Pular para o conteúdo principal

EUA: condenados à prisão perpétua escrevem ao Papa


Washington (RV) – Cerca de 500 jovens detentos dos Estados Unidos e condenados à prisão perpétua escreveram ao Papa. E Francisco respondeu, declarando-se “profundamente comovido”.

A troca de correspondências foi referida pelo jornal dos jesuítas estadunidenses “America Magazine”. O conjunto de 500 cartas foi recolhido pelo Diretor Executivo da Iniciativa Jesuíta para a Justiça Restaurativa, Padre Michael Kennedy.

«Li as cartas que chegaram de todos os ângulos dos Estados Unidos, por parte de centenas de jovens condenados com tão pouca idade à prisão perpétua sem condicional. Suas histórias e seus pedidos de que esta forma de sentença seja revista à luz da Justiça e que exista a possibilidade de reforma e de reabilitação me comoveram profundamente», escreveu Francisco ao sacerdote jesuíta.

O padre Kennedy entregará a cada detento uma cópia da resposta do Pontífice.

A existência de condenados à prisão perpétua com menos de 18 anos constitui uma preocupação para associações dos Direitos Humanos, como Anistia Internacional. Segundo a entidade, os Estados Unidos são o único país no mundo que inflige esta pena por crimes relacionados não só a homicídios. Graças à batalha de Anistia, nos últimos anos alguns Estados, como a Califórnia, proibiram a prisão perpétua para menores de idade.

(BF)
Rádio Vaticano 

Comentários