Postagens

Mostrando postagens de Junho 14, 2016

CIENTISTAS DESCOBREM MÉTODO PROMISSOR PARA ARMAZENAR CO2

Imagem
domtotal.com Cientistas e engenheiros experimentaram combinar o CO2 e outros gases e canalizar a mistura para o subsolo.
Pela primeira vez, cientistas conseguiram injetar com sucesso dióxido de carbono (CO2) no solo de basalto vulcânico e solidificá-lo, oferecendo uma solução promissora para o armazenamento deste gás de efeito estufa vinculado ao aquecimento global, segundo um estudo publicado na quinta-feira, 9 de junho, na revista americana Science.
Os cientistas conseguiram bombear emissões de carbono para dentro da terra e transformar o gás em sólido para armazenamento em alguns meses - radicalmente mais rápido do que as previsões anteriores, que sugeriram que o processo poderia demorar centenas ou inclusive milhares de anos para ser concluído.
O estudo é parte do projeto-piloto Carbfix lançado em 2012 na usina geotérmica de Hellisheidi, na Islândia.
Cientistas e engenheiros experimentaram combinar o CO2 e outros gases com água e canalizar a mistura para o subsolo.
Método seguro

A TRAGÉDIA DO FEMINICÍDIO

Imagem
ARTIGOS 13 DE JUNHO DE 2016 Quem somos? Em que nos estamos tornando? Qual nossa identidade no confronto com a mulher? Ou, pior ainda, o que está emergindo do fundo de nossas entranhas mais ocultas? Por Alfredo J. Gonçalves A emergência e o uso da palavra – feminicídio – constitui um sinal dos tempos em que vivemos. Não se trata apenas de machismo, um conceito, ao qual nos referimos em voz baixa, como se fosse coisa do passado. Fazemos o mesmo, aliás, com o racismo e outros estigmas do gênero. Navegamos à superfície das águas nos acontecimentos do dia a dia, com medo de mergulhar o toque e o olhar, as dúvidas e as perguntas, as inquietações e consequências nas correntes mais profundas do tecido social. Ali, nos repele e assusta um mundo selvagem e desconhecido. O machismo, como sabemos, está forte e graniticamente ancorado na sociedade patriarcal desde os tempos antigos e medievais. Um resíduo de um comportamento desequilibrado e, no fundo, duvidoso e temeroso da virilidade do homem-mac…

VELHO CHICO

Imagem
ARTIGOS 13 DE JUNHO DE 2016 A transposição das águas do São Francisco, mais uma vez, atenderá essencialmente demandas do mundo urbano, que as transformará simplesmente em esgoto. Por Evaristo E. de Miranda No final da década de 70, sobrevoando o rio São Francisco em Paulo Afonso, o ex-ministro Delfim Neto comentou seu desgosto de ver aquela água fluindo em meio da caatinga sem nenhuma área irrigada visível. Alguém da Embrapa respondeu: - Ainda bem. Aqui, se irrigar, saliniza. O ex-ministro ficou surpreso ao descobrir que, conforme os estudos já realizados no semiárido, o solo era mais relevante do que água para a irrigação. Quando o avião pousou em Petrolina, ele já havia autorizado recursos financeiros adicionais para a Embrapa desenvolver a irrigação na região. E assim foi. No ano passado, a fruticultura irrigada do rio São Francisco faturou mais de 500 milhões de reais no mercado interno e externo. Mas o universo humano e natural do rio São Francisco ainda segue um grande desconheci…

A FONTE DA VERDADEIRA ALEGRIA

Imagem
13/06/2016 Na última semana tivemos aqui em Roma e no Vaticano o Jubileu dos Sacerdotes. Uma festa do clero que viu sacerdotes provenientes de todas as partes do mundo se reunirem ao redor do Papa Francisco.

O jubileu que teve os exercícios espirituais guiados pelo Santo Padre e a sua conclusão com a Santa Missa na Praça São Pedro foi um verdadeiro impulso para a missão de mais de 400 mil homens que dedicam a vida ao Reino de Deus.

Procurar, incluir, alegrar-se. Foram três dos muitos pontos sobre os quais giraram as meditações e a homilia do Santo Padre na Praça São Pedro. Precisamente na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, Francisco perguntou aos sacerdotes em qual direção está orientado o seu coração. Recordou ainda que um bom pastor não é um “contador do Espírito”, mas um bom samaritano, que não usa luvas e que está sempre em busca de quem passa por necessidade.

Já na introdução dos exercícios espirituais Francisco afirmou que nada une mais a Deus do que um ato de misericórdia, qu…

INICIAÇÃO CRISTÃ: ENCONTRO DISCUTE O PAPEL DAS PARÓQUIAS

Imagem
 •
Encontro discute o papel das paróquias e a Iniciação Cristã
Livro será lançado pelo Reitor da instituição. Encontro é aberto ao público.
O Livro “Paróquia e Iniciação Cristã” do frei João Fernandes Reinert, mestre e doutor em Teologia pela PUC-RJ será tema de encontro promovido pela Faculdade Católica de Fortaleza –FCF em parceria com a Livraria Paulus, dia 21 de junho, das 8h às 11h, no auditório principal da instituição. O evento conta ainda com a presença do Diretor Geral da Faculdade Católica de Fortaleza, Pe. Antonio Almir Magalhães, que fará a apresentação do livro. A entrada é gratuita.

A obra tem por objetivo olhar de perto o atual cenário de iniciação cristã, sobretudo no mundo dos jovens e adultos, onde o desafio é ainda maior, não menos importante o livro pretende lançar luzes sobre a configuração eclesial onde se vive a fé na qual se foi iniciado, não como dois temas díspares, mas momentos inseparáveis de um único processo.
Mais sobre Frei …

FOTOGALERIA: SEU TIPO INESQUECÍVEL

Imagem

Mais Visitadas

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Biblioteca Itinerante visita escolas e CMEIs com “Literatura e Cinema”