Pular para o conteúdo principal

“Colocastes sentinelas, vigiando vosso povo”

Homenagem ao 30º aniversário de ordenação presbiteral do Padre Geovane Saraiva
Ricardo Alves*
A liturgia das horas, oração oficial da Igreja, no responsório breve das vésperas, do comum dos pastores inicia da seguinte forma: “Colocastes sentinelas, vigiando vosso povo”. É com esta nota que começo minhas breves palavras. De fato, Deus quis consagrar homens frágeis para guardar o seu povo. Neste sentido, o guarda provê tudo o que é necessário para o bem do redil a ele confiado, cuidando diligentemente até entregar ao verdadeiro pastor de nossas almas, Cristo Jesus.
O presbítero, homem de Deus, consagrado para a missão, participa do sacerdócio de Jesus Cristo, mediante a sua ordenação, agindo em nome de Cristo cabeça. Há 30 anos, Dom Aloísio Lorscheider, conferia pela imposição das mãos e oração consecratória, o 2º grau da ordem a Pe. Geovane Saraiva, o presbiterado, no popular: foi ordenado padre. Neste período, o mesmo exerceu sua atividade pastoral em diversas localidades desta arquidiocese, e hoje, encontra-se na Paroquia de Santo Afonso, na Parquelândia em Fortaleza – CE.

Resultado de imagem para eucaristiaEu tive a graça de fazer pastoral com ele no meu 3º de filosofia, e desde aquele período não cortei laços com o mesmo. De todos os predicados que Pe. Geovane possui, um me chama muito atenção, e é exemplo para todos nós, a acolhida. Esta dadiva, tão cara na tradição bíblica, é uma característica permanente de Pe. Geovane, seja aos candidatos ao presbiterado, como eu, seja ao povo de Deus, principalmente os a ele confiado.

Neste ano da graça do Senhor de 2018, que se reveste para ele em ano jubilar, desejo que cresça em sua vida e seu ministério, a graça de Deus todo poderoso, e que possa renovar a cada dia a sua consagração realizada há 30 anos. Pois de fato, o Senhor Jesus o colocou como sentinela, para guardar o seu povo, preparando-os através do anúncio do Evangelho e a recepção da Eucaristia, para receber um dia definitivamente a Cristo na gloria esperada. De fato Pe. Geovane “Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem do rei Melquisedec”. (Hb 5,6 Sl 109(110) 4)

*Aluno da Faculdade Católica de Frotaleza, 3º Ano de Teologia

Comentários