Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 13, 2016

ACENTO DIFERENCIAL NA LÍNGUA PORTUGUESA

José Olímpio de Sousa Araújo*

Pelo último ACORDO ORTOGRÁFICO, ficaram alguns acentos opcionais na língua Portuguesa.
Vejamos os casos.
•Põe-se acento agudo (típico de Portugal) ou acento circunflexo (próprio do Brasil) na vogal tônica E ou O na penúltima ou na antepenúltima sílaba, seguida de M ou N. Exemplos: gênero ou gênero, António ou Antônio, fenômeno  ou fenômeno, tênis ou tênis.
•O mesmo ocorre com certas oxítonas, geralmente de origem francesa: bebé ou bebê, bidê ou bidê, canapé ou canapê, caratê ou caratê, crochê ou crochê, guichê ou guichê, nenê ou  nenê, purê ou purê, rapé ou rapê; cocó ou cocô, ró ou rô.
Para nós, no Brasil, é preferível mantermos o hábito do acento circunflexo...
Ficaram-nos também os seguintes acentos diferenciais opcionais: •Fôrma ou forma (= molde, modelo), copara diferenciar de forma (ó), sinônimo de modo, maneira, ou flexão do verbo ‘formar’. Entenda: O bolo toma a forma da fôrma (ou forma).
•Nos verbos de 1ª conjugação, pode-se colocar acento agudo …

PAPA FRANCISCO: A IGREJA DE DISCÍPULOS QUE SEGUEM AO SENHOR

Na catequese de hoje o Papa nos pede para que “abandonemos a presunção de nos crermos mais justos e melhores do que os outros” 13 ABRIL 2016 PAPA FRANCISCO Audiencia Geral - CTV Na catequese dessa semana o Papa Francisco focou na narração evangélica da vocação de Mateus. Publicamos abaixo o resumo que o Pontífice fez em português: “A vocação de Mateus é uma grande lição que nos recorda que a Igreja não é uma comunidade de seres perfeitos, mas de discípulos que seguem ao Senhor porque se reconhecem pecadores e necessitados do seu perdão. Mateus era um publicano, coletor de impostos, considerado um pecador público. Ao chamá-lo, Jesus mostra aos pecadores que não olha para o seu passado, condição social ou convencionalismos exteriores. Ele não quer uma religiosidade de fachada, como a dos fariseus, a quem lembra que Deus quer a misericórdia e não sacrifício. De fato, para quem aceita o seu convite com um coração humilde e sincero, Jesus oferece um futuro novo, que significa também…

PAY PAL, FACEBOOK, GOOGLE E APPLE PENALIZAM A CAROLINA DO NORTE, MAS FAZEM NEGÓCIOS COM PAÍSES ONDE OS GAYS SÃO ASSASSINADOS

Ataques de conhecidas empresas contra a Carolina do Norte, que quer manter os banheiros públicos separados pelo sexo biológico. Mas a atitude muda quando tais empresas fazem negócios no exterior12 ABRIL 2016 ANÁLISE Gender Neutral Toilet - Wikimedia Commons Pecunia non olet, diziam os latinos. O dinheiro não tem cheiro, nem sequer quando é sujo de sangue inocente. Ainda estão espalhados pela terra da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, os fragmentos das roupas rasgadas dos diretores de algumas das mais importantes multinacionais mundiais. O escândalo suscitado em alguns novatos defensores dos direitos civis tem sido uma lei desse Estado, que proíbe as pessoas de usar banheiros reservados para o sexo oposto registardo na certidão de nascimento. Portanto, um homem  não pode entrar no banheiro das mulheres, embora ele “se sinta” uma mulher. E vice-versa. Um impedimento que pareceria óbvio e de bom senso até pouco tempo atrás. Dessa forma levantou-se um alarido midiático, …

ATACAM COLÉGIO CATÓLICO COM PICHAÇÕES OFENSIVAS EM MADRI

Por Blanca Ruiz
Pichações ofensivas no Colégio Reina de la Paz de Brunete em Madri (Espanha). Foto: Colégio Reina de la Paz.
MADRI, 12 Abr. 16 / 08:00 pm (ACI).- O colégio Reina de la Paz, na localidade de Brunete, em Madri (Espanha), sofreu uma série de atos de vandalismo. Durante a madrugada do último sábado, 9, desconhecidos realizaram pichações ofensivas contra a fé.
A direção do colégio enviou um comunicado no qual assegura que atos como este “nos levam a pensar que hoje, mais do que nunca, vale a pena dedicar-se à causa de Cristo”.
“Denunciamos estes acontecimentos e, a partir de agora, trabalharemos ainda mais em impulsionar o colégio, pois vemos a necessidade de evitar que estes tipos de atos ocorram novamente e a melhor forma é promover a educação enraizada na Verdade, Jesus Cristo”, afirmam.
O Colégio Reina da Paz “promove a educação em virtudes, virtudes que orientam nossa personalidade e nossos atos para o bem” e indicam que “esse é o fim da pessoa: fazer sempre o bem, ape…

EUROCOPA E INSTITUIÇÃO CATÓLICA NA FRANÇA: OUTROS DOIS OBJETIVOS DOS TERRORISTAS DE BRUXELAS

PARIS, 12 Abr. 16 / 06:00 pm (ACI).- A fiscalização belga informou que os terroristas que cometeram o atentado em Bruxelas (Bélgica) também tinham como objetivo a Eurocopa que será realizada na França entre junho e julho deste ano, além de uma instituição católica nesse país.
As autoridades belgas conseguiram esta informação depois da confissão de um jihadista vinculado aos atentados de Bruxelas no último 22 de março, no qual morreram 30 pessoas e mais de 200 ficaram feridas.
Mohamed Abrini, que também tem relação com os atentados de Paris em novembro do ano passado, foi quem divulgou estes dados durante seu interrogatório.
Segundo informações do jornal francês ‘Libération’, a polícia belga encontrou um computador em uma lixeira perto da casa da qual saíram os terroristas em 22 de março, antes dos atentados na capital belga.
Nesta casa foram encontrados áudios e informações que revelavam os outros alvos dos jihadistas: a associação católica Civitas e o bairro parisiense de ‘La Défens…

REFUGIADOS: FRANCISCO EM LESBOS PARA MANIFESTAR «PROXIMIDADE E SOLIDARIEDADE»

Agência Ecclesia 13 de Abril de 2016, às 10:22     (Lusa) Papa pede orações pela sua visita à ilha grega
Cidade do Vaticano, 13 abr 2016 (Ecclesia) - O Papa afirmou hoje no Vaticano que vai visitar a ilha grega de Lesbos, este sábado, para manifestar “proximidade e solidariedade” aos refugiados e à população local, pedindo a oração dos fiéis por esta viagem.
“No próximo sábado vou deslocar-me à ilha de Lesbos, onde nos últimos meses passaram muitíssimos refugiados. Irei, juntamente com os meus irmãos o patriarca de Constantinopla, Bartolomeu, e o arcebispo de Atenas e toda a Grécia, Jerónimo, para exprimir proximidade e solidariedade tanto aos cidadãos de Lesbos como a todo o povo grego, tão generoso no acolhimento”, declarou, na audiência pública semanal que decorreu na Praça de São Pedro.
“Peço, por favor, que me acompanhem com a oração, invocando a luz e a força do Espírito Santo e a materna intercessão da Virgem Maria”, prosseguiu.
Francisco vai regressar assim a uma ilha-símbolo…