará uma programação musical com artistas de todo o País. Os palcos espalhados pelos municípios da região do Cariri vão receber 19 atrações musicais gratuitas, entre elas, os artistas Lenine e Erasmo Carlos. Além dos dois músicos, participam do evento, segundo a produção do Sesc adiantou, mais cinco nomes: Os Paralamas do Sucesso, o forrozeiro Waldonys, o paraibano Chico Pessoa, o sanfoneiro Fábio Carneirinho e o cantor e compositor Luiz Fidélis. As datas e os locais de apresentação devem ser divulgados ainda nesta semana. A programação Mostra Sesc Cariri traz ainda mais 12 atrações musicais que foram selecionados pela curadoria do festival. Entre as bandas e artistas, estão nomes da música independente que vêm ganhando destaque pelo País, como a banda As Bahias e a Cozinha Mineira, os cearenses do Selvagens à Procura de Lei, os baianos de Vivendo do Ócio e a brasiliense Ellen Oléria,…

A arte da correção fraterna

Comentário ao Evangelho do 23º Domingo do Tempo Comum (Mt 18, 15-20). A comunhão exige um compromisso sério, até mesmo um esforço, e é uma questão de ser responsável e guardião também do outro. (Divulgação/ Pixabay)
Por Enzo Bianchi*
No capítulo 18 do Evangelho segundo Mateus, lemos diversos ensinamentos de Jesus sobre a vida da sua comunidade, a comunidade cristã. O evangelista os recolhe e os reúne aqui para dar aos cristãos orientações em uma hora já marcada pela fadiga da vida eclesial entre irmãos e irmãs em conflito, por rivalidades e patologias de relações entre autoridades e crentes. A mensagem central dessa página indica a misericórdia como decisiva, absolutamente necessária nas relações entre irmãos e irmãs.
Os poucos versículos proclamados neste domingo querem indicar a necessidade da reconciliação tanto na vida cotidiana, quanto na oração dirigida ao Senhor vivo. Eis, então, a primeira palavra de Jesus: “Se o teu irmão pecar (contra ti), vai corrigi-lo, mas em particular, à…

Animação sobre o Natal de Jesus estreia nos cinemas brasileiros

Um filme que promete animar as férias da garotadaUma animação promete contar o nascimento de Jesus com um olhar completamente inusitado. O filme “A Estrela de Belém” traz o Natal do Cristo narrado pelos animais e estreia dia 30 de novembro nos cinemas do Brasil. O longa conta a história de um pequeno e destemido burro chamado Bo que procura uma vida diferente da sua rotina de trabalho no moinho da vila. Um dia, ele toma coragem para fugir e, durante sua jornada, encontra outros companheiros: a ovelha Ruth, o pombo Davi, três sábios camelos e outros excêntricos animais. Juntos, passam a seguir A Estrela e acabam se tornando heróis improváveis na maior história de todos os tempos, o Natal de Jesus. O filme é do mesmo estúdio de “Tá Chovendo Hambúrguer” e “Os Smurfs” e na versão americana, conta com vozes de Oprah WinfreyKelly Clarkson, e música especial de Mariah Carey. Já no Brasil, os personagens ganham vida nas vozes da cantora gospel Cristina Mel, que dubla Maria, do youtuber Vin…

Atriz e humorista Márcia Cabrita morre aos 53 anos

Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil A atriz e humorista Márcia Cabrita morreu hoje (10) aos 53 anos de idade. A morte da artista foi informada pela TV Globo, onde ela trabalhava. Seu trabalho mais recente foi a novela Novo Mundo, exibida na emissora entre março e setembro deste ano. Nascida em Niterói, em 1964, a atriz foi diagnosticada com câncer no ovário em 2010. Depois da descoberta da doença, ela fez uma cirurgia para retirada dos ovários e do útero e quimioterapia, segundo informações da Globo. Entre os trabalhos da atriz, destacam-se o humorístico Sai de Baixo, de 1997 a 2000, As Noivas de Copacabana (1992), Desejos de Mulher (2002), Sete Pecados (2007), Beleza Pura (2008) e Morde e Assopra (2011).

Jovens estão perdendo audição por causa de fones de ouvido, alerta conselho

Andreia Verdélio - Repórter da Agência Brasil Conselho Federal de Fonoaudiologia alerta sobre aumento da surdez entre jovens - Foto Cyntia Veras/Governo do Piauí A cada dia, mais jovens estão apresentando perda de audição causada pelo uso irregular de fones de ouvido. O alerta é feito pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa). “Os adolescentes usam esse equipamento de som com volume muito alto. A gente vem notando que a audição deles não é tão normal como antigamente, já tem mais perda. E se continuar a usar esse som alto, eles terão uma perda irreversível, não volta mais ao normal”, disse a presidente do CFFa, Thelma Costa. Segundo ela, as perdas auditivas por causa de ruído estão aumentando entre a população, tanto por ruído industrial, quanto por equipamentos de som. Ela cita como exemplo o caso dos músicos, lembrando que existem protetores auditivos que selecionam o som. "Então, eles conseguem seguir com a profissão e estão se prevenindo, o que não acontece com os adoles…

Caneta preta e documento oficial com foto são obrigatórios para o Enem

Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil Estudantes se preparam para o Enem, que terá o segundo dia de provas no domingo (12) -Wilson Dias/Arquivo Agência Brasil Caneta esferográfica de tinta preta e documento oficial com foto são os dois itens que não podem ser esquecidos pelos candidatos que vão fazer o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo domingo (12). A caneta deve ser fabricada com material transparente e obrigatoriamente preta, porque outra cor de tinta impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas. O documento pode ser a carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de reservista ou passaporte. A carteira de estudante não será aceita como documento oficial. Também não serão aceitas cópias, nem mesmo as autenticadas. Se o candidato perdeu ou teve o documento roubado, deverá apresentar um boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de aplicação do Enem – dia 5 de …