Postagens

Mostrando postagens de Março 18, 2016

Segredo da vida

Imagem
Gonzaga Mota*
De forma objetiva, podemos dizer que pensar significa conceber ideias, meditar, raciocinar, refletir, enfim, buscar conhecimentos, muitas vezes polêmicos, que possam nos levar a um processo de tomada de posições ou de decisões. Não é fácil pensar. Assim disse Henry Ford: "Pensar é o trabalho mais pesado que há, e talvez seja essa a razão para tão poucos se dedicarem a isso". Por incrível que pareça, no momento atual, o número de pessoas pensantes, em termos relativos, a nosso juízo, está caindo. Não somos contra o progresso tecnológico, pelo contrário. Sem a informática e com as atividades em permanente evolução, dificilmente a humanidade teria condições de possuir um melhor padrão de vida, com respeito à realização de suas necessidades. Todavia, o que não desejamos é a substituição do pensamento humano por um computador, por exemplo. Somos a favor tanto da aprendizagem tradicional como da virtual. No entanto, não devemos deixar os métodos ortodoxos da leitura …

UM CATÓLICO PODE VOTAR EM SÃ CONSCIÊNCIA EM DONALD TRUMP?

Imagem
Donald Trump. Foto: Flickr Gage Skidmore (CC BY-SA 2.0)
WASHINGTON DC, 17 Mar. 16 / 07:30 pm (ACI/EWTN Noticias).- Enquanto o pré-candidato presidencial Donald Trump se aproxima da candidatura presidencial pelo Partido Republicano, os católicos se questionam se votar no multimilionário é uma opção sábia ou moral.
No último dia 7 de março, vários proeminentes líderes católicos publicaram um apelo qualificando Trump como “manifestamente incapaz de ser presidente dos Estados Unidos”.
“Sua campanha já levou os nossos políticos a novos níveis de vulgaridade”, diz o comunicado. “Seus apelos a temores e preconceitos raciais e étnicos são ofensivos para qualquer sensibilidade genuinamente católica”.
“Ele prometeu ordenar o exército dos Estados Unidos, torturar suspeitos de terrorismo e matar as famílias dos terroristas, ações condenadas pela Igreja e políticas que envergonhariam o nosso país”.
“E não há nada em sua campanha ou em seu registro anterior que nos dê bases para confiar em que gen…

PORTUGAL: MARCELO REBELO DE SOUSA VAI PROMULGAR DECRETO DE REPOSIÇÃO DE FERIADOS NACIONAIS

Imagem
Agência Ecclesia 18 de Março de 2016, às 10:41   OC/Agência ECCLESIA
Decisão foi bem acolhida pelo Vaticano, disse presidente português Cidade do Vaticano, 18 mar 2016 (Ecclesia) – O presidente da República Portuguesa vai promulgar hoje o decreto que repõe quatro feriados nacionais, após regressar da sua primeira deslocação ao estrangeiro.
Marcelo Rebelo de Sousa anunciou a decisão em conversa com jornalistas, esta quinta-feira, após ter-se encontrado no Vaticano com o Papa Francisco e com o seu secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin.
O chefe de Estado português disse que a decisão de repor dois feriados religiosos suscitou o “agrado” da Santa Sé.
Ao abrigo do artigo 30º da Concordata entre a Santa Sé e a República Portuguesa de 18 de maio de 2004, as solenidades de Corpo de Deus e Todos os Santos são novamente reconhecidas pelo Estado Português como dias festivos católicos com caráter de feriados nacionais.
O dia do Corpo de Deus (solenidade litúrgica do Santíssimo Corpo e San…

ECUMENISMO É TEMA DA ÚLTIMA PREGAÇÃO DE QUARESMA

Imagem
Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco participou na manhã desta sexta-feira, (18/03), da quinta e última pregação de Quaresma feita pelo Fr. Raniero Cantalamessa, OFM Cap. O Pregador da Casa Pontifícia dedicou sua reflexão à unidade dos cristãos, comentando o decreto sobre o ecumenismo do Concílio Vaticano II, Unitatis Redintegratio. “Cinquenta anos de caminho e progresso no ecumenismo estão demonstrando as potencialidades contidas naquele texto”, disse o frade capuchinho. As realizações ou frutos deste documento foram de dois tipos, explicou Fr. Cantalamessa. “No âmbito doutrinal e institucional, foi constituído o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos; foram também lançados diálogos bilaterais com quase todas as confissões cristãs, a fim de promover um melhor conhecimento mútuo, um debate de posições e a superação dos preconceitos.” Reconciliação Com este ecumenismo oficial e doutrinal, desenvolveu-se desde o início um ecumenismo do encontro e da reconcili…

CPLP: SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE E PORTUGAL PARTILHAM SECRETARIADO-EXECUTIVO

Imagem
O próximo mandato do secretário-executivo da CPLP será de quatro anos: São Tomé (2016-2018) e Portugal (2018-2020).
O consenso foi alcançado ontem em Lisboa no conselho extraordinário dos ministros da CPLP que aprovou o Relatório sobre a Nova Visão Estratégica da organização e encorajou a Guiné-Bissau a procurar soluções políticas duradouras.
Temas da cimeira que a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa vai realizar em Julho em Brasília e que marcará a  sucessão do actual secretário-executivo, o embaixador moçambicano Murade Murargy.
(from Vatican Radio)

FRANCISCO NO INSTAGRAM A PARTIR DE SÁBADO

Imagem
2016-03-18 Rádio Vaticana


Cidade do Vaticano (RV) – O aniversário do início de Pontificado de Francisco será marcado pela criação da conta @franciscus no Instagram. A primeira foto vai ser publicada no sábado, dia 19.

“Escolheremos algumas fotos feitas pelo serviço fotográfico que enfatizem os aspectos de proximidade e de inclusão que o Papa Francisco vive todos os dias”, declarou à Rádio Vaticano o prefeito da Secretaria para as Comunicações, Mons. Dario Viganò.
“A ideia é compartilhar, também com um aspecto emocional, este Pontificado”, explicou o prefeito.
A presença de uma conta oficial do Pontífice no Instagram soma-se àquela do Twitter que, somente em língua portuguesa, registra quase 2 milhões de seguidores.
Este novo passo, destaca o prefeito, segue o caminho sugerido por Francisco em sua última mensagem para as Comunicações Sociais. No documento, o Papa escreve que a “Internet pode ser bem utilizada para promover o crescimento de uma sociedade saudável e aberta à partilha”.
“…

FRANCISCO: UNIDADE, GLÓRIA E MUNDO PARA A MISSÃO

Imagem
2016-03-18 Rádio Vaticana

Cidade do Vaticano (RV) – O Papa encontrou-se no final da manhã desta sexta-feira, (18/03), com cerca de 7 mil integrantes do Caminho Neocatecumenal, na Sala Paulo VI.
Muitos dos presentes foram enviados pelo Papa em missão ad gentes. No discurso que lhes dirigiu, Francisco destacou três palavras como um mandato para a missão: unidade, glória e mundo.
Fecundidade
A Igreja não é um instrumento para nós, mas nós somos a Igreja, uma Igreja que é Mãe. Não somos um grupo que segue em frente baseando-se nas suas ideias, mas “uma Mãe que transmite a vida recebida de Jesus” – afirmou o Papa. Uma Igreja fecunda que vive na unidade radicada na fonte do Espírito Santo.
Segunda palavra, Glória: “Jesus preanuncia que será ‘glorificado’ na cruz”. Mas esta não é a glória mundana dos bens e do sucesso, mas uma “glória paradoxal”, sem aplausos, que se “revela na cruz”. “Mas só esta glória torna o Evangelho fecundo” – declarou Francisco.
Anúncio
Finalmente, a palavra mundo: De…

REGIÃO NOSSA SENHORA DOS PRAZERES: FORMAÇÃO SOBRE O DIRETÓRIO DE COMUNICAÇÃO

Imagem

MARIA GADÚ SERÁ CURADORA DA VIRADA CULTURAL

Imagem
domtotal.com Entre as atribuições da curadoria está a análise das mais de 16 mil propostas de projetos. Maria Gadú será uma das responsáveis pela curadoria musical. Maria Gadú será uma das responsáveis pela curadoria musical da Virada Cultural 2016, que será realizada nos dias 21 e 22 de maio na capital paulista. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 17, pela Prefeitura de São Paulo. É a quarta vez que um grupo planeja as atrações do evento. São 15 representantes das variadas áreas da cultura contempladas pela Virada. O cantor Felipe Cordeiro, o chef Alex Atala, Martinho Lutero, maestro do Coral Paulistano Mário de Andrade, e Hugo Possolo Thomas, um dos fundadores do grupo teatral Parlapatões, também ajudarão a definir a programação do evento. Entre as atribuições da curadoria está a análise das mais de 16 mil propostas de projetos enviadas pela internet por meio de um formulário aberto entre os dias 5 de fevereiro e 2 de março. Ainda não há informações sobre o orçamento deste…

TUDO VAI FICAR BEM

Imagem
Título original: Every Thing Will Be Fine Certo dia o escritor Tomas (James Franco) briga com a sua namorada e decide dirigir sem rumo. Nervoso, perde o controle do carro, atropela e mata uma criança. Afetado pelo trágico acidente, ele não consegue mais ter uma vida tranquila. Legenda: Legendado País: Alemanha , Canadá , Noruega , França , Suécia Ano: 2016 Gênero: Drama Classificação: 14 Direção: Wim Wenders Elenco: James Franco, Charlotte Gainsbourg, Marie-Josée Croze Duração: 1h55min.

CARDEAL DOM ORANI: “O BRASIL ATRAVESSA UM DIFÍCIL MOMENTO DE CRISE POLÍTICA, INSTITUCIONAL E ÉTICA

Imagem
Reflexão do cardeal Orani João, Cardeal Tempesta, O.Cist., Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ 18 MARÇO 2016 ANÁLISE Santuário Do Cabo Espichel. Foto: Joaomartinho63 O Brasil atravessa um difícil momento de crise política, institucional e ética, que não deixa indiferente ninguém de nós. Ao contrário, pede-nos oração e reflexão. Se de um lado há um despertar das pessoas para agir na sociedade, de outro há também situações de conflitos preocupantes. Ao querer o bem do país, devemos procurar fazê-lo bem também. Em tempos de tantas situações anômalas e tensas, ao mesmo tempo em que nos cabe manifestar nossas opiniões, somos chamados também a encontrar caminhos de solução. Eis o grande desafio que se impõe nesse momento à nossa pátria! Em tempos como estes, os homens da Igreja são chamados a dar uma palavra de apoio e incentivo a todos os filhos e filhas desta amada nação que – queiramos ou não – nasceu sob o signo da Cruz do único e divino Redentor do gên…

Mais Visitadas

Jesus não precisava ser batizado

A verdadeira estrela

Filmes se destacam por mostrar a vida de mulheres ligadas à literatura

"Harry Potter" ajuda a salvar histórica Livraria Lello, em Portugal