Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 20, 2018

Com apoio da Secult CE, Fortaleza recebe o III Encontro Internacional de Imagem Contemporânea

Imagem
Fortaleza, 26, 27 e 28 de fevereiro e 1º de março de 2018 - III Encontro Internacional de Imagem Contemporânea
Com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SEcult), Fortaleza reunirá, de 26 a 28 de fevereiro e 1º de março, pesquisadores do Brasil, França, Itália e Argentina no III Encontro Internacional de Imagem Contemporânea. Serão 18 conferências, performances, mostras de artes visuais e de cinema, numa programação intensa atravessada pelo tema “Imagem e Liberdade”, ocupando diferentes espaços da cidade, a nos dizer da urgência dos nossos tempos. São trabalhos que refletem sobre o estado e o estatuto das imagens contemporâneas, com especial atenção às novas formas e práticas do cinema e da fotografia com as tecnologias digitais.
O EIIC chega à terceira edição como um espaço privilegiado de reunião de pesquisadores fundamentais para o pensamento no campo expandido das imagens contemporâneas, em suas mais diversas vertentes estéticas, políticas e sociais. O Encontro se prop…

Quatro livros esta semana

Imagem
'Mar Blanco', de Claudio Giunta, e 'Doble fondo', de Elsa Osorio, entre os trabalhos destacados
1. THE HEIR OF UMBERTO ECO. "Você não pode desaparecer sem deixar rastro, especialmente de uma ilha". Não, especificamente, da maior das Ilhas Solovetsky, no Mar Branco, geralmente não lembrado se não for para o mosteiro ortodoxo e como sede do primeiro campo de concentração do Gulag.Não, se também os desaparecidos são três florentinos na faixa dos trinta, chegaram como voluntários para a restauração do mosteiro em nome da Unesco. Ninguém os viu desde o dia em que partiram para o norte, na véspera do seu retorno à Itália; e, apesar dos inquéritos habituais em um caso semelhante, ninguém conseguiu esclarecer como, quando e por que a ilha os engoliu. "Por FRANCISCO RICOIr para a notícia 2. VIDA DE UM MENTECATO. "Uma das combinações literárias mais atraentes é aquela que reúne o enredo de detetive e o senso de humor em um livro, é isso que o assassinato de mi…

A maior livraria flutuante do mundo dá certo para o México

Imagem
EFE Mérida (Yucatán) 20 FEB 2018 - 07:14 BRT O navio Logos Hope é considerado a maior livraria flutuante do mundo. Desde 2009 ele visitou os diferentes portos da Europa, América, Ásia e África para vender livros a preços moderados. Tem mais de 5.000 títulos e os próximos destinos serão Guatemala e México, países que chegarão em março.
"É uma história maravilhosa porque todas as pessoas que visitam o nosso barco terão a oportunidade de compartilhar seus costumes e cultura com a equipe composta por voluntários de mais de 60 países", diz o assessor de imprensa a bordo do navio, Pavel Martínez.
Logos Hope chegará em Puerto Barrios, Guatemala, no dia 3 de março, onde será até 22 para chegar a vários locais costeiros no México, como parte de sua turnê pela América Latina, que começou em janeiro em Cartagena, na Colômbia.
No navio, que tem 132 metros de extensão, os visitantes podem desfrutar de literatura de todo o mundo, eventos culturais, conferências, concertos, peças e oficinas…

Festival do Verso Popular acontece em Portugal

Imagem
Os poetas cearenses Klévisson Viana e Geraldo Amâncio embarcam para a Europa, para excursão por cidades portuguesas, em festival que celebra o verso popular ( FOTO: SAULO ROBERTO ) A poesia tradicional do cordel e do repente cearense há muito encanta os europeus que veem, neles, herdeiros vivos e dotados de saúde da arte dos menestréis, trovadores e jograis da Idade Média. A arte de cearenses, versados nesta artes populares, será destaque em Portugal, entre os dias 21 de fevereiro a 4 de março, quando acontece o I Festival Internacional do Verso Popular (Festcordel), com o tema: "Descante, Desgarrada e Desafio". O evento é itinerante e acontece nas cidades portuguesas de Murtosa, Estarreja, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Coimbra e Lisboa. Participam desta excursão poética os repentistas cearenses Geraldo Amâncio e Jorge Macedo; e o poeta, ilustrador, quadrinhista e editor de cordeis Klévisson Viana. Além dos brasileiros, participam do encontro Augusto Canário e Cândido Miranda,…

Padilha volta ao Festival de Berlim com '7 dias em Entebbe'

Imagem
Dez anos depois de levar o Urso de Ouro da mostra berlinense com 'Tropa de Elite', o cineasta apresenta filme sobre operação israelense que permitiu libertar a centena de reféns. O cineasta José Padilha participa de coletiva de imprensa sobre o filme "7 dias em Entebbe", apresentado fora da mostra competitiva do Festival de Berlim, 19 de fevereiro de 2018 (AFP)
José Padilha voltou ao Festival de Berlim com seu último filme, "7 dias em Entebbe", sobre o sequestro do avião da Air France em 1976, com o qual evita se limitar à violência do crime e dar voz a todas as partes do conflito israelense-palestino.
Dez anos depois de levar o Urso de Ouro da mostra berlinense com "Tropa de Elite", o cineasta apresentou - fora da mostra competitiva -, uma nova versão cinematográfica da operação israelense que permitiu libertar a centena de reféns mantidos em um terminal de um aeroporto de Uganda por militantes pró-palestinos, entre eles dois alemães marxistas.
O…

Fio a Fio, espetáculo brasiliense de teatro-dança se apresenta dias 2, 3 e 4 de março

Imagem
Na sexta-feira, dia 2 , haverá uma sessão gratuita, direcionada a alunos de escolas e universidades públicas, grupos de idosos e de pessoas surdas
Foto: Diego BresaniEnvelhecer é paradoxal. Se a experiência lança um vigor, o curso dos anos impõe limites ao corpo. O espetáculo Fio a Fio – em cartaz no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura entre os dias 2 a 4 de março – é sobre este movimento do tempo, de acúmulos e perdas. Em cena, Giselle Rodrigues e Édi Oliveira, criadores e intérpretes.
A temática nasceu durante sessões de improvisação abertas que os artistas vinham realizando como parte de uma pesquisa sobre processo de criação. Foi surgindo nos dois o desejo de falar sobre como e quando se começa a envelhecer, quando o corpo começa a não realizar atividades que antes eram simples. “Meu próprio corpo é reflexo disso. Voltar a dançar, após vinte anos fora dos palcos, período em que atuei como diretora e coreógrafa, foi uma redescoberta e um aprendizado sobre esse novo corpo, que ta…

Jovens de casas de acolhimento recebem prêmios através de concurso de redação

Imagem
Os adolescentes ganhadores receberão como prêmio um tablet, que será entregue no próximo dia 23 de fevereiro, às 9h, na casa de acolhimento Nova Vida
Foto: Reprodução / InternetQuando viajar é praticamente impossível, os livros trazem a possibilidade de conhecer o mundo e de viver novas experiências sem sair do lugar. Em ambientes como casas de acolhimento, a leitura é uma fonte de informação e de diversão para crianças e adolescentes.
Para estimular ainda mais este hábito a Defensoria Pública, através do Núcleo de Atendimento da Defensoria Pública na Infância e Juventude (Nadij), promoveu o concurso “Uma viagem dentro do livro”, I Concurso Defensoria Amiga dos Abrigos de Redação da Defensoria Pública do Estado do Ceará.
O Concurso é destinado a crianças e adolescentes, de 8 a 17 anos, em acolhimento institucional no município de Fortaleza.
As redações produzidas por três adolescentes foram selecionadas dentre 47 textos recebidos de 12 casas de acolhimento de Fortaleza. As redações fo…

Mais Visitadas

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Herança do governo golpista

Catedral de Notre-Dame, em Paris, sofre incêndio na tarde desta segunda-feira