“Colocastes sentinelas, vigiando vosso povo”

Homenagem ao 30º aniversário de ordenação presbiteral do Padre Geovane Saraiva
Ricardo Alves*
A liturgia das horas, oração oficial da Igreja, no responsório breve das vésperas, do comum dos pastores inicia da seguinte forma: “Colocastes sentinelas, vigiando vosso povo”. É com esta nota que começo minhas breves palavras. De fato, Deus quis consagrar homens frágeis para guardar o seu povo. Neste sentido, o guarda provê tudo o que é necessário para o bem do redil a ele confiado, cuidando diligentemente até entregar ao verdadeiro pastor de nossas almas, Cristo Jesus.
O presbítero, homem de Deus, consagrado para a missão, participa do sacerdócio de Jesus Cristo, mediante a sua ordenação, agindo em nome de Cristo cabeça. Há 30 anos, Dom Aloísio Lorscheider, conferia pela imposição das mãos e oração consecratória, o 2º grau da ordem a Pe. Geovane Saraiva, o presbiterado, no popular: foi ordenado padre. Neste período, o mesmo exerceu sua atividade pastoral em diversas localidades desta arquidiocese, e hoje, encontra-se na Paroquia de Santo Afonso, na Parquelândia em Fortaleza – CE.

Resultado de imagem para eucaristiaEu tive a graça de fazer pastoral com ele no meu 3º de filosofia, e desde aquele período não cortei laços com o mesmo. De todos os predicados que Pe. Geovane possui, um me chama muito atenção, e é exemplo para todos nós, a acolhida. Esta dadiva, tão cara na tradição bíblica, é uma característica permanente de Pe. Geovane, seja aos candidatos ao presbiterado, como eu, seja ao povo de Deus, principalmente os a ele confiado.

Neste ano da graça do Senhor de 2018, que se reveste para ele em ano jubilar, desejo que cresça em sua vida e seu ministério, a graça de Deus todo poderoso, e que possa renovar a cada dia a sua consagração realizada há 30 anos. Pois de fato, o Senhor Jesus o colocou como sentinela, para guardar o seu povo, preparando-os através do anúncio do Evangelho e a recepção da Eucaristia, para receber um dia definitivamente a Cristo na gloria esperada. De fato Pe. Geovane “Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem do rei Melquisedec”. (Hb 5,6 Sl 109(110) 4)

*Aluno da Faculdade Católica de Frotaleza, 3º Ano de Teologia

Comentários

Mais Visitadas

José, servo bom e fiel

Câmara homenageia mulheres que se destacaram na luta por direitos

Nossos escritores

Físico brasileiro recebe Prêmio Templeton de 2019

Inep cria comissão para decidir itens que farão parte do Enem 2019