Pular para o conteúdo principal

Comportamento

Gonzaga Mota*

Não adianta a adoção de teses ortodoxas ou heterodoxas, os exemplos de "apartheid" social persistem ao longo do tempo e continuarão, caso não surjam modificações no pensamento da humanidade relacionadas, do ponto de vista coletivo, com a paz, a justiça e a liberdade, como também, do individual, com o amor, a solidariedade e a humildade.
Não podemos entender que, na época da alta e sofisticada tecnologia, representada por microprocessadores, fibras óticas, velocidade de informações medida em trilhões de "bits", conexões entre satélites, circuitos de imagem digital, existem, no mundo, dois bilhões de pessoas em extrema pobreza (dos quais três quartos são mulheres e crianças), 20% de miseráveis (cada pessoa sobrevive com menos de um dólar diário), a cada dia um quinto da população não tem o que comer, 25% dos adultos são analfabetos, enquanto mais de um trilhão de dólares (equivalentes à renda da metade da população mundial) são gastos por ano em programas militares.
Estes contrastes mostram os desencontros comportamentais existentes.
Diante deste quadro, é difícil compreender as propostas de filósofos e teólogos, analisadas e debatidas desde a Antiguidade até os dias de hoje.
Respeitando o ecumenismo, gostaríamos de salientar nossa admiração às ideias e sentimentos de Santo Agostinho (filosofia Patrística) e de Santo Tomás de Aquino (filosofia Escolástica).
Inspirados nos ensinamentos de Cristo e de São Paulo e nas mensagens filosóficas de Platão e Aristóteles, mostram a importância da Fé e da Razão, bem como o Cristianismo pode nos encaminhar para uma solução integral.
Eis o Evangelho de João (14, 6): "Eu sou o caminho, a verdade e a vida".

*Professor aposentado da UFC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Participe da Coletânea "100 Poetas e 100 Sonetos"

O Instituto Horácio Dídimo de Arte, Cultura e Espiritualidade está selecionando 100 poetas para compor a Coletânea “100 Poetas e 100 Sonetos”. Os sonetos são de tema livre e devem ser metrificados em qualquer tamanho ou estilo, rimados ou não. 

Não haverá taxa de inscrição e nem obrigatoriedade de aquisição do livro pelos participantes, que em contrapartida cedem seus direitos autorais. 

A data e local do lançamento da coletânea serão definidos posteriormente. 

Para participar, envie o seu soneto para o email ihd@institutohoraciodidimo.org ou pelo formulário até 10/07/2019 com uma breve biografia.

Por https://institutohoraciodidimo.org/2019/06/11/coletanea-100-poetas-e-100-sonetos/

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08