Postagens

Mostrando postagens de Setembro 12, 2018

Escuta da Palavra de Deus

Imagem
Padre Geovane Saraiva*
O convite à escuta da Palavra de Deus, em setembro, mês dedicado ao Livro Sagrado, quer questionar nosso relacionamento e nosso modo de viver, indo além do escutar e do prestar atenção, num compromisso e engajamento, obedientes à vontade de Deus, que sempre quer ouvir nosso grito e clamor, sem esquecer do louvor e da gratidão, na humilde simplicidade e confiante entrega.
Deus nos criou para que experimentemos, como filhos seus, a liberdade, que se encontra entre os maiores anseios do ser humano, sendo uma conquista a ser alcançada através do constante esforço de responder, dentro dos propósitos divinos. É o Reino de Deus, instaurado por Jesus de Nazaré, que foi encarnado por São Francisco na sua essência, compreendendo-o e vivendo-o de um modo inigualável, genuíno e original. Ele revelou o cristianismo na sua natureza e fim, como o que existe de mais belo e precioso, por isso mesmo exerceu vigorosa influência sobre o ser humano, indicando-nos o caminho da plena l…

Nos 10 anos da morte de David Foster Wallace, tradutor de 'Graça infinita' diz que autor 'criou novo tipo de beleza na prosa'

Imagem
Caetano Galindo falou ao G1 sobre o escritor americano. Para ele, 'brilho verbal não perdeu nada da atualidade' e 'livro dolorosíssimo investiga solidão, dependência, vício, carência, amor e desamor'. Por Cauê Muraro, G1 O escritor americano David Foster Wallace (1962-2008), autor de 'Infinite jest', cuja morte completa dez anos nesta quarta-feira (12) — Foto: Divulgação/David Foster Wallace Books
"Estava sentado aqui mesmo onde estou agora. Na frente do computador. Quando minha mulher recebeu um email de uma ex-aluna com a notícia. E me avisou. Eu só lembro de ter primeiro desacreditado. E depois travado. Levantei e fui até o piano, que é o que eu faço pra botar o cérebro em ordem... pra tentar aceitar..." O escritor e tradutor Caetano Galindo consegue recordar detalhes do que aconteceu em 12 de setembro de 2008. Foi o dia em que morreu David Foster Wallace. Nesta quarta-feira (12), faz exatamente dez anos que o cultuado autor americano cometeu suic…

Versão fac-símile do livro de Hercule Florence é lançada

Imagem
por Diego Barbosa - Repórter Páginas do livro "L'Ami des Arts Livré À Lui-Même", que vem em edição caprichada, com dois volumes em capa dura. Trabalho levou sete anos para ficar pronto, englobando restauro, digitalização e publicação O automatismo na forma como geralmente registramos o mundo pouco abre espaço para ponderações sobre técnicas e avanços embutidos ali - em uma suposta "simples" câmera de celular, por exemplo. Séculos de estudos e pesquisas demonstram, contudo, que o processo fotográfico atravessou uma diversidade de experimentos e desafios até concretizar-se enquanto arte e ofício, o que merece atenção de nossa parte, sobretudo se quisermos compreender a amplitude da linguagem. Essa inquietação de partir do material bruto para ir alavancando descobertas e aperfeiçoamentos no campo fotográfico foi o expediente de Hercule Florence (1804-1879). O francês, nascido em Nice - apesar de cidadão de Mônaco - foi pioneiro em pesquisar e experimentar novas tec…

Livro aborda a memória crítica da escravidão

Imagem
Diante de um fenômeno complexo, que atravessa a História do Brasil a partir da chegada dos europeus e que ainda reverbera em nossa sociedade, uma profusão de vozes. São 50 os "textos críticos", de historiadores e de autores dos campos sociológico e antropológico, que compõem o "Dicionário da escravidão e liberdade". Organizado pela historiadora e antropóloga Lilia Moritz Schwarcz (USP) e pelo historiador Flávio dos Santos Gomes (UFRJ), o livro surge como uma obra de referência, reunindo a polifônica produção sobre o tema, que ganhou mais força no último meio século, instigada pelas lutas por direitos civis da população negra. Lilia Moritz Schwarcz apresenta a obra, em lançamento na Universidade de Fortaleza (Unifor). Ela realiza palestra, aberta ao público, nesta quarta-feira, 12, às 9h30, na Biblioteca da universidade. Além do evento, na quarta, começa a feira de livros no campus, que se estende até 20 de setembro, no Centro de Convivência da Unifor. A proposta d…

Publicação reúne informações e curiosidades sobre a discografia dos Mutantes

Imagem
Nos 50 anos da eletrizante estreia fonográfica dos Mutantes, título incontornável quando se publicam listas dos melhores discos de todos os tempos, os fãs da banda ganham Discobiografia Mutante - Álbuns que Revolucionaram a Música Brasileira (Garota FM Books), com histórias que envolvem a produção e gravação de seus 15 álbuns recuperadas pela jornalista, cantora e compositora Chris Fuscaldo. A publicação é bilíngue e não mira apenas no público brasileiro do trio. Viabilizado por uma campanha de financiamento coletivo que contou com colaboradores daqui e de países como Escócia, Espanha, França, Peru e Los Angeles, o livro conta, por exemplo, como foram escolhidas as imagens das capas - na foto do inaugural Os Mutantes, Rita Lee está envolta numa toalha de mesa comprada por sua mãe num bazar de igreja, entre os irmãos Arnaldo, de quimono chinês, e Sérgio Dias Batista, de echarpe de bolas. A foto foi na casa do fotógrafo Olivier Perroy, o mesmo da antológica capa de Tropicália ou Panis …

'O Grande Circo Místico' é escolhido para representar Brasil em disputa por vaga no Oscar

Imagem
Filme de Cacá Diegues conta a história de cinco gerações de uma mesma família proprietária de circo e mescla realidade com fantasia em um universo místico. O filme tem lançamento previsto para novembro. Foto (Divulgação) SÃO PAULO - "O Grande Circo Místico" vai representar o Brasil na disputa para concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira no Oscar 2019, informou o Ministério da Cultura nesta terça-feira.
O filme de Cacá Diegues conta a história de cinco gerações de uma mesma família proprietária de circo e mescla realidade com fantasia em um universo místico, de acordo com a Academia Brasileira de Cinema (ABC), onde o anúncio foi feito.
"Da inauguração do Grande Circo Místico em 1910 até os dias de hoje, o público vai acompanhar, com a ajuda de Celavi, mestre de cerimônias que nunca envelhece, as aventuras e amores da família Kieps, do seu auge a sua decadência, até o surpreendente final", disse a ABC em seu site.
O filme tem lançament…

Luta dos negros contra brutalidade policial chega a festival de cinema de Toronto

Imagem
Várias cidades americanas foram palco, nos últimos anos, de episódios fatais de violência policial contra pessoas negras, que deram origem ao Black Lives Matter. Amandla Stenberg e Algee Smith, protagonistas de "The Hate U Give", no Festival de Cinema de Toronto em 7 de setembro de 2018 (AFP)
O Festival de Cinema de Toronto colocou sob os holofotes o racismo e a brutalidade da polícia dos Estados Unidos contra a população negra com o filme "The Hate U Give", que foi exibido no fim de semana em estreia mundial na metrópole canadense.
Adaptação do romance homônimo, este filme dirigido por George Tillman Jr. foi aclamado pela crítica e pelo público americano, antes de seu lançamento oficial nos Estados Unidos, em 19 de outubro.
"Espero que (o filme) melhore a autoestima das pessoas negras, das meninas negras, que as ajude a se sentir mais fortes e a reivindicar a verdade" durante qualquer episódio de violência policial, resumiu Amandla Stenberg, que interpre…

Mais Visitadas

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Biblioteca Itinerante visita escolas e CMEIs com “Literatura e Cinema”