Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 30, 2019

AMLEF está com perfil oficial no Instagram

A Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza (AMLEF) começou também a divulgar seus trabalhos na nova ferramenta do Instagram. Aproveita a oportunidade para convidar a todos (as) os (as) acadêmicos (as) desta arcádia a divulgar e compartilhar nosso perfil oficial: https://www.instagram.com/acad.amlef/

“A literatura mudou minha vida“, diz escritor amazonense Jan Santos sobre leitura na infância

Enquanto os amigos ganhavam brinquedos, Jan preferia receber livros. Em 2013, o escritor publicou seu primeiro livro “Evangeline“Diego Oliveira jornalismo@portalamazonia.com “A literatura mudou minha vida“, afirmou o escritor amazonense Jan Santos em entrevista ao Portal Amazônia. Aos 25 anos, o autor já publicou três livros e revelou que sempre contou com o apoio da família para seguir a carreira no universo literário. 


Ainda na infância, Jan já se interessava em literatura juvenil, mas foi na escola que ele teve oportunidade de se aprofundar na leitura. “Lembro que tinha uma campanha de distribuição de livros, e eu sempre levava o máximo que conseguia para casa“, revelou. Enquanto os amigos ganhavam brinquedos, Jan preferia receber livros. “Meus pais viram a minha paixão por literatura, por isso, nos meus aniversários me presenteavam com diversos livros“, disse.


Mas, qual será que foi o livro que marcou a infância do escritor amazonense? “Bem, um titulo que me marcou foi o primeiro que …

Literatura de séculos passados ajuda a compreender dilemas atuais

Beauvoir usou tragédia "Antígona" para analisar o quadro político da França na ocupação militar alemã
F. de São Paulo
Em 2003 a escritora norte-americana Susan Sontag esteve na Feira do Livro de Frankfurt para receber o Prêmio da Paz do Comércio Livreiro Alemão. No seu discurso de aceitação, Sontag fez uso da literatura para questionar antigos mitos sobre as diferenças culturais entre os Estados Unidos e a Europa, como a ideia de que os americanos seriam os representantes de um novo mundo pleno de energia e tolerância, enquanto os europeus pertenceriam a uma ordem política em declínio, caracterizada pela malícia e o desmedido apego aos velhos privilégios coloniais. A escritora americana Susan Sontag (1933-2004), na França - Jean-Régis Roustan - 3.nov.1972/Roger-Viollet Tema recorrente em vários romances de Henry James, ao exemplo de "Retrato de uma Senhora" e "As Asas da Pomba", livros em que a generosidade das personagens norte-americanas é interpretada …

Mostra Sesc de Culturas: primeira edição no Sertão Central impulsiona cenário artístico na região

Por Diego Barbosa*, 
Havia um burburinho no ar, dava para sentir. O tapete batido do lado de fora da casa para tirar poeira sinalizava algo: gente nova chegando. Convidados ilustres, pessoas que vinham de longe ou que, de tão perto, mas desconhecidas, mereciam tratamento especial. As ruas dos municípios de Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Ibaretama respiravam essa inquietação do bem. Era a iminência da novidade chegando, a Mostra Sesc de Culturas Sertão Central. Na primeira edição, de 25 a 28 de julho, o evento primou por estabelecer intenso contato com a região sertaneja do Ceará a partir do enlace entre diferentes expressões e linguagens. Conceito firmado já na Mostra Sesc Cariri de Culturas, evento com 20 anos de percurso, considerado a mãe da recente iniciativa. Por herança, o foco dos trabalhos também recaiu sobre a potencialidade das pessoas. Elas é que ganharam o protagonismo, assumindo a linha de frente das atividades. E, cabe o de…

Queen participará de festival contra a pobreza mundial em Nova York

Artistas como Adam Lambert, Pharrell Williams e Alicia Keys também se apresentarão. O evento acontecerá no dia 28 de setembro, em Manhattan. (GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP/Arquivos)
O grupo Queen se apresentará ao lado de outros artistas, como Adam Lambert, Pharrell Williams e Alicia Keys, no Global Citizen Festival, em Nova York, em setembro, em um evento criado para apoiar a luta contra a pobreza no mundo.
A banda pop OneRepublic, a cantora americana H.E.R. e a compositora Carole King também se apresentarão no Central Park, no coração de Manhattan, em 28 de setembro, informaram os organizadores.
A Global Citizen, que coincide todos os anos com a Assembleia Geral das Nações Unidas, distribui ingressos gratuitos para quem deseja se mobilizar contra a pobreza. "Depois do próximo ano, restará apenas uma década para atingir as metas de desenvolvimento da ONU", disse Hugh Evans, cofundador da Global Citizens.
"As medidas e o progresso que estamos fazendo neste ano, e até 2…