História do transporte de passageiros é contada em Centro Cultural da Fetrans

Das carroças aos bondes, e chegando depois o ônibus. O transporte de passageiros evoluiu, cresceu e conta hoje com modernos veículos. Na semana em que se comemora o Dia Nacional dos Museus, a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão (Fetrans) convida a população cearense para conhecer a história do transporte. A exibição vai até esta sexta-feira (18).
No total, são seis exposições e um centro de documentação com biblioteca, documentos textuais e iconográficos. Além disso, a ação educativa “Pela janela do ônibus” atende alunos do ensino fundamental ao superior e grupos formais, estimulando os jovens a valorizarem o passado e o legado cultural da cidade que estão registrados em locais como os museus e centros culturais.
Na visita é possível conhecer o desenvolvimento dos carros na cidade, a formação do sistema de transporte coletivo através da biografia de empresários e marcos históricos, além de objetos usados pelos trabalhadores do setor desde 1940 nos espaços “Memorial Fotográfico”, “Galeria do Transporte” e “Salão do trabalho em transporte”. Nas exposições “Mais de um século sobre rodas” e “Um passeio pelo tempo” estão os documentos que orientam o sistema de transporte coletivo desde 1867 até 2004 no Ceará, e um pouco do que ocorreu no Brasil e no mundo.
As escolas interessadas podem entrar em contato com a Fetrans para realizar agendamento. O local está aberto a visitação, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h.

Serviço:Centro Cultural Fetrans 
Quando: Até 18 de maio, de 8h às 18h
Onde: Rua Dona Leopoldina, 1.050, Centro – Fortaleza
Informações: (85) 3261.7066

Tribuna do Ceará

Comentários

Mais Visitadas

Erasmo Carlos tem retratados seus dias de Jovem Guarda em 'Minha Fama de Mau'

Monteiro Lobato é tema de contação de histórias em livrarias de São Paulo

Filme 'No Portal da Eternidade' faz da loucura do artista Vincent van Gogh um caso de lucidez

Vocação de pescadores de homens

Prêmio Sesc de Literatura encerra inscrições na quinta-feira (14)