Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 11, 2019

Por meio do bordado, projeto promove reflexão sobre violência no distrito de Pindaíbas (MG)

Foi pensando na Campanha da Fraternidade de 2018 cujo tema é “Fraternidade e Superação da Violência” que a Associação Renasce Pindaíbas (Arpindas) desenvolveu juntamente com a diocese de Patos de Minas e outras entidades o projeto “Café com bordado: a arte e o diálogo como caminho para a superação da violência”. Seu objetivo é promover, mediante rodas de conversas, a promoção da cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz do diálogo, como caminho de superação da violência no distrito de Pindaíbas, em Patos de Minas (MG). Mediante a construção de um lugar próprio com uma grande mesa e diversas cadeiras, o projeto contou com recursos do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pôde se desenvolver e dar espaço a comunidade, à proporção que homens, mulheres, crianças e jovens registram pelas linhas do bordado suas percepções e reflexões sobre diversos temas de trabalho, entre eles violência e saúde pública, promoção da cultura e…

Seminário Ceilândia Nacional de Literatura Periférica será nesta sexta

O evento conta com a rapper Rebeca Realleza, Eduardo Taddeo, Renan Inquérito, Patrícia Sander e Ravier Hernandez

Quem colar, nesta sexta-feira, no Seminário Ceilândia Nacional de Literatura Periférica terá a oportunidade de apreciar performances inéditas da rapper Rebeca Realleza. Ao lado dos conterrâneos Eduardo Taddeo (ex-Facção Central), Renan Inquérito, Patrícia Sander e Ravier Hernandez, a ceilandense comporá a mesa de palestrantes que lembrará aos presentes que a palavra “rap” significa ritmo e poesia. Vai ter também o ritmo e a poesia da Família PR15, lançamento do clipe dos Sobreviventes de Rua, discotecagem dos DJs Black e Nem e, para completar a constelação, o Japão do Viela 17 será o mestre de cerimônia.
Realleza  lerá “poesias pretas”, ou seja, poemas feitos por autoras como Prethaís, Mei Mei Bastos e outras surpresas que está preparando. Tudo made in perifa, e nada mais perifa do que ela mesma, que iluminará o público com suas letras, poemas e ainda revelará …

Dono de bar conquista clientes lendo poemas em Maracanaú

“Eu não gostava de desabafar com ninguém, e desabafava no papel. Estava em um barzinho, quando um colega meu pegou um dos cadernos e disse: ‘cara, isso é poesia”, conta Piúdo
O Gente na TV, da TV Jangadeiro/SBT, encontrou um dono de bar que é poeta, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. “Piúdo”, como é carinhosamente chamado, contou ao repórter Bosco Barroso como tudo começou. “Eu não gostava de desabafar com ninguém, e desabafava no papel. Estava em um barzinho, quando um colega meu pegou um dos cadernos e disse: ‘cara, isso é poesia”. Foi assim que o cearense passou a enxergar suas escritas com outros olhos. Participou de um concurso de literatura de cordel em São Paulo, onde ficou entre os 10 melhores do Brasil. “E também tive a felicidade de participar do 3º Festival de Poesia, que aconteceu em Lisboa, em Portugal. Fiquei entre os melhores”, diz com orgulho. Tribuna do Ceará

Com Raduan Nassar e Mia Couto, Bienal do Livro é confirmada para agosto

Centro de Eventos| Em coletiva de imprensa, realizada ontem, o evento foi confirmado para agosto deste ano. Maria Valéria Rezende, Conceição Evaristo e Eduardo Agualusa estão entre os convidados Raduan Nassar, Maria Valéria Rezende, Eduardo Agualusa, Angela Gutiérrez, Mia Couto, Nina Rizzi, Tércia Montenegro, Frei Betto, Conceição Evaristo e Mailson Furtado Viana são algumas das primeiras presenças confirmadas na próxima edição da Bienal Internacional do Livro do Ceará. O evento - um dos mais tradicionais para a cultura cearense e o mais importante para a linguagem literatura - foi adiado para o mês de agosto. Esta é uma movimentação inédita, pois, historicamente, a bienal sempre acontecia em abril. Ontem, durante lançamento promovido pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), foram anunciados os primeiros sessenta nomes confirmados no evento - que á entre os dias 16 e 25 de agosto.  A escritora cearense Ana Miranda, responsável por chefiar a curadoria do evento nessa edição, diss…

Dia Mundial da Doença de Parkinson: terapias e esperanças

“É importante manter vivas as atividades físicas, relacionais e culturais”. Hoje é recordado no mundo inteiro o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson que atinge aproximadamente 6 milhões de pessoas no mundo. Terapias e esperanças. Cidade do Vaticano Hoje, 11 de abril, Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson à luz de novas esperanças terapêuticas. Trata-se de uma doença neurodegenerativa, lenta e progressiva que envolve principalmente, as funções do controle dos movimentos e do equilíbrio, cuja primeira descrição remonta a um antigo escrito de medicina indiano do ano 5.000 A.C. e a um documento chinês de 2.500 anos atrás. O nome da doença é ligado a James Parkinson, um cirurgião inglês que no início do século 19 foi o primeiro a descrever grande parte dos sintomas da doença em um famoso artigo “Um ensaio sobre a paralisia agitante”. No dia dedicado a esta doença, nossa atenção dirige-se às novas terapias. De fato, dados publicados recentemente, em revistas…