Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 8, 2017

Conheça quatro artistas africanos que valorizam a cultura negra

Flores saindo de um carro antigo, fundo falso imitando o céu e a diva pop Beyoncé, grávida de gêmeos. A foto, de autoria de Awol Erizku - nascido na Etiópia e radicado nos Estados Unidos - faz parte do ensaio que a cantora divulgou por meio do site oficial para anunciar a gravidez aos fãs. A imagem postada por Beyoncé no perfil do Instagram, na última quarta-feira, 1, tornou-se o centro das atenções, viralizou e tomou o posto de foto mais curtida da rede social, com mais de 9,9 milhões de likes. Repleto de elementos da estética kitsch - que tem como uma de suas características o exagero de elementos e de cores -, o ensaio tornou-se centro de polêmicas na internet desde que foi divulgado. Muitos criticaram a foto viral, taxando a composição como “brega”, “feio” e adjetivos afins. Outros internautas, como Stephanie Ribeiro, arquiteta e militante do feminismo negro, posicionaram-se por meio das redes sociais para falar sobre a valorização da estética e da cultura africanas. Lançado no i…

Tráfico: uma realidade a dois passos de Francisco

Quando se pensa em tráfico humano, pode-se pensar em países e realidades distantes, como Camboja ou Nigéria...mas este crime também acontece na Europa, em lugares como Roma, a dois passos do Papa Francisco. A Itália, aliás, é um país considerado de trânsito e de destino. As vítimas traficadas são empregadas principalmente na colheita de tomate ou laranja na região sul, ou para fins de exploração sexual em cidades como Milão e Roma. É comum, inclusive em plena luz do dia, ver jovens africanas e do leste europeu, e mais recentemente chinesas, em estradas que ligam a capital à periferia. Em todas as estações do ano e condições meteorológicas. Semivestidas, aguardam seus clientes em cenários esquálidos: são sobretudo homens com família, de todas as idades e condições sociais. Até chegarem a esta condição, o processo do tráfico é complexo: passa pelo recrutamento nos países de origem, falsificação de documentos, viagem e meta. E a Igreja? Leigos, religiosas e religiosos combatem contra to…

Artista abdica de cachet para ajudar refugiados

As receitas de bilheteira de um concerto «inspirado no fado», de Yolanda Soares, vão reverter a favor dos estudantes sírios que frequentam a Universidade de Coimbra (UC). O espetáculo está marcado para o próximo dia 3 de março, e terá lugar no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV).

A UC tem oito alunos da Síria, seis dos quais reencaminhados pela Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios, criada por Jorge Sampaio, antigo chefe de Estado português. A instituição de ensino «encarrega-se das propinas, mas há depois uma série de custos, como o alojamento ou refeições, que são angariados por essa estrutura» do ex-Presidente da República, indicou Clara Almeida Santos, vice-reitora, adiantando que o concerto tem o propósito de «aliviar a carga» da plataforma.

O espetáculo de Yolanda Soares decorre no âmbito do «Concerto Coimbra Solidária», uma iniciativa da UC, que coloca músicos a atuar por um motivo solidário. A artista aceitou este convite, abdicando «…

Tribunal dos EUA decidirá se veta cidadãos de sete países

Decisão sobre entrada de refugiados nos EUA deve acontecer ainda esta semana Da redação, com Agência Brasil A Corte Federal de Apelação dos Estados Unidos (EUA) ouviu nessa terça-feira, 7, os argumentos do governo em favor do restabelecimento do veto para a entrada no país de refugiados e cidadãos de sete países de maioria muçulmana. O tribunal ouviu também as razões da procuradoria do estado de Washington, responsável pelo questionamento jurídico que colocou Donald Trump pela primeira vez na defensiva, desde que assumiu a presidência dos Estados Unidos em 20 de janeiro. No fim da audiência, a comissão anunciou que deve decidir ainda esta semana se mantém a decisão da primeira instância, que suspendeu a medida, ou se restabelece o veto para a entrada de refugiados e cidadãos provenientes de nações muçulmanas. Por ser um assunto que está dominando o interesse dos Estados Unidos, a audiência, realizada no Nono Circuito da Corte de Apelação, com sede em San Francisco, no estado da Califórni…

Parceria inédita leva ao Rio mostra de parte do acervo do Masp

Paulo Virgílio Exposição Entre Nós - A figura humana no acervo do Masp, com obras dos maiores nomes da arte mundial, pode ser vista no CCBB do Rio de Janeiro         Tomaz Silva/Agência Brasil




















A partir desta quarta-feira (8), o público carioca e os visitantes da cidade têm uma oportunidade única de conhecer – ou rever  - uma parte expressiva do mais importante acervo de arte da América Latina: o do Museu de Arte de São Paulo (Masp).  Como resultado de uma parceria inédita, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB Rio) inaugurou ontem (7), para convidados, a exposição Entre Nós – a figura humana no acervo do Masp, que apresenta obras de alguns dos maiores nomes da arte mundial, como Rafael, El Greco, Francisco de Goya, Amadeo Modigliani, Vincent Van Gogh, Pablo Picasso e Edgard Degas, e da arte brasileira: Almeida Júnior, Anita Malfatti, Victor Brecheret, Cândido Portinari e Lasar Segall, entre outros. São mais de 100 obras que têm como traço comum a representação da figura …

Exposição marca 100 anos da estreia de Anita Malfatti e do modernismo no Brasil

Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil Trabalhos de Anita Malfatti são mostrados no Museu de Arte Moderna de São Paulo (Isabella Matheus.jpg)Isabella Matheus.jpg



















O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) recebe obras de Anita Malfatti que despertaram reações apaixonadas da crítica quando foram exibidas pela primeira vez. “A única diferença reside em que nos manicômios essa arte é sincera, produto ilógico de cérebros transtornados pelas mais estranhas psicoses; fora deles, nas exposições públicas, zabumbadas pela imprensa e absorvidas por americanos malucos, não há sinceridade nenhuma, nem nenhuma lógica”, escreveu Monteiro Lobato, em 1917, sobre os trabalhos da artista, que havia voltado há pouco da Europa. A mostra individual, que reuniu 53 obras, entre pinturas, gravuras e desenhos, foi percursora da Semana de Arte Moderna, realizada em 1922, e que abriu as portas para as vanguardas artísticas no Brasil. Alguns desses trabalhos, elaborados durante os seis anos em que a artista este…

Radiotelescópio feito no Brasil ajudará cientistas a conhecer "energia escura"

Heloisa Cristaldo – Repórter da Agência Brasil Equipamento construído no Brasil vai auxiliar cientistas no conhecimento da chamada “energia escura”, que representa cerca de 70% da composição do universo. O radiotelescópio vai medir as oscilações na distribuição de matéria no universo, conhecidas como Oscilações Acústicas de Bárions (em inglês, BAO). O projeto é desenvolvido por um consórcio internacional formado por pesquisadores do Brasil, Reino Unido, da Suíça e do Uruguai. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) lidera o projeto, com a responsabilidade da construção, do desenvolvimento, da calibração, dos testes e análise de dados, bem como do comitê gestor do projeto. A coordenação-geral, do lado brasileiro, está sob a responsabilidade do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP). Segundo o pesquisador do Inpe Carlos Alexandre Wuensche, responsável pela construção da instrumentação do projeto, o objetivo é medir as oscilações acústicas de baríons quando o univ…

MPCE e Instituto Myra Eliane lançam projeto Valores Humanos na Educação Infantil

O projeto busca promover ações que garantam os valores morais e éticos como base pedagógica da educação infantil O Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOPIJ) do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e o Instituto Myra Eliane lançarão, no dia 10 de fevereiro, o projeto “Valores Humanos na Educação Infantil”, às 9h, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, na rua Assunção, 1.100 – José Bonifácio. Este projeto busca promover ações que garantam os valores morais e éticos como base pedagógica da educação infantil.
Conforme o promotor de Justiça e coordenador do CAOPIJ, Hugo Mendonça, a iniciativa viabilizará a inserção nas legislações municipais de normas que garantam a adequação do projeto pedagógico de todas as creches ou pré-escolas, de forma a neles serem incluídos conteúdo adicional especificamente direcionado à formação dos valores humanos e do caráter das crianças de até seis anos de idade.
Além disso, a parceria com o Instituto Myra Eliane objetiva a…

Papa pede «sensibilidade» para ajudar doentes

Francisco convida a rezar pelas situações «mais graves» e por quem está só Cidade do Vaticano, 08 fev 2017 (Ecclesia) - O Papa apelou hoje à “sensibilidade” face aos dramas dos doentes, em particular as situações “mais graves” e de solidão. Francisco falava a respeito da celebração do 25.º Dia Mundial do Doente, que a Igreja Católica assinala a 11 de fevereiro de 2017, este ano com celebração internacional no Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, França. “Que esta jornada suscite em nós a sensibilidade e o desejo de leva ajuda material e espiritual aos doentes que vivem entre nós”, desejou. A celebração internacional em Lourdes vai ser presidida pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, como enviado pontifício. Francisco convidou os católicos a rezar por todos os doentes, “especialmente os mais graves e os mais sós”, bem como por todos os que cuidam deles. Este dia mundial foi instituído em 1992 por São João Paulo II, procurando ser um momento de oração e partilh…