Pular para o conteúdo principal

Otimismo e bom humor: propósitos de vida

Uma história edificante

HAPPY,PEOPLE,THUMBS UP
Uma senhora de idade madura e viúva me consultou com o propósito de melhorar sua forma de ajudar quem enfrenta a frustração e a amargura por tantas perdas, como a doença, a morte, o divórcio, a falência ou a solidão.
Ela consultava, quando, na realidade, era capaz de dar profundas lições de vida, falando do otimismo como uma atitude necessária para não retrocedermos diante das dificuldades e cuja ausência poderia causar severa cegueira psicológica e espiritual. 
Logo pude apreciar que ela é o exemplo vivo de que calar o negativo e cultivar o bom humor é, sem dúvida, uma manifestação de elegância e fortaleza que acrescenta muito na convivência diária, principalmente para quem está sofrendo. Ela está em tratamento contra o câncer, superando as expectativas de vida que lhe deram depois do diagnóstico inicial. 
Ao fazer-lhe algumas perguntas, veio espontaneamente seu “segredo”: “O bom humor, as lembranças e a gratidão me conservam com vida – muito mais do que os remédios e a quimioterapia. No meu caso, o lado bom da doença é que ela me ensinou a ser paciente, menos impulsiva e mais reflexiva, o que me permitiu aproveitar o tempo com verdadeiro sentido e não temer as frustrações, pois meu objetivo é controlá-las para avançar mais forte e livre”, disse a mulher. 
E essa é a mensagem que eu desejo transmitir e adotar com maior eficácia. Frequentemente, lido com pessoas que não sabem responder às suas perdas e caem na frustração. Então, o que elas fazem é afundar em um mal humor que nasce do ressentimento com a vida.
Mas voltemos à minha paciente. Ela me contou que as redes sociais, promovem a ausência de compreensão, generosidade e piedade pela fraqueza das pessoas, o que coloca em evidência que os rancorosos, ressentidos e superficiais não sabem rir com o coração.
Neste ponto, nós duas concordamos. Então, reafirmamos que cultivar o otimismo, apesar de não resolver os problemas, tira uma importante dose de amargura, que possibilita encontrar novas formas de rir, assim como enfrentar as dificuldades com maior lucidez. Enquanto isso, os sentimentos de frustração e amargura só abatem a inteligência e a boa vontade. 
Que tenhamos o otimismo e o bom humor como propósitos de vida. 

Aleteia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Participe da Coletânea "100 Poetas e 100 Sonetos"

O Instituto Horácio Dídimo de Arte, Cultura e Espiritualidade está selecionando 100 poetas para compor a Coletânea “100 Poetas e 100 Sonetos”. Os sonetos são de tema livre e devem ser metrificados em qualquer tamanho ou estilo, rimados ou não. 

Não haverá taxa de inscrição e nem obrigatoriedade de aquisição do livro pelos participantes, que em contrapartida cedem seus direitos autorais. 

A data e local do lançamento da coletânea serão definidos posteriormente. 

Para participar, envie o seu soneto para o email ihd@institutohoraciodidimo.org ou pelo formulário até 10/07/2019 com uma breve biografia.

Por https://institutohoraciodidimo.org/2019/06/11/coletanea-100-poetas-e-100-sonetos/

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08