Pular para o conteúdo principal

Com Raduan Nassar e Mia Couto, Bienal do Livro é confirmada para agosto

Centro de Eventos| Em coletiva de imprensa, realizada ontem, o evento foi confirmado para agosto deste ano. Maria Valéria Rezende, Conceição Evaristo e Eduardo Agualusa estão entre os convidados

Raduan Nassar, Maria Valéria Rezende, Eduardo Agualusa, Angela Gutiérrez, Mia Couto, Nina Rizzi, Tércia Montenegro, Frei Betto, Conceição Evaristo e Mailson Furtado Viana são algumas das primeiras presenças confirmadas na próxima edição da Bienal Internacional do Livro do Ceará. O evento - um dos mais tradicionais para a cultura cearense e o mais importante para a linguagem literatura - foi adiado para o mês de agosto. Esta é uma movimentação inédita, pois, historicamente, a bienal sempre acontecia em abril. Ontem, durante lançamento promovido pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), foram anunciados os primeiros sessenta nomes confirmados no evento - que á entre os dias 16 e 25 de agosto. 
A escritora cearense Ana Miranda, responsável por chefiar a curadoria do evento nessa edição, disse que a lista de atrações confirmadas "dá arrepios". O auditório da Casa de Juvenal Galeno, no Centro, equipamento cultural que recebeu o lançamento, ficou lotado de escritores, gestores e fazedores da linguagem literatura - que acompanharam, durante quase duas horas, o anúncio de cada um dos nomes. Ronaldo Correia de Brito, Regina Machado, João Almino, Marion Bloem, Marli Miranda, Lúcia Santaella, Abdellah Taia, Nicolas Behr, Marília Lovatel, Majela Colares, Pedro Salgueiro, Orlando Araújo, Suene Honorato, Sarah Diva, Regina Machado, Gilmar de Carvalho e Tino Freitas também foram confirmados na próxima edição da Bienal. 
Um nome que logo saltou na lista foi Raduan Nassar. Com mais de 80 anos e famoso por ser recluso, o autor dos clássicos Lavoura Arcaica e Um Copo de Cólera confirmou presença no evento. Ana Miranda assinalou que a validação da presença do escritor, feita por escrito, veio acompanhada de uma observação: "se eu estiver vivo, pois agosto está muito distante". A inédita vinda de Raduan Nassar a Bienal Internacional do Livro do Ceará foi logo comemorada por (surpresos) leitores nas redes sociais.
Diferente de outras edições, quando escritores e escritoras eram homenageados, a XIII edição vai saudar obras literárias. Serão três livros enaltecidos: A Casa, da cearense Natércia Campos; Lavoura Arcaica, do paulista Raduan Nassar; e Terra Sonâmbula, do moçambicano Mia Couto. Os dois últimos autores são presenças confirmadas no evento. Para representar Natércia Campos, morta em 2004, foi convidada sua filha - a também escritora e advogada Carolina Campos. A equipe de curadoria é composta ainda pelo professor Carlos Vazconcelos e pela pesquisadora Inês Cardoso. Foram eles os responsáveis por definir e trabalhar o tema da edição - delimitado esse ano como As Cidades e Os Livros. Inês explica que esses sessenta nomes anunciados são apenas um primeiro bloco - "nós ainda temos convites pendentes". 
Clique na imagem para abrir a galeria

Conheça alguns nomes confirmados

Abdellah Taïa 
Ana Karla Dubiela 
Angela Gutiérrez 
Antônio Torres 
Batista de Lima 
Carmélia Aragão 
Carolina de Campos Melo 
Cecília Cunha
Chico Alvim
Cláudia Leitão 
Cleudene Aragão
Conceição Evaristo
Daniel Munduruku
Deborah Finocchiaro
Dércio Braúna
Descartes Gadelha
Dimas Carvalho
Eduardo Agualusa
Eduardo Diatahy Bezerra de Menezes
Eucanaã Ferraz
Fausto Nilo
Fernanda Coutinho
Fernanda Meireles
Frei Betto
Gilmar de Carvalho
Helena Cardoso
Ivan Wolffers
Jayson Viana Aguiar
Jesus Irajacy
João Almino
Jorge Pieiro 
José Inácio Vieira de Melo
Lola Aronovich
Lúcia Santaella
Luciana Villas-Bôas
Luís Vilela 
Mailson Furtado
Majela Colares
Marçal Aquino
Márcio Catunda
Marco Lucchesi
Marcos Bagno
Maria de Lourdes Dias Leite Barbosa 
Maria Thereza Leite
Maria Valéria Rezende
Mariana Ianelli
Marília Lovatel
Marlui Miranda 
Marion Bloem
Martine Kunz
Mia Couto 
Nicolas Behr
Nina Rizzi
Orlando Araújo
Pedro Salgueiro
Raduan Nassar 
Sânzio de Azevedo
Raymundo Netto
Regina Machado
Ricardo Kelmer 
Roberto Pompeu de Toledo 
Ronaldo Correia de Brito 
Sarah Diva
Socorro Acioli 
Suene Honorato
Tércia Montenegro - 
Tino Freitas 
Vânia Vasconcelos 
Ylo Fraga 
Yuri Brunello 

XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará

Quando: de 16 a 25 de agosto
Tema: As Cidades e Os Livros
Outras informações:
3101 6761
Programação gratuita

Espaços da Bienal

Apesar de ainda não ter programação delimitada, alguns espaços foram anunciados no lançamento. Haverá o IX Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, o V Encontro de Agentes de Leitura do Ceara, o IV Encontro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, o Encontro de Mediação de Leituras: Da oralidade ao livro na mão, o Encontro Sobre Literatura e Gênero, o Encontro de Blogs e Revistas Literárias e a Bienal Fora da Bienal. Alguns espaços temáticos também foram confirmados: Espaço Letra de Mulher (para a produção da mulher no mercado editorial); Espaço de Memória Patrimônio e Museus (para apresentar mestres da cultura), Espaço Noite Poética (marcado para acontecer a partir das 22 horas, uma faixa de horário inédita para a bienal); Espaço Cadeira Produtiva (com representantes do mercado editorial); Espaço Livro Técnico (para áreas específicas do conhecimento); e Espaço Ponto de Leitura (onde haverá leitura pública dos três livros homenageados pela edição).

ISABEL COSTA
O Povo

Comentários