Pular para o conteúdo principal

Documentário alerta para falta de consciência sobre drama da mutilação genital feminina

Inês Leitão alerta para «prática terrível» que marca vida de milhões de mulheres




Lisboa, 06 fev 2017 (Ecclesia) - As irmãs Inês e Daniela Leitão, respetivamente argumentista e realizadora, produziram o documentário ‘Este é o meu corpo’, sobre o fenómeno da mutilação genital feminina, alertando para uma realidade que ainda existe em Portugal.
“A mutilação genital é uma realidade que vive connosco, ao nosso lado, e não estamos conscientes disso”, alerta Inês Leitão, em entrevista à Agência ECCLESIA.
Hoje assinala-se o Dia Internacional contra a Mutilação Genital Feminina e a RTP África transmite o documentário ‘Este é o meu corpo’, às 22h45.
Inês Leitão diz que estas mulheres guardam um “segredo profundo” e que o trabalho quis “dar a conhecer” esta realidade, em Portugal, com testemunhos das vítimas, de líderes religiosos e técnicos, abordando as sequelas “físicas e psicológicas, muito severas” desta prática.
Para a argumentista, há um “caminho feito” na mudança de mentalidades, para erradicar o que considera ser uma “prática terrível”.
“Não foi fácil, houve muitas mulheres com quem falei que não quiseram aparecer no documentário”, referiu ainda Inês Leitão, numa entrevista que vai ser emitida esta terça-feira no Programa ECCLESIA (RTP2), a partir das 15h00.

A mutilação genital feminina é considerada em Portugal como crime de ofensa à integridade física grave, com penas de dois a dez anos de prisão.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 100 e 140 milhões de meninas e mulheres em todo o mundo terão sido submetidas a esta prática.
A exortação apostólica ‘Amoris laetitia’ (A Alegria do Amor), do Papa Francisco, condena todas as formas de “discriminação” e violência sobre as mulheres, apelando à erradicação de “costumes inaceitáveis”.
“Penso na grave mutilação genital da mulher nalgumas culturas, mas também na desigualdade de acesso a postos de trabalho dignos e aos lugares onde as decisões são tomadas”, denuncia o Papa.
HM/OC

Comentários