Postagens

Mostrando postagens de Julho 25, 2017

Aposte em cinco livros para inspirar sua próxima viagem

Imagem
Um bom livro é sempre uma boa companhia. Enredos e personagens interessantes em narrativas, contos e poesias prendem o leitor em diferentes momentos, como antes de dormir, no seu tempo livre ou durante uma viagem de avião ou ônibus. Além disso, nas páginas de uma obra, é possível conhecer novos lugares e culturas, ainda que pelo olhar do autor. Nesta terça-feira, 25 de julho, Dia Nacional do Escritor, as Revistas O POVO trazem dicas de livros que podem inspirar o roteiro da sua próxima viagem. As sugestões são do Momondo, buscador de passagens aéreas e reservas de hotéis. "A Praia", de Alex Garland - Tailândia O livro deu origem ao filme homônimo, famoso pelas locações paradisíacas e protagonizado por Leonardo DiCaprio. A obra traz a história de Richard, um mochileiro em busca de uma ilha isolada e pouco conhecida. Em terras tailandesas, comece seu roteiro por Bangkok, na rua Khao San, onde encontrará comidas exóticas — exatamente aquelas em que você está pensando: espetinho…

Autor de 'Game of Thrones' sugere possibilidade de dois novos livros em 2018

Imagem
"Eu acho que vocês terão um livro meu sobre Westeros em 2018... e quem sabe, talvez dois. Um menino pode sonhar...", disse.


George R.R. Martin no evento da HBO sobre "Game of Thrones" em San Francisco. (Reuters) Por Piya Sinha-Roy O escritor George R.R. Martin indicou a possibilidade de não um, mas dois novos livros da saga “Game of Thrones” em 2018, despertando o desejo de fãs que vêm aguardando pelo próximo capítulo da saga épica desde 2011. Martin, cujos livros da saga “As Crônicas de Gelo e Fogo” foram adaptados para a série de sucesso da HBO “Game of Thrones”, está atualmente trabalhando na sexta sequência, “Winds of Winter”, continuação da história de “A Dança dos Dragões”, de 2011. “Ainda estou trabalhando nisto, ainda estou meses longe (quantos? Boa pergunta), eu ainda tenho dias bons e dias ruins, e isto é tudo que posso dizer”, escreveu Martin em seu blog, grrm.livejournal.com, durante o fim de semana. “Eu acho que vocês terão um livro meu sobre Westeros em…

Motorista da Polícia Federal transforma peças de carro em esculturas em Juazeiro

Imagem
Padre Cícero tem cerca de três metros e pesa duas toneladas. A estátua, colocada em frente à Delegacia Regional da Polícia Federal de Juazeiro do Norte, no Ceará, foi feita com peças de automóveis soldadas que viraram arte nas mãos do motorista da Polícia Federal no Ceará, José Pereira de Araújo Neto, de 59 anos. A escultura foi encomendada pelo próprio superintendente Delano Cerqueira Bunn e, segundo Araújo, fará parte do patrimônio cultural do município. “O Dr. Delano me deu uma missão para ir a Juazeiro do padre Cícero trabalhar e, nas horas de folga, fazer uma escultura para os caririenses. Então, chegando lá, tive o privilégio de fazer esta maravilhosa escultura, que me deixa feliz e orgulhoso”, expressa Araújo. Foram 30 dias trabalhando na sua criação, “de 7h da manhã às 8h da noite”, afirma. Foi quase que por acaso que o funcionário da PF fez sua primeira obra. “Quando a minha filha pediu-me para eu fazer uma estante para ela colocar seus livros resolvi faz algo diferente. Qua…

Livro "Para você não se perder no bairro", de Patrick Modiano, não foge à regra do Prêmio Nobel de Literatura

Imagem
por Roberta Souza - Repórter O escritor francês Patrick Modiano ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 2014 Nem lógico nem absurdo, no meio do caminho entre dois mundos, entre a luz e a sombra. É mais ou menos isso que se quer dizer quando o termo "modianesco" é usado na França. Adotado no meio literário em referência ao escritor Patrick Modiano, ele descreve bem os personagens e situações claro-escuras que este Prêmio Nobel de Literatura (2014) costuma reunir em seus romances. E em "Para você não se perder no bairro" não é diferente. O livro, editado pela Rocco no ano seguinte ao da premiação da academia sueca, traz exatamente as características mais observadas na obra do francês: elementos de autoficção, protagonistas escritores, a descrição da geografia dos subúrbios e das pequenas cidades francesas, o estranhamento com o mundo moderno, entre outras. Além disso, o tom sóbrio, mas também hipnótico, e a narrativa em tensão crescente estão em evidência desde o prime…

Mercado dos Pinhões será Polo Cultural e Gastronômico

Imagem
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), inaugura, nesta quarta-feira (26), o Mercado Cultural dos Pinhões, prédio anexo do Mercado dos Pinhões, no Centro. A ideia é que os dois equipamentos funcionem como o Polo Cultural e Gastronômico de Fortaleza, apresentando festivais gastronômicos temáticos com destaque para a culinária cearense, mas integrados a programação cultural já existente. Segundo a pasta, as ações culturais propostas ao anexo estão alinhadas ao Plano Municipal da Cultura, visando promover o incentivo e a difusão da arte para os mais diversos públicos, valorizar as manifestações artísticas locais e consolidar o lugar como um espaço de referência para a cidade, o turismo e a gastronomia. A expectativa é que a revitalização do anexo também otimize a prestação de serviços à comunidade local. Para promover essa integração, estão sendo construídas duas passagens de nível, uma interligando o Mercado Cultural dos Pinhões e o Mercado d…

Inscrições para o Fies no segundo semestre começam nesta terça

Imagem
Serão oferecidas 75 mil novas vagas aos estudantes que procuram um financiamento para cursar o ensino superior em instituições de ensino privadas. As instituições e os cursos ofertados podem ser consultados na página eletrônica do Fies. (USP/Divulgação)
As inscrições ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre deste ano começam nesta terça-feira (25). Serão oferecidas 75 mil novas vagas aos estudantes que procuram um financiamento para cursar o ensino superior em instituições de ensino privadas. O prazo para as inscrições vai até sexta-feira (28)  .

As instituições e os cursos ofertados podem ser consultados na página eletrônica do Fies Seleção.  http://fiesselecao.mec.gov.br. A relação dos candidatos pré-selecionados será divulgada no dia 31 de julho, quando também será aberta a lista de espera.  Os estudantes pré-selecionados deverão concluir a inscrição pelo Sistema Informatizado do Fies (SisFies), entre 1º de agosto e 8 de setembro.
Mudanças
Apesar das mudanç…

Vidança está com matrículas abertas para cursos gratuitos

Imagem
Os alunos matriculados podem frequentar o projeto de segunda a sexta-feira, tendo a oportunidade de vivenciarem diferentes atividades, de modo que conheçam variadas linguagens artísticas e permaneçam, no mínimo, três horas por dia na instituição Foto: Marina Cavalcante A Associação Vidança Companhia de Danças do Ceará está com matrículas abertas para crianças, adolescentes e jovens interessados em participar dos cursos gratuitos oferecidos pela sua Escola de Artes e Ofícios, por meio do projeto “Vidança – A Dança da Vida”, patrocinado pelas empresas Enel Distribuição Ceará e M Dias Branco. Localizada no bairro Vila Velha, a Associação atua há 36 anos na região e atende mais de 200 alunos ministrando aulas de ballet clássico, danças dramáticas, danças urbanas, corte e costura, percussão, capoeira, carpintaria, artes manuais e contação de histórias. Os alunos/as matriculados/as podem frequentar o projeto de segunda a sexta-feira, tendo a oportunidade de vivenciarem diferentes atividades…

Projeto Ceará Leitor leva cultura e literatura às cidades cearenses

Imagem
O projeto valoriza a produção editoral e autores cearenses. Um micro-ônibus repleto de livros percorre as cidades com ações culturais e incentivo à leitura. Os próximos municípios contemplados serão Horizonte e Maracanaú.Foto: Divulgação / Assessoria Ceará leitor é um projeto de incentivo à leitura que percorre o Ceará com ações culturais e formativas, tendo como foco a produção das editoras cearenses e a formação de Clube de Leitores. Organizado pelo Instituto Viva Brasil e realizado pela Câmara Cearense do Livro, foi viabilizado pelo Governo do Estado do Ceará /Secretaria de Cultura e tem apoio do Sebrae. O projeto já aconteceu nas cidades de Guaramiranga, Baturité, Aquiraz. A cidade de Horizonte será a próxima a receber o evento, nos dias 16. 17 e 18 de agosto. Em seguida será o município de Maracanaú. Em cada município contemplado haverá atrações culturais com foco nas obras expostas, direcionadas ao público de alunos e professores da rede pública municipal, estadual e demais int…

Mais Visitadas

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Biblioteca Itinerante visita escolas e CMEIs com “Literatura e Cinema”